sábado, 24 de março de 2012

Paróquia de Nova Cruz realizou Caminhada da CF



A Paróquia de Nova Cruz em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura de Nova Cruz realizou a Caminhada da CF - Campanha da Fraternidade. O objetivo foi despertar o interesse para atividade física regulamente.

A concentração foi em frente a praça de São Sebastião, onde desde as 13h, várias pessoas já se fazia presente, esperando a entrega das camisetas da CF. Por volta das 15h40, teve início o momento de alongamentos e execícios com o Professor de Educação Física, Neto. Logo após todos saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade.

Pessoas de todas as idades participaram da caminhada. Foi um momento muito importante para que as pessoas possam sentir que a Igreja está realizando a Campanha da Fraternidade, cujo este ano tratar sobre a Saúde Pública.

Os padres Edilson e Janilson, a Secretária de Sáude, Annie, agentes de pastorais e da saúde, além muitos fieis participaram da caminhada.






VEJA MAIS FOTOS: CLICK AQUI

Pascom realizou Cinema em Assentamento

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realizou mais uma sessão do Projeto Cinema Itinerante, quinta-feira, dia 22, na Comunidade Assentamento. O evento fez parte da programação do Dia de Missão da Pastoral da Criança, que aconteceu durante todo o dia. A noite a Pascom exibiu uma parte do DVD da CF 2o12, em seguida o Filme O Rico e Lázaro.

VEJA AS FOTOS: CLICK AQUI

sexta-feira, 23 de março de 2012

Catequese realiza vigília neste Sábado.


A Catequese da Paróquia de Nova Cruz realiza vigília para os catequistas, neste sábado, dia 24, na Igreja Matriz, a partir das 20 h.

A vigília faz parte do processo de formação para catequistas iniciado dia 04 de Março. Foram realizados 3 encontros de capacitação reunindo catequistas das Zonas, Urbana e Rural.

O objetivo é oferecer aos catequistas ferramentas para que sejam desenvolvidos nos encontro.

Reunião do Conselho Pastoral e Pós Encontro do ECC acontecem neste sábado 24.

Sábado dia 24, acontecerá reunião do Conselho Pastoral da Paróquia de Nova Cruz a partir das 8 horas, na Casa Paroquial. Na ocasião serão definido a programação da Semana Santa, que ocorrerá de 1 a 8 de Abril e a entrega do Plano de atividades da Paróquia.

ECC REALIZA PÓS ENCONTRO

A equipe dirigente do ECC convida a todos os casais para participarem do Pós Encontro no Salão do ECC a partir das 19:30 horas.

RCC realiza Seminário de Vida no Espírito Santo.

A Renovação Carismática Católica – RCC de Nova Cruz, inicia nesta sexta feira, 23, o Seminário de Vida no Espírito Santo a partir das 19 horas, no Centro Pastoral do Catolé.

Louvor, adoração, palestras, momentos de Oração e Missa, fazem parte da programação.

O encerramento será no domingo, às 15 horas com Missa.

Paróquias fazem processo de setorização



O Plano Pastoral da Arquidiocese de Natal, elaborado em consonância com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, enfatiza que as paróquias devem aderir ao processo de setorização. “Nas Diretrizes, é dito que a setorização paroquial pode favorecer o nascimento de comunidades, pois valoriza os vínculos humanos e sociais. Assim, a Igreja se faz presente nas diversas realidades, vai ao encontro dos afastados, promove novas lideranças, e a iniciação à vida cristã acontece no ambiente em que as pessoas vivem”, diz o pároco de São José de Mipibu, Padre Matias Soares, fazendo referência às Diretrizes da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Experiências

Várias paróquias da Arquidiocese de Natal já aderiram ao processo de setorização, indicado pelo Plano Pastoral Arquidiocesano.
A Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José do Mipibu, conta, por exemplo, atualmente, com 11 setores missionários. “Paulatinamente, esses setores se desdobrarão em novas comunidades de base”, adianta o pároco.
Na avaliação do pároco, Padre Matias, a conversão pastoral é lenta, mas já dá para perceber o resultado missionário e pastoral. “Cada paróquia tem sua realidade. Contudo, as Diretrizes da Igreja são para todos nós, que devemos servir em comunhão e missão”, ressalta.

Outra paróquia que aderiu ao processo de setorização é a de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim. Segundo o administrador paroquial, Padre Bianor Francisco de Lima Júnior, o primeiro passo para a implantação do processo foi dado há dois anos. “Iniciamos pela setorização geográfica, fazendo um mapeamento das comunidades e agrupando-as de acordo com as afinidades e proximidades geográficas. Para cada setor, escolhemos um santo padroeiro”, explica o padre. Hoje, a Paróquia conta com 12 setores, sendo dois na zona urbana e dez na zona rural. Ele destaca que o setor não tem sede fixa. “A sede é no local onde está sendo realizada uma atividade, por exemplo”.
Depois de um ano, foi percebida a necessidade de uma maior dinâmica pastoral nos setores. “Na assembleia pastoral paroquial, foi estimulada a vivência pastoral, nos setores, através de ações conjuntas realizadas pelas comunidades. Decidimos também que o coordenador do setor faria parte do Conselho Pastoral Paroquial e, depois das reuniões do CPP e ele repassaria as decisões para seu respectivo setor”, recorda Padre Bianor.
No ano passado, foi dado um terceiro passo: a realização das assembleias setoriais. Em cada setor aconteceu uma assembleia, com a participação do padre e dos coordenadores de pastorais paroquiais, em preparação para a Assembleia Pastoral Paroquial. “Durante todo o dia, ouvíamos as dificuldades e avanços na ação pastoral daquele setor, assim, como também eles faziam uma avaliação da caminhada do setor e da estrutural paroquial, no geral. No final, o padre fazia as devidas observações”, lembra o administrador paroquial. De acordo com ele, a partir do resultado de cada assembleia setorial, uma equipe preparou a Assembleia Paroquial.
O quarto passo foi dado na Assembleia Paroquial realizada no início deste ano. “Criamos quatro setores pastorais: juventude, família, social e mariano. Para cada um foi eleito um coordenador. Já fizemos uma reunião com cada setor, isoladamente, e, também uma reunião, com os quatros setores juntos. O objetivo é que as pastorais trabalhem mais em sintonia, com ações conjuntas”, afirma Padre Bianor Júnior. Ele afirma que todo esse processo é um “grande avanço para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição”.


Foto: Cacilda Medeiros
Assembleia Pastoral Arquidiocesana, realizada no ano passado, a qual aprovou a setorização como uma das prioridades

Papa envia Mensagem para as Dioceses sobre o Dia Mundial das Comunicações


No próximo dia 20 de maio de 2012, solenidade da Ascensão do Senhor, será celebrado o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema proposto para este ano pelo papa Bento XVI em sua mensagem para esta data é “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.

Para ajudar no aprofundamento da temática, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB enviou para todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil um livreto contendo a mensagem do papa; uma reflexão do presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa; e sugestões de como celebrar a data.

“Desejamos que esta data seja comemorada com todo o Povo de Deus, para que a Igreja no Brasil se comprometa cada vez mais a comunicar Cristo a todos com a cultura da comunicação gerada pelas novas tecnologias”, afirmou a assessora da Comissão para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari.

A Comissão também agradece às editoras Paulus e Paulinas, que se revezam na impressão gratuita dos 15 mil exemplares a cada ano, bem como à Maria Luz Fernandes, da Arquidiocese de Vitória, que elaborou as sugestões de celebração que estão no livreto.

Os exemplares já foram enviados via correio e cada diocese faz a distribuição em suas paróquias. Como o número de exemplares é limitado, a CNBB também disponibiliza o material para download. Basta clicar aqui.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Arquidiocese de Natal e Câmara Municipal debatem sobre Saúde Pública

Audiência na Câmara de Vereadores discute temática da Campanha da Fraternidade
Foto: José Bezerra

A audiência pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012, proposta pelo vereador Franklin Capistrano, aconteceu na manhã de hoje, 20 de março, às 9h30, no auditório da Câmara Municipal de Natal. Presidida pelo vereador Franklin, a Mesa da audiência contou com a presença do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; coordenador da CF 2012, Pe. Alcimário Pereira; Secretária Municipal de Saúde, Maria do Rosário; pelo autor do hino da CF 2012, Roberto Lima; e pelo representante da Defensoria Pública e do Governo do Estado, Felipe Pereira.

Dois momentos marcaram a audiência: o primeiro, com falas do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; do coordenador da Campanha, Pe. Alcimário Pereira; do autor da letra do hino da Campanha, Roberto Lima; e do representante da Defensoria Pública, Felipe Pereira. Dom Jaime destacou a importância do envolvimento dos poderes públicos nos debates provocados pela Campanha da Fraternidade. “É preciso entendermos que Saúde não significa só ausência de doenças; não se pode promover a saúde só curando as doenças. É preciso investir na prevenção”, destacou Dom Jaime.

O Pe. Alcimário Pereira, chamou a atenção para um dos objetivos da campanha. “Fazer com que a população se conscientize da importância de lutar pelo direito à Saúde”. Roberto Lima explicou o sentido do hino da Campanha, escrito a partir do método ver, julgar e agir. Felipe Pereira destacou o aspecto da saúde em que a Defensoria atua. “Agimos juridicamente, quando é negada a assistência às pessoas em algumas especialidades”, disse.

O segundo momento foi a apresentação de vídeos da Campanha e o debate. Os vereadores Assis Oliveira, Sargento Regina e Raniere Barbosa destacaram a importância de trazer o tema da Saúde Pública para o debate. Para Raniere, “é preciso sair das visitas e dos discursos e ir à luta para evitar a privatização da Saúde Pública”.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 20 de março de 2012

Começa credenciamento da imprensa para cobertura da 50ª Assembleia da CNBB

49ª Assembleia realizada em 2011
A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começa a receber nesta segunda-feira, 19, o credenciamento da imprensa para a cobertura da 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB. O evento acontecerá de 18 a 26 de abril, no Centro de Eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

O credenciamento, que termina no dia 12 de abril, só poderá ser feito pela internet, através do endereço www.cnbb.org.br.

Deverão fazer o credenciamento, individualmente, tanto os jornalistas quanto os fotógrafos, cinegrafistas e demais membros da equipe de reportagem.


Fonte: CNBB

Arquidiocese de Natal inaugura Escola de Comunicação


Cerca de 40 pessoas formam a primeira turma do Curso de Comunicação para a Pastoral, promovido pela Escola de Comunicação de Comunicação da arquidiocese de Natal (RN), em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales. O primeiro módulo do curso foi ministrado dias 17 e 18, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, Natal, com as disciplinas de Pastoral da Comunicação e de Fotografia.

Entusiasmo e vontade de aprender mais para melhor atuar na Pastoral da Comunicação e nas outras pastorais, é o desejo manifestado pelos alunos. “Quis fazer o Curso porque quero aprofundar os conhecimentos adquiridos na minha formação acadêmica, aplicando-os nas atividades de evangelização”, diz o publicitário e coordenador da Pascom na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal, João Paulo Silva.

Essa expectativa também é compartilhada pela radialista, estudante de Comunicação Social e coordenadora da Pascom na Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Alecrim, Natal, Janyara Lima: “minhas expectativas são as melhores possíveis, tendo em vista a programação apresentada pela coordenação da Escola, e por se tratarem de disciplinas importantes para a formação dos agentes da Pastoral da Comunicação”.

Esperança é a palavra usada pelo seminarista Ândreson Madson, em relação à ECAN. “Vejo com muita esperança esta oportunidade que a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal nos oferece: capacitar e fomentar a qualidade do serviço que nossos agentes oferecem à Igreja”, disse o seminarista.

A Escola de Comunicação surgiu de uma necessidade apresentada pelos coordenadores paroquiais da Pascom, no final de 2010. Durante o ano passado, um grupo preparou o projeto da Escola, definindo como primeira atividade o Curso de Comunicação para a Pastoral, que terá duração de um ano, com aulas acontecendo mensalmente, em um final de semana. O segundo módulo será realizado dias 14 e 15 de abril, com as disciplinas de Pastoral da Comunicação e Assessoria de Comunicação.

Paróquia de Nova Cruz realizará Missa em ação de graça pelos 8 anos de governo de Dom Matias

Da esq.: Pe. Edilson, dom Matias e Pe. Janilson

Próximo domingo, dia 25, a Paróquia de Nova Cruz realizará missa em ação de graças pelos 8 anos de pastoreio de dom Matias a frente da Arquidiocese de Natal. A missa será presidida por dom Matias e concelebrada pelos padres Edilson e Janilson, às 19h, na Igreja Matriz.

O Arcebispo Emérito Dom Matias Patrício de Macedo, conhecerá os novos crismando que serão apresentados pelo Pe. Edilson, Pároco de Nova Cruz. Esses jovens participarão dos encontros de preparação para o Sacramento do Crisma.

Desde que passou o cargo de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Natal para D. Jaime, essa é a primeira vez que D. Matias vem à Nova Cruz. Na Paróquia de Nova Cruz, D. Matias foi pároco por mais de 20 anos. Durante seu governo na Arquidiocese de Natal, dom Matias fez várias visitas, participou de eventos como festa de padroeiros, celebração de crisma. Ele tem um grande carinho pelo povo de Nova Cruz.


Paróquia de Nova realizará Caminhada da CF dia 24


A Paróquia de Nova Cruz realizará I CAMINHADA DA CF, sábado, 24 de março, com concentração na Praça de São Sebastião, a partir das 15 horas. Durante a concentração, haverá momento para alongamentos e exercícios físicos conduzidos pelo professor de Educação Física, Neto, de Natal.

As primeiras pessoas que chegarem ao local do evento para participarem da caminhada ganharão uma CAMISETA DA CF 2012. A equipe paroquial da CF pede aos participantes que usem trajes esportivos, tendo em vista que serão realizados exercícios antes da caminhada.

A I CAMINHADA DA CF percorrerá as principais ruas da cidade cujo objetivo é divulgar o tema da CF deste ano sobre os cuidados com a Saúde do cidadão. o evento com a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

RCC realizou louvor e comemorou aniversário do coordenador

A Renovação Carismática de Nova Cruz realiza todos os sábados louvor na Igreja Sagrada Familia, no bairro Cidade do Sol. No dia 17, o louvor teve um momento especial: os membros da RCC prepararam uma surpresa para o coordenador, Josinaldo, conhecido por Naldo. Além das mensagens, homenagens, foi exibido num telão várias imagens de eventos realizados pela RCC, com a participação de Naldo.




VEJA MAIS FOTOS: AQUI

Encontro setorial da CF aconteceu em duas comunidades de Nova Cruz

Igreja do Assentamento

A Paróquia de Nova Cruz está realizando os encontros setoriais da Campanha da Fraternidade. No sábado, dia 17, o encontro foi realizado na comunidade Lagoa Verde e no domingo, dia 18, em Assentamento.

Os encontros estão acontecendo com a parceria da Secretaria municipal de Saúde, onde profissionais estão realizando exame de Glicemia e verificando a pressão arterial. O grupo de teatro dos Agentes de Saúde também estão participando, levando uma mensagem através da arte. Cada apresentação abordado fala da saúde pública.

A equipe paroquial da CF está desenvolvendo um ótimo trabalho nos encontros. Na ocasião acontece a apresentação do tema, lema e objetivos da CF, como também exibição de vídeo sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano trata da saúde pública.

Encontro em Assentamento



Encontro em Lagoa Verde




Em Lagoa Verde, foi sorteado um texto da CF 2012

VEJA MAIS FOTOS DOS ENCONTRO: CLICK AQUI

8º zonal estudou Doutrina Social da Igreja

As irmãs Gilvanete e Flaviana ao lado do Pe. Darci

Na manhã de sexta feira, dia 16, aconteceu na cidade de Passa e Fica a segunda reunião do 8º zonal que compreende oito paróquias, aconteceu na cidade de Passa e Fica, na manhã de sexta feira, dia 16. A reunião foi iniciada por padre Darci, coordenador do 8º zonal, em seguida o diácono João proclamou o Evangelho.

O tema do encontro foi a Doutrina Social da Igreja, assessorado Diácono permanente Teixeira, ele é professor de Doutrina Social da Igreja e advogado da Arquidiocese de Natal. Estiveram presentes diversos leigos, padres, diáconos e religiosas.

No final foi apresentado o diácono provisório Luciano e as duas irmãs Filhas do Amor divino, Ir. Gilvanete e Ir. Flaviana. O diácono está na paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Monte Alegre, e as irmãs na paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz.

Diácono Teixeira


Veja mais fotos: AQUI