quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caminhada marcará dia de Nossa Senhora de Fátima em Nova Cruz

Uma caminhada em homenagem a Nossa Senhora de Fàtima será realizado por devotos da santa em Nova Cruz. A caminhada acontecerá dia 13 de maio, dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima, saindo às 18h da Rua Felipe Camarão para Igreja Matriz, onde haverá missa em homenagens as mães e Nossa Senhora. 

Em Nova Cruz um grupo de 30 pessoas realizam visitas a várias famílias, rezam o terço e fazem peregrinação, semanamente, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia de Nova Cruz celebrará missa pelo aniversário do Pe. Edilson



A Paróquia de Nova Cruz celebrará missa em ação de graças pelo aniversário natalício do pároco, Padre Edilson Nobre, dia 9 de maio, na Igreja Matriz, a partir das 19h. Neste dia todas as comunidades, pastorais, movimentos e serviços participação e logo após a missa realizarão homenagens ao pároco Pe. Edilson. Esta será a última missa de aniversário que o Pe. Edilson participará em Nova Cruz, tendo em vista que ele se despedirá de Nova Cruz dia 8 de julho.Atualmente o Pe. Edilson é Vigário Geral da Arquidiocese de Natal e Assistênte Eclesiastico da Pascom






Tríduo da Comunicação acontecerá de 18 a 20 em Nova Cruz



Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz, definiu a programação do Tríduo da comunicação, que acontecerá de 18 a 20 de maio. No dia  18, será realizado a Cristoteca da Comunicação, no mercado público, a partir das 20h; no dia 19, acontecerá a Feira das Pastorais, a partir das 20h, na Praça de São Sebastião, com a música ao vivo, exposições das atividades realizadas pelas Pastorais; e no dia 20, a missa da Comunicação, na Igreja Matriz, às 19h.


O Dia das Comunicações Sociais é comemorado, a cada ano, no Dia da Ascensão do Senhor. Este ano será celebrado dia 20 de maio. O Papa Bento XVI escolheu como tema para sua mensagem: Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização.

Renovação Carismática de Nova Cruz completa 18 anos

A Renovação Carismática da Paróquia de Nova Cruz realizará Show Louvor em comemoração aos 18 anos de criação do Grupo de Oração Renascer, dia 5 de maio, próximo sábado, na Igreja de São Sebastião. O show contará com a presença do Pe. Edilson Nobre e será animado pelo ministério de música da RCC.

Padre publica carta sobre as eleições municipais



O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, Padre Bianor Júnior, publicou uma carta sobre as eleições municipais 2012, tendo como base as recomendações do Ministério Público Eleitoral. “Aqui, as pessoas sempre perguntam em quem o padre vota, quem ele apoia. Por isso, resolvi publicar essa carta”, diz Padre Bianor.

Na carta, ele lembra à comunidade que a Igreja se interessa pelo processo democrático que está por acontecer, através das eleições que ocorrerão no mês de outubro. O padre também deixa claro que a Igreja não tem candidatos. Na carta, o sacerdote orienta aos fiéis para que votem com consciência, não se deixando ser enganados pela compra de votos. Também orienta aos candidatos para que apresentem propostas de acordo com as possibilidades de colocá-las em prática.

Padre Bianor finaliza a carta proibindo “em qualquer templo católico, manifestações partidárias, declarações, discursos, comícios e propagandas”. Também se coloca à disposição para celebração eucarística no início do governo, em janeiro de 2013, caso os eleitos assim desejem.
A carta, na íntegra, está disponível no site www.nsconceicao.com.br.


Fonte: Arquidiocese de Natal
Foto: www.nsconceicao.com.br.

Santa Cruz festejará Santa Rita de Cássia


Fiéis devotos aos pés da imagem de Santa Rita de Cássia, na Matriz de Santa Cruz
Foto: Cacilda Medeiros


A festa de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, terá início dia 13 próximo. Às 18h, será realizada uma carreata, saindo do Posto Laís, com destino à Igreja Matriz, onde haverá hasteamento da bandeira e novena, dirigida pelo pároco da Paróquia de Santa Rita, em Ponta Negra, Padre Alcimário Pereira. Na abertura haverá a participação de fiéis da Paróquia de Santa Rita, de Ponta Negra.

A partir do dia 14, a programação diária será a seguinte: às 5h, caminhada penitencial; às 12h, ofício de Nossa Senhora; às 17h, missa; às 18h, terço, e, às 19 horas, novena. A cada noite, a novena será dirigida por um padre convidado. No mesmo período será desenvolvida a programação sócio-cultural, com diversas atividades.

No encerramento, no dia 22, serão celebradas cinco missas: às 7h, no Santuário; às 9h, missa solene, na Matriz, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; às 10h, no Santuário; às 12h, Missa da Coroa de Santa Rita, na Matriz, presidida pelo pároco da Catedral, Padre Aerton Sales da Cunha; e às 15h, Missa dos Peregrinos, no pátio da Matriz, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 16h, haverá procissão pelas ruas da cidade e bênção do Santíssimo Sacramento.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Jaime empossará dois padres nos próximos dias


O Padre Iranildo Augusto de Assis será empossado na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, formada pelos municípios de Passa e Fica e Lagoa D’Anta, no próximo dia 8, às 19 horas, na Igreja Matriz. Ele sucederá o Padre José Moreira.

Já, no dia 21, às 19h30, acontecerá a posse do Padre José Manoel da Silva, como pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Gostoso. Padre José Manoel sucederá o Padre Iranildo Augusto.

As duas celebrações serão presididas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Seminarista de Santo Antonio/RN será ordenado Diácono em Roma



Por causa do reino dos céus" (Mt 19, 12)


A Arquidiocese de Natal, o Pontifício Colégio Internacional Maria
Mater Ecclesiae, meus familiares e eu, JOÃO GABRIEL DO NASCIMENTO RIBEIRO

temos a alegria de convidar V. Sa. e Ilma. Família a participarem
da solene Concelebração Eucarística na qual serei ordenado
Diácono, pelo gesto sacramental da Imposição das mãos e Oração
Consecratória de S. Emcia. Cardeal Dom Mauro Piacenza, Prefeito
da Congregação para o Clero.

A ordenação acontecerá na segunda-feira, 14 de Maio de 2012, às 10:30 na Basílica Papal de São Pedro - Vaticano

A 14 dias da Ordenação Diaconal, começamos o mês das flores, por ser o mês da flor mais bela e perfumada, a Virgem Maria, a quem desejo confiar todos os propósitos e desejos de um fecundo ministério de anunciar com a vida e a palavra o Evangelho de seu Filho e nosso Senhor, Jesus Cristo, no serviço da Igreja, de quem é Mãe e protetora!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Abertura do Mês de maio em Nova Cruz



A abertura do Mês de Maio em Nova Cruz, aconteceu nesta terça-feira, dia primeiro, com missa na Igreja Matriz, seguido de carreata conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Fátima para a comunidade de Santa Maria Gorette. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo. 




Pe. Janilson inaugurou sua nova estola

VEJA MAIS FOTOS: ACESSE AQUI

Seresta do ECC foi realizado com sucesso

Agnelo Jr., de Currais Novos/RN animou a Seresta promovida pelo ECC da Paróquia de Nova Cruz, realizado na última segunda-feira, dia 30, na marçonaria. Foi uma bastante animada e participativa. Durante a seresta foram sorteados diversos brindes entre os participantes. Veja abaixo algumas fotos: 

Agnelo animou a seresta





VEJA MAIS FOTOS : ACESSE AQUI

Rosa de Saron cancela show em Natal




A banda Rosa de Saron cancelou o seu show que faria em Natal no próximo dia 12 de maio. Em nota  banda falou que um dos motivos foi o local onde seria realizado o show. Veja a Nota da Banda que foi publicado em seu site: Acesse Aqui

Fonte: paroquiadeemaus.blogspot.com.br

Início das inscrições da Jornada Mundial da Juventude será em julho



A página oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), informa que as inscrições para o evento terão início no mês de julho deste ano através do portal oficial www.rio2013.com disponível em português e outros idiomas. O setor de comunicações da próxima JMJ informa, em nota oficial publicada neste fim de semana, que o Rio já está se organizando para receber os milhares de peregrinos de todas as partes do mundo que desejam participar “deste sonho do coração de Deus”.

As inscrições poderão ser feitas a partir de julho de 2012, um ano antes da Jornada, exclusivamente através do portal oficial, tanto em sua versão em português, como nas outras línguas em que já se encontram disponível. Membros do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ advertem também que este será o único meio oficial de inscrições e que não há nem haverá, outro portal ou entidade autorizados a inscrever jovens peregrinos para o evento com o papa no Brasil.

Segundo a irmã Maria Shaiane Machado, diretora do Setor de Inscrições, “todo peregrino que vem à jornada precisa fazer sua inscrição. O Setor de Inscrições é a porta de entrada à JMJ Rio 2013, é a partir dele que a JMJ acolhe a todos e dá as boas vindas”.

Faltando pouco mais de um ano para a Jornada, o Setor de Inscrições já está trabalhando intensamente para que a partir de julho de 2012, os peregrinos de todo o mundo possam se inscrever. Sobre a quantidade estimada de inscritos para o evento, a irmã Shaiane ressaltou: “Não falamos muito em números, porque toda Jornada é uma surpresa, mas, baseando em dados de outras jornadas, prevemos 800 a 900 mil inscritos através do nosso portal”, ressaltou a religiosa.

Os jovens farão sua inscrição em grupos, tendo no máximo 50 peregrinos. Os grupos com um número superior a esta cifra deverão dividir-se em grupos de até 50 pessoas e no momento da inscrição, fazer a vinculação entre eles. Os valores e as datas exatas para as inscrições ainda não foram definidos. Os pacotes para os peregrinos deverão ser semelhantes aos das jornadas anteriores, com variações de preços para as alternativas que podem incluir: kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.

“O Rio espera você de braços abertos. Venha participar desse grande evento e mostrar a força da juventude de todo o mundo!”, atentam os membros da Organização da JMJ Rio 2013.

Fonte: CNBB

Dom Jaime destaca notas da CNBB em coletiva com a imprensa


Dom Jaime respondendo a perguntas da imprensa
Foto: José Bezerra


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a imprensa hoje, 30 de abril, no Gabinete Episcopal, para falar sobre a 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada de 18 a 26 de abril. Dom Jaime fez uma exposição sobre a Assembleia, que teve como tema “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”. Também falou sobre as notas que foram emitidas pela CNBB, durante a Assembleia, a respeito das eleições municipais, da reforma do Código Penal Brasileiro e em defesa do Território e dos Direitos dos Indígenas e Quilombolas. O arcebispo também lembrou a mensagem da CNBB sobre as comemorações dos 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Ecumênico Vaticano II.

Dom Jaime também manifestou a preocupação da Igreja Católica em defender a vida humana. “Preocupa-nos, hoje, a defesa que se faz de uma cultura de liberdade irrestrita, porque não leva em consideração a vida humana”, disse. Sobre a nota a respeito das eleições, Dom Jaime lembrou que a Igreja não tem cor partidária. “Orientamos os fiéis para o voto cidadão, a consciência livre na hora de votar e combate à corrupção”, disse Dom Jaime. Os jornalistas também fizeram perguntas sobre vários outros assuntos, como controle de natalidade, violência, drogas entre outros temas.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Continuam abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pascom



Ainda estão abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho, abordando o tema “Identidade e Missão”.

O setor hoteleiro de Aparecida fechou um contrato com a comissão organizadora do Encontro no qual reservou 320 vagas para os participantes inscritos. Isso significa que as inscrições só serão validadas após a confirmação do pagamento efetuado em qualquer agência bancária.

Os interessados poderão acessar o seguinte endereço: www.cnbb.org.br/3enc.

Outras informações estão disponíveis no setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no telefone: (61) 2103-8366.

Segundo a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, irmã Élide Maria Fogolari, este Encontro quer ser um momento importante de reflexão, estudo e trocas de experiências para todos os que desejam comunicar Jesus Cristo a todos com a Comunicação.

“O papa João Paulo II recomendava e insistia em suas homilias, que ‘não basta utilizar a mídia para difundir a mensagem cristã e o magistério da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nesta nova cultura criada a partir da comunicação moderna’ (Redemptoris missio, 37). Esta é a motivação que dá sentido realizar mais um encontro da Pascom, em Aparecida, onde juntos, vamos planejar a comunicação a partir do contexto cultural em que nos situamos”, explicou a assessora da CNBB.


Fonte: CNBB

Dom Jaime recebe grupo que apoia Centro de Mãe Luíza


Dom Jaime, no gabinete episcopal, com o grupo

Foto: José Bezerra


Um grupo formado por diretores e apoiadores do Centro Sócio-Pastoral de Mãe Luíza, em Natal, foi recebido em audiência pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, neste dia 30 de abril, às 11 horas, no gabinete episcopal. O grupo era formado por Nicole Miescher, uma suíça que ajuda o Centro; os diretores, Loyse Andrade e Ion de Andrade; e as colaboradoras, Josélia Silva dos Santos e Edilsa Gadelha do Nascimento.

Eles falaram a respeito do trabalho do Centro e do projeto de construção de um Ginásio Poliesportivo e uma Escola, em Mãe Luíza. “O Projeto é de autoria do grupo de arquitetos mais famoso do mundo, que projetou o Estádio Ninho de Pássaros, que sediou jogos da Copa do Mundo, no Japão”, informou Nicole Miescher. Ela presenteou Dom Jaime com um livro que publicou, com fotos e textos. “O Centro e a Escola servirão para um trabalho de ensino em tempo integral”, informou o vice-diretor do Centro, Ion Adrade.

Dom Jaime agradeceu a visita e o livro que recebeu, e elogiou a iniciativa de construção do Ginásio Poliesportivo e da escola de ensino com tempo integral para as crianças e jovens. “A escola em tempo integral é uma forma de evitar que as crianças e jovens enveredem pelos caminhos das drogas”, comentou Dom Jaime.

Fonte: Arquidiocese de Natal

domingo, 29 de abril de 2012

Catequese de Nova Cruz realizou Tarde Alegre e reuniu pais das crianças

Crianças da Catequese da Paróquia de Nova Cruz tiveram uma Tarde Alegre, sábado, dia 28, no Centro Pastoral do Catolé. Muita animação, brincadeiras, sorteios de brindes, fizeram parte da programação. Mais de 250 crianças participaram da Tarde Alegre. Além das crianças, o Pe. Janilson Macedo e as catequistas participaram do evento.

Já no domingo, dia 29, a Catequese reuniu os pais das crianças para falar sobre o compromisso em ajudar aos catequistas na educação dos filhos e colaborar com as catequistas participando junto com as crianças da santa missa. Essa foi a primeira reunião deste ano com os pais e contou com a participação da equipe paroquial da Catequese.

TARDE ALEGRE





Veja mais fotos: GALERIA DE FOTOS


REUNIÃO COM OS PAIS





Paróquia de Passa e Fica celebra Festa da Padroeira e recebe novo padre






A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Passa e Fica/RN, se preparam para celebrar o mês Mariano e dentro da programação está a realização da  62º Festa da Padroeira que será realizado de primeiro a 31 de maio. Durante este período a comunidade católica se reunirá todos os dias para a reza do terço e a celebração da Santa Missa. 

 Passa e Fica também se prepara para acolhe o novo padre Iranildo Augusto, dentro da Festividade de Nossa Senhora de Fátima. O Arcebispo Dom Jaime Viera empossará o novo vigário na cidade de Passa e
Fica no dia 08 de maio ás 19 horas. O Pe. Iranildo Augusto atualmente está na paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel do Gostoso, ele se despedirá de seus paroquianos no dia 01 de maio.

Atualmente Passa e Fica recebe a assistência do Pe Mário, de Serra de São Bento, que celebra as missas ás 17h30min na Igreja Matriz. 

Dom Jaime falará para a imprensa sobre Assembleia dos Bispos



Dom Jaime receberá a imprensa e falará sobre destaques da Assembleia dos Bispos 
Foto: José Bezerra



O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, chegou à capital potiguar, na noite desta quinta-feira, 26, depois de ter participado da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), no período de 18 a 26 de abril.

Com a intenção de falar sobre os assuntos em destaque na Assembleia, Dom Jaime receberá a imprensa, na próxima segunda-feira, dia 30, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. Na ocasião, ele destacará:

- O significado das 50 assembleias realizadas pelo episcopado brasileiro, ao longo desse meio século (Anualmente, todos os bispos do Brasil se reúnem em Assembleia, para tratarem de assuntos de interesse da Igreja Católica e da sociedade);

- Os 60 anos de criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB;
- 50 anos do Concílio Vaticano II (O Concílio do Vaticano II é considerado o mais importante fato da história recente da Igreja e os bispos brasileiros participaram ativamente dos trabalhos, tanto que as assembleias gerais da CNBB de 1964 e 1965 foram realizadas em Roma por esta mesma razão. Dez dos bispos brasileiros que participaram do Concílio ainda estão vivos, entre eles o norte riograndense, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugênio Sales ).

- Notas emitidas pelos bispos, durante a 50ª Assembleia:

1) Nota sobre os povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. Diz trecho da nota: “Nós, Bispos do Brasil, reunidos na 50ª Assembleia Geral, reafirmamos nosso compromisso com os povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e demais populações tradicionais, pelo fortalecimento de suas identidades e organizações próprias, na defesa dos seus territórios, na educação intercultural bilingue dos povos indígenas e na defesa de seus direitos...”

2) Nota sobre a reforma do Código Penal: “A revisão do Código, em conformidade com as conquistas asseguradas pela Constituição Federal de 1988, requer amplo diálogo com a sociedade, portanto a legislação se torna mais consistente quando conta com efetiva participação de representantes dos diversos segmentos sociais em sua elaboração”, destacam os bispos.

3) Nota sobre as eleições municipais: No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos os fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais .

A 50ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), contou com a participação de 335 bispos.

Fonte: Arquidiocese de Natal



Padre Jorge lançará CD




O Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia, Pe. Jorge Cardoso vai lançar seu primeiro CD na abertura da Festa de Santa Rita de Cássia, no dia 13 de maio. O projeto é um desejo antigo do padre que agora está sendo concretizado. O CD, com título “Roubaste meu Coração”, terá 12 faixas, todas com letra e melodia do Pe. Jorge Cardoso, que já compôs mais de 100 canções.

Segundo padre Jorge Cardoso o CD foi uma inspiração divina para ajudar também a Igreja de Santa Cruz. “Nós imaginamos algo para uma boa campanha no Paraíso, foi quando surgiu a idéia do CD, que reverteremos 50% dos recursos para a reforma da capela”, explicou.

Além de um projeto pessoal, o CD terá também um lado social para a Paróquia de Santa Rita de Cássia. O disco custará R$ 10,00 e sua renda será revertida para a compra de um carro adaptado ao padre, que teve paralisia infantil, e aplicado na reforma da Capela de São João Batista, no Paraíso.

A renda será dividida em partes iguais, 50% dos recursos serão destinados a compra do carro adaptado, e os outros 50% para a reforma da Capela do Paraíso, que foi iniciada no mês passado.

Além do CD, o padre comercializará camisetas, com 100% da renda revertida para a reforma da Capela de São João batista. As camisetas serão vendidas já no lançamento do trabalho e terá estampada a arte do CD na frente.


Fonte: paroquiadepassaefica.blogspot.com.br

Pe. Edilson deixará Nova Cruz





 Pe. Edilson Nobre, pároco de Nova Cruz, falou sobre novas nomeações e tranferência de padres na Arquidiocese de Natal, na reunião do Conselho Pastoral realizado no último sábado, dia 28 de abril. Na ocasião ele anunciou que sua permanência em Nova Cruz ficará impossibilitado. A decisão tomada foi para não prejudicar o desenvolvimento da paróquia. "Honestamente falando, com minha nova função na Arquidiocese de Natal, Vigário Geral, atualmente saio na segunda-feira e chego na sexta-feira, com isso a paróquia tem prejuízo, pois um padre sozinho não consegue dar assistência as pastorais, fazer visitas aos enfermos, atender os fieis”, disse padre Edilson.



Padre Edilson decidiu junto com os membros do Conselho que sua missa de despedida ficará marcado para dia 8 de julho deste ano. Antes ele viajará à Roma, onde acompanhará Dom Jaime para participar da solenidade de São Pedro e São Paulo, cuja ocasião Dom Jaime receberá das mãos do Papa Bento XVI, o Pálio, distintivo entregue a todos os arcebispo do mundo inteiro. A viajem será realizado no período de 25 de junho a 2 de julho.




Para padre Edilson Nova Cruz ficará em seu coração. "Nova Cruz é uma paróquia que está no meu coração", mesmo que sentimos a saída, mas quero o melhor para Nova Cruz, falou Pe. Edilson. Quando foi perguntado sobre qual padre virá para Nova Cruz, Pe. Edilson disse já que ele e o bispo já têm um nome pensado, mas ainda pode ser divulgado. E ainda completou: vou procurar um padre no perfil de Nova Cruz.





Coordenadora da Pastoral da Criança fará missão na Amazônia



Marlúzia viajará dia primeiro de maio

Foto: Cacilda Medeiros


A coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa, estará em missão, no estado do Amazonas, no período de primeiro a 16 de maio. Nos primeiros dias, Marlúzia ficará na Prelazia de Coari. Lá, ela terá encontro com o bispo, Dom Marcos Piatek, com o clero local e com líderes da Pastoral da Criança. Em Coari, ela dará formação, através de oficinas sobre como preparar uma reunião de reflexão e avaliação dos trabalhos da Pastoral; sobre missão e gestão; prestação de contas e de preenchimento das Folhas de Acompanhamento das Ações Básicas - FABS.

No dia 12, Marlúzia se reunirá com padres, líderes da Pastoral da Criança e conselheiros, no município de Manacapuru. Nesse município, estão alguns missionários, de outros estados, enviados pela Pastoral da Criança. No período de 13 a 16, a coordenadora do RN ficará em Manaus, onde trabalhará com capacitadores da Pastoral da Criança no tema “missão e gestão”. Marlúzia faz parte da equipe nacional de formadores, da Pastoral da Criança.

Fonte: Arquidiocese de Natal




Grupo quer resgatar Pastoral Operária


Grupo da Pastoral Operária em conversa com Dom Jaime
Foto: Cacilda Medeiros


A coordenadora nacional da Pastoral Operária, Mônica Fidelis, fez uma visita ao Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na tarde desta sexta-feira, dia 27. Ela estava acompanhada de Otília Maria, Iguaracira Fidelis e José Pedro Neto, todos residentes em Natal. O grupo conversou com o Arcebispo sobre a possibilidade de resgatar a Pastoral Operária, na Arquidiocese de Natal. Na ocasião, o ex-coordenador, Pedro Neto, falou da época em que a PO atuou na Arquidiocese, sob a orientação do Padre Sabino Gentilli. Dom Jaime lembrou que conheceu o trabalho da Pastoral, quando estava como Vigário Episcopal para a Pastoral Social, no início do pastoreio de Dom Heitor Sales, na Arquidiocese.

Segundo Mônica, hoje, a Pastoral Operária tem um novo jeito de atuar, embora sem esquecer o princípio de lutar por uma sociedade justa e igualitária. “Estamos abertos para a reimplantação da Pastoral Operária. Porém, lembro que é importante fazer uma re-leitura da realidade. É importante não perdermos nossa identidade, mas respeitando as pessoas e as instituições”, disse o Arcebispo, ao final da reunião.

Fonte: Arquidiocese de Natal






Presidente da CNBB: "corrupção envergonha o país"



O jornal "Folha de São Paulo" enviou repórter à Aparecida (SP) para cobrir a abertura e o encerramento da 50a. Assembleia geral da CNBB. O último registro destacou entrevista com o Cardeal Raymundo Damasceno que falou sobre a necessidade de moralização na política.

A matéria da Folha tratou da última sessão da assembleia na qual foi lançada a Mensagem sobre as eleições. Dom Damasceno atendeu ao repórter do jornal: "que a Lei da Ficha Limpa também seja considerada para o preenchimento de cargos comissionados nas prefeituras". Segundo o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, "há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas a todos aqueles que vão ocupar um cargo". Conclui o jornal: "Para a entidade, com a expansão da lei também, 'dá-se importante passo para colocar fim à corrupção, que ainda envergonha nosso país'. Os bispos disseram ainda que os eleitores devem acompanhar a atuação dos eleitos".

Fonte: CNBB