sexta-feira, 30 de julho de 2010

Encontrão do povo de Deus acontece neste domingo

Uma festa bonita com muitas apresentações, show, palestra e o povo de Deus do 8º zonal da Arquidiocese de Natal, vai ser realizado no próximo domingo dia primeiro no ginásio de esportes em Nova Cruz.
Está sendo esperado cerca de 2 mil pessoas das Paróquias e áreas pastorais para participarem do encontrão que terá a presença do Pe. humberto Negreiros e dos padres do 8º zonal.
Venha e participe!
Será uma grande festa do povo de Deus e a paróquia de Nova Cruz está pronta para acolher você e sua família.

Natalenses integram equipe da CNBB

Pe. Sávio com jovens da Equipe de Comunicação do Setor Juventude
Foto: cedida


Os jovens Paulo César Viveiros e Clarissa Medeiros, de Natal, participam da Equipe de Comunicação do Setor Juventu-de, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Eles participaram da reunião em que a equipe traçou as linhas gerais do planejamento do Setor Juventude, para os próximos anos. “A equipe é formada por publicitários, jornalistas, especialistas em tecnologia da informação, pertencentes a pastorais, serviços, congregações e demais segmentos que trabalham com a juventude”, esclarece Pe. Carlos Sávio, também de Natal, Assessor do Setor, na CNBB.



A próxima atividade do Setor será o 1° Encontro dos Movimentos, de 3 a 5 de dezembro, no Centro Mariápolis Ginetta, em São Paulo. Os organizadores trabalham com a meta de reunir 500 lideranças nacionais, regionais e diocesanas de 21 movimentos de expressão nacional, que caminham com o Setor Juventude. O encontro contará com a presença de um representante do Vaticano.
Fonte: Jornal A Ordem online

Dom Matias retoma Visitas Pastorais

Dom Matias visitará Paróquia de Felipe Camarã
Foto: José Bezerra

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, retomou a rotina das visitas pastorais, neste segundo semestre do ano. No período de 8 a 14 deste mês, Dom Matias visitará a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, do bairro Felipe Camarão, em Natal. Ele se reunirá com agentes pastorais, presidirá missa, visitará comunidades e se reunirá com o Pároco, Pe. Antônio Teixeira Gomes. “As visitas pastorais proporciona o encontro do Arcebispo com os fiéis; é um sinal de consideração”, costuma dizer o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.


A primeira visita foi realizada à Paróquia de São Gonçalo e à Área Pastoral de Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante. As outras serão às paróquias de Nossa Senhora de Fátima, Parque das Dunas, zona norte de Natal, de 19 a 25 de setembro; Beato Mateus Moreira, Cidade Verde, Parnamirim, de 17 a 23 de outubro; Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba, de 21 a 27 de novembro; e Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, de 05 a 11 de dezembro.

UNICEF começa vacinação de 500 mil crianças no Haiti


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está iniciando a segunda fase de uma campanha de vacinação no Haiti. Desta vez, o Unicef espera alcançar cerca de 500 mil crianças e adolescentes: quase o dobro do número de pessoas imunizadas na primeira fase do programa.
O coronel brasileiro, Fernando Pereira, contou à Rádio Onu, de Porto Príncipe, que a campanha deve ajudar com os trabalhos de profilaxia necessários durante a estação de furacões.


"A grande importância desta campanha do Unicef – disse o coronel – é a imunização, para evitar a contaminação por agentes transmissores das doenças que se multiplicam com água parada, durante a estação de fortes chuvas e de furacões, que é a estação que estamos vivendo agora."
As vacinas devem ajudar a prevenir doenças como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola e poliomielite.


Cerca de 800 mil crianças no Haiti estão vivendo em barracas improvisadas, em áreas sem saneamento básico ou água potável. De acordo com o Unicef, existem poucos países onde as crianças vivam em situação tão precária como no Haiti.
Em 12 de janeiro passado, o Haiti foi abalado por um forte tremor de terra que matou mais de 200 mil pessoas.

Fonte; catolicanet.com

Infância: esperança da igreja renovada


Com o slogan "As crianças são a esperança da Igreja renovada", conclui-se esta sexta-feira, em Bogotá, na Colômbia, a Primeira Reunião Bolivariana dos Responsáveis pela Santa Infância e Adolescentes Missionários.


Os países "bolivarianos" são Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.
Foram três dias de intenso trabalho, de troca de experiências, para buscar linhas comuns de ação.


Para a coordenadora das Pontifícias Obras Missionárias da Bolívia, Ir. Cilena Rojas, a prioridade será satisfazer as necessidades das crianças, adolescentes e jovens, dando a eles apoio, solidariedade e formação, pois representam o presente e o futuro de uma Igreja missionária renovada. Também foi analisado como a mídia pode contribuir para o trabalho de evangelização da Igreja.
Fonte: catolicanet.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jovens de Nova Cruz se preparam para o Encontrão

A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz está realizando os últimos preparativos para o Encontrão do povo de Deus, que será realizado no próximo domingo. Reuniões das equipes, organização da infra estrutura e ensaio das coreografias estão sendo realizadas nesta semana.
A equipe da pascom esteve na noite de quarta feira, 28, no Centro Pastoral do Catolé, onde está acontecendo um dos ensaios das coreografias que serão apresentadas no encontrão. Veja a animação e descontração dos jovens, todos empolgados para fazerem bonito no dia do evento. Se você quiser ver como vai ser a apresentação é só comparcer no Ginásio de esporte de Nova Cruz, dia primeiro, a partir das 8 horas.





Gracinha (de calça e blusa cinza) ensinado a coregrafia
Fotos: Flavio Luiz

Secretários Regionais da CNBB se reúnem em Belo Horizonte


Os secretários dos Regionais da CNBB chegaram a Belo Horizonte (MG), para o Encontro Anual dos Secretários, que vai até o dia 30. É parte integrante do grupo o subsecretário Adjunto de Pastoral, padre Ademar Agostinho Sauthier, e o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa.


Na última terça-feira, 27, na primeira atividade da programação o grupo visitou a Associação dos Catadores de Papel e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (ASMARE), associação que conta com o apoio da Pastoral de Rua e desenvolve um projeto de organização social, capaz de tornar o lixo, matéria-prima reciclável, em objeto de trabalho.


Os secretários se reuniram para um momento de partilhas entre os Regionais. Refletiram sobre as atribuições dos Secretário Executivo Regional e sobre o lançamento da Campanha da Evangelização.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Comunidade Canção Nova comemora 10 anos em Natal


Alexandra Silva, coordenadora da Comunidade, em Natal
Foto: Cacilda Medeiros

A Comunidade Canção Nova está em festa, no próximo domingo, em Natal. A partir das 8 horas da manhã, do diaprimeiro de agosto, o Ginásio Machadinho, no bairro de Lagoa Nova, na capital potiguar, será palco do "Kairós", em comemoração aos dez anos de presença da Canção Nova, na Arquidiocese de Natal. O Kairós, intitulado "Um tempo de graça", terá início às 8h, com oração, conduzida pela cofundadora da Comunidade, Luzia Santiago, residente em Cachoeira Paulista (SP).

Depois, haverá uma palestra, sobre o tema "Animados pela força de Deus", proferida pelo também cofundador da Canção Nova, Wellington Jardim, conhecido por Eto. Às 11h30, será o momento de oração de cura, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, conduzido por Luzia Santiago, Eto e o Pe. Roger Luiz, também da Comunidade. À tarde, a partir das 14h30, haverá pregação, seguida de missa, presidida pelo Pe. Roger. Toda programação será intercalada por momentos de animação com Emanuel Stênio e Gil Duarte, do Ministério de Música de Cachoeira Paulista (SP). Os dois são natalenses e missionários da Comunidade, atualmente na missão de Cachoeira Paulista.

A entrada no Machadinho custa um bilhete do "Ação entre Amigos", no valor de cinco reais. O bilhete dá direito a concorrer ao sorteio de um carro Fiat Uno zero quilômetro, no final do mês de agosto. Todo o evento será transmitido pela Rádio Rural de Natal - AM 1090 e pela internet: natal.cancaonova.com.

Uma década em Natal

Em julho do ano 2000, uma equipe de missionários da Comunidade Canção Nova chegou a Natal, atendendo a um convite feito pelo então Arcebispo Dom Heitor de Araújo Sales ao Mons. Jonas Abib, com o intuito de administrar a Rádio Rural. No dia 11 de agosto daquele ano, foi lançada a nova programação da emissora, já com a "cara" da Canção Nova.

Nestes dez anos, vários missionários, oriundos de todas as regiões brasileiras, já passaram pela casa da Comunidade, na capital potiguar. Atualmente, cinco pessoas assumem a missão, coordenada pela baiana, Alexandra Silva, que também administra a Rádio. Vinte e quatro pessoas, da Arquidiocese de Natal, já estão na Canção Nova, como membros da comunidade de vida, e 18 são membros da comunidade de aliança. Até 2012, segundo Alexandra, ingressarão mais 18 membros na comunidade de vida e 11 na de aliança.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Pe. Humberto se apresentará em Nova Cruz


Show-palestra é o que o Pe. Humberto Negreiros vem fazer em Nova Cruz no próximo dia primeiro de agosto, no ginásio de esporte, a partir das 8 horas. O show faz parte da programação do Encontrão do povo de Deus promovido pelas paróquias e áreas pastorais do 8° zonal da Arquidiocese de Natal. Além do show, muita animação, apresentações culturais, missa e louvor fazem parte da programação. O evento contará com a participação dos fiéis católicos das cidades de Santo Antonio, Passa e Fica, Monte Alegre, Serra de São Bento, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, Brejinho e de Nova Cruz.


Será um momento de evangelização e confraternização do povo de Deus do 8° zonal, por isso você nao pode faltar.

Relatório da Pastoral Carcerária destaca que autoridades resistem a combater o crime de tortura no Brasil


A Pastoral Carcerária lançará na próxima segunda-feira, 2, na Secretaria da Justiça do estado de São Paulo, o relatório “Tortura: uma experiência de monitoramento dos locais de detenção para prevenção da tortura”. Durante o evento, haverá debates sobre o sistema prisional e a tortura no Brasil.
Segundo o coordenador da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, a intenção do relatório é divulgar o que acontece no meio prisional e pressionar o Governo a implementar o mecanismo nacional de combate à tortura, previsto na Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para Prevenção da Tortura.

“O relatório sobre tortura, elaborado pela Pastoral Carcerária, mostra que juízes e promotores ainda resistem a combater esse tipo de prática no Brasil. De acordo com o documento, as denúncias dos presos raramente são levadas a sério”, afirma o padre Valdir.

A Pastoral Carcerária registrou casos de tortura em 20 estados brasileiros, sendo o maior número de casos em São Paulo (71), no Maranhão (30), em Goiás (25) e no Rio Grande do Norte (12). De acordo com o coordenador nacional, em alguns estados, as equipes ainda não estão treinadas para fazer o levantamento de dados e o acompanhamento dos casos.

De acordo com o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, José de Jesus Filho, a entidade denunciou 211 casos de tortura entre 1997 e 2009. Porém, a maioria dos torturadores não sofreu punições. “Os juízes e promotores acham que estão enfraquecendo a autoridade pública. O que o criminoso diz é sempre mentira. Em vez de julgar com isenção, eles preferem julgar a favor do agente público”, disse.

O documento contém um trecho da pesquisa da coordenadora geral da Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura (Acat-Brasil), Maria Gorete de Jesus. A entidade analisou 51 processos criminais de tortura na cidade de São Paulo, no período de 2000 a 2004. Dos 203 réus, 127 foram absolvidos, 33 foram condenados por tortura e 21 por outros crimes (lesão corporal ou maus-tratos).

“O que significa dizer que apenas 18% foram condenados e 70% foram absolvidos. Dos 203 réus, 181 eram agentes do Estado acusados de crime de tortura. Entre os 12 civis acusados, a metade foi condenada”, afirma o relatório.

Segundo o documento, nos casos de tortura envolvendo agentes do Estado, a produção de provas é frágil e o corporativismo policial interfere diretamente na apuração das denúncias. Além disso, o governo raramente coloca em prática os mecanismos internacionais contra tortura ratificados pelo Brasil.


Fonte: CNBB

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fiéis de Pitimbu festejarão Santa Clara


“É tempo de festa na nossa paróquia. É a festa da Padroeira, Santa Clara. Somos convidados a olhar para a Santa de Assis, aquela que compreendeu o carisma franciscano da humildade”, conclama o Pe. Paulo Henrique, Administrador da Paróquia de Santa Clara, no vale do Pitimbu.
A festa da padroeira começa domingo, primeiro de agosto, às 19h, com missa e hasteamento das bandeiras, sob a presidência do Administrador Paroquial, Foto: Mariselma Torres Igreja Matriz de Santa Clara, no Pitimbu Pe. Paulo Henrique da Silva, concelebrada pelo Pe. José Daniel Nunes, FSA.


Até 11 de agosto, dia de Santa Clara, haverá missa com louvores à santa, sempre às 19 horas, na Matriz, presidida por um padre convidado. A programação sócio-cultural consta do funcionamento de barracas com a venda de comidas típicas, show, jantar e sorteio de brindes.


Neste ano, as reflexões serão feitas a partir do tema: “Com Santa Clara, queremos ser Igreja a serviço da Vida e da Esperança”. A cada noite, um grupo de agentes pastorais, de serviços, grupos, ministérios e movimentos participa das celebrações, como noiteiros. No dia 11, a festa termina com procissão, às 17h30, e missa solene, às 19h30, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.



Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Nova Cruz se prepara para o Encontrão do povo de Deus

A paróquia de Nova Cruz está realizando as últimas reuniões com as equipes que irão atuar no Encontrão do povo de Deus, que acontecerá no próximo domingo, primeiro de agosto. Foram formadas equipes de coordenação, infra-estrutura, alimentação, liturgia, animação, acolhida, ornamentação, e outras, que estão de serviço para acolher e realizar um ótimo encontro para as paróquias e áreas pastorais do 8° zonal.

Reunião da equipe de lanchonete, que será desempenhada pelos ministros da eucaristia




Fotos: Flavio Luiz

Coroinhas do 8° zonal participaram de encontro em Nova Cruz

A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou encontro de formação para os coroinhas da paróquias e áreas pastorais do 8° zonal. O encontro aconteceu no Centro Pastoral do Catolé, no dia 24, com assessoria do diácono Sidney Firmino e do Pe. Iranildo Augusto, e ainda teve a participação do Pe. Mário Gomes, coordenador do 8° zonal e Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial de Nova Cruz.




O encontro teve inicio com a santa missa, na capela de Santa Maria Goretti







Pe. Iranildo Augusto

No final os coroinhas participaram do arraia junino

Fotos: Diogo Oliveira

Bispos e secretários dos Setores de Comunicação Social se encontram na Bolívia


Acontece, de 28 a 30, em Cochabamba, na Bolívia, o encontro dos bispos e secretários dos Setores de Comunicação Social das Conferências Episcopais da Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Bolívia.


O objetivo do encontro é fortalecer o intercâmbio de experiências e a consolidação da Pastoral da Comunicação a fim de promover uma cultura da comunicação inspirada no Documento de Aparecida e nos documentos do Magistério da Igreja.


Participarão do encontro bispos, presidentes das Comissões para as Comunicações, a Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) e os secretários dos Setores de Comunicação das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe.


Nesses dias, também na Bolívia, a "Católica Televisión" celebra o seu nono aniversário. Essa emissora televisiva é um dos meios de comunicação da Igreja Católica fundado em 2001, que anunciou a ampliação do seu sinal para outras áreas do município de Sucre.
"O nosso plano é alcançar quem tem mais necessidade, queremos ampliar e melhorar o nosso sinal", disse o diretor-geral dos meios de comunicação da arquidiocese de Cochabamba, Próspero Cáceres.


Fonte: CNBB

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia de atividades em Nova Cruz

A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou várias atividades no domingo, 25. Pela manhã, aconteceu o encontro de formação para assessores da Infância Missionária; nas missas dominicais a equipe da Pastoral da Comunicação apresentou e divulgou o "Encontrão do povo de Deus" e antes da missa das 19 horas, o programa de rádio Palavra de Vida, fez uma aborbagem sobre "Campanha eleitoral: tempo de conhecer", texto publicado no Jornal A Ordem, edição do domingo, 25, na coluna Visão Social da Igreja. O programa vai ao ar todo domingo, às 18h30, na rádio Curimataú.
Pe. Edilson na Missa das crianças, realizada na Igreja de São Sebastião

Fotos: Robervanio Herverton


Na ocasião membros da pascom apresentou o slide sobre o encontrão do povo de Deus

Fotos: Flavio Luiz


O casal Lourdinha e Rosalvo apresentaram o programa de rádio Palavra de Vida

Roberto Mende na sonoplastia do programa



Membros da Infância Missionária no encontro de formação

Pe. Iranildo e Ir. Edneide


Fotos: Flavio Luiz

Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB é marcada pela emoção



A emoção tomou conta dos agraciados com os Prêmios de Comunicação da CNBB, edição 2009, entregues na noite do dia 23, durante o segundo Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. A cerimônia de entrega dos prêmios, com transmissão ao vivo pelas TVs católicas, foi no auditório da TV Aparecida, em Aparecida (SP).

A diretora do filme 5x Favela, Luciana Bezerra, uma das vencedoras do Margarida de Prata (cinema), uma das mais emocionadas, explicou o sentido do filme, feito pela primeira vez em 1961 por Cacá Diegues. “O filme nasceu da ideia de Cacá Diegues de fazer novamente o 5x Favela, mas agora na ótica dos moradores da favela”, disse. “Este filme é muito mais que um filme. É um ato político, de perseverança e de solidariedade”, completou.

Entre uma platéia de 400 pessoas que assistiram à cerimônia estavam o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e o presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, que recebeu uma placa pelos oito anos à frente da Comissão.

O grupo Cantores de Deus (foto acima) animou a cerimônia e encantou a plateia com seu repertório variado. A cerimônia, que começou pontualmente às 21h, terminou pouco depois das 22h.

Confira a lista completa dos vencedores da edição 2009 dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

Prêmio Margarida de Prata de Cinema

Curta-metragem: O som do tempo – diretor: Petrus Cariri Maia de Moura Longa-metragem: 5X Favela – diretores: Wagner Novaes, Renata de Almeida Magalhães e Luciana Bezerra Documentário: Duas vidas e uma só causa – diretores: Tatiana Palastri e Alexandre Rampazzo Menção honrosa: O advogado das almas – diretores: Thaisa Cerveira e Rafael Salim Prêmio
Microfone de Prata de Rádio

Categoria Jornalismo: Jornal Brasil Hoje – Andrea Moroni – Rádio Aparecida Categoria Religioso: programa Experiência de Deus – Geizon Sokacheski e Zélia Moreira - Rádio Evangelizar (Curitiba-PR) Categoria Entretenimento: programa Ponto de vista – Marcelo Samurai, Juninho Delzemi e padre Elias de Souza – Rádio América (Belo Horizonte-MG) Categoria especial: Arquidiocese de Brasília 50 anos – Anderson Mendanha – Rádio Nova Aliança (Brasília-DF) Menção honrosa: Pequeninos do Senhor – Sérgio Rodrigues – Rádio
Central (Campinas-SP)
Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa

Jornalista Juliana Borba com a reportagem Notas de Solidariedade – Revista Família Cristã Jornalista Nanci Alves com a reportagem Na estrada da vida nada se perde - Jornal Opinião, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG)
Clara de Assis de Televisão

Categoria documentário: Paixão de Cristo – Diretor: Vitor Hugo Cardoso Categoria reportagem: Cabeça do Cachorro – Marcelo Canellas
Fotos: Daniel Fagundes
Fonte: CNBB

Debate sobre os meios impressos animaram o Encontro Nacional da Pascom


Os debates foram suscitados pela jornalista e mestranda de Comunicação Social, Ana Cristina Suzina; pela jornalista da arquidiocese de Belo Horizonte, Renata Limae; pelo redator do Jornal Mundo Jovem, Rui de Souza, e pelo jornalista e assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins Dias. O debate foi mediado pelo assessor de comunicação da diocese de Santo Ângelo (RS), padre Edegar Soares de Matos e pelo doutorando de Comunicação e Educação pela PUC-RS, Adair Adams.


Renata Lima abriu o debate sobre o jornal impresso e a necessidade das publicações paroquiais ou diocesanas terem planejamento, estratégia de distribuição, conhecimento de público alvo e objetivos claros de atuação. Apresentou também dados que comprovam a relevância do jornal no cotidiano das pessoas, mesmo com a convergência das mídias. Com dados do Instituto Verificador de Circulação de jornais, Renata observou que em 2008 houve um aumento de 5% no número de leitores, em relação a 2007, e que a circulação média diária de jornais brasileiros chega a 8,5 milhões de exemplares.


Quanto ao conteúdo dos meios impressos, Rui de Souza reforçou a importância da qualidade dos conteúdos, que devem servir como informação e formação para os leitores. “Os meios impressos são como documentos, que registram a história da sociedade”, afirmou Souza. O Jornal Mundo Jovem tem uma tiragem de 100 mil exemplares.

Do popular ao institucional, padre Geraldo Martins, assessor de imprensa da CNBB, denifiu a assessoria de comunicação como a responsável pela aplicação da política de comunicação de uma instituição. Já a assessoria de imprensa, de acordo com o padre, é a ponte entre os meios de comunicação e a instituição assessorada.


Padre Geraldo apresentou os serviços oferecidos por uma assessoria de imprensa, como releases, mailling de jornalistas, clipping de notícias, arquivo de material jornalístico.
O amadorismo em alguns meios de comunicação católicos foi tema de debate levantado pelos presentes. Apontou-se falta de valorização dos profissionais católicos e a relação destes com a Pascom. O assessor da CNBB disse que os profissionais devem ser respeitados, conforme a lei trabalhista e os valores cristãos, que a Igreja prega.

Colaborou: Karla Maria

Fonte: CNBB