sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Paróquia de Nova Cruz define programação da festa da padroeira


Está pronta a programação da festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz. Os festejos acontecerão de 29 de novembro a 8 de dezembro na Igreja Matriz. No dia 29 de novembro, a programação de abertura iniciará como moto romaria, saindo de Nova Cruz (da frente da Matriz), passando pela cidade de Santo Antônio e Lagoa d´Anta, retornando para Nova Cruz, às 17h30, com carreata conduzindo a Imagem Peregrina da Imaculada Conceição, saindo da Cidade de Lagoa d´Anta com destino à Nova Cruz. Às 19h acontecerá, hasteamento das bandeiras, seguido da Novena-Missa presidida pelo Pe. Edilson Soares Nobre, Vigário geral Arquidiocese de Natal, concelebrada pelos padres Francisco de Assis e Antônio Roberto, pároco e vigário paroquial, respectivamente. Os noiteiros da abertura da festa serão as comunidades Lagoa d´Anta, Pau queimado, Lagoa do Chico, Lagoa de Carnaúba e Planalto; os movimentos Legião de Maria e Movimento da Mãe Rainha; além dos Motoristas e Motoqueiros e Associação dos taxistas. 

Durante o novenário haverá caminhada penitencial, ás 5 horas; Ofício da Imaculada Conceição, às 12h, e novena/missa, às 19h. Todas as noites, no pátio da Igreja matriz, haverá funcionamento de quermesse com apresentações culturais. No dia 03 de dezembro, acontecerá o jantar com a Imaculada; no dia 05, Show missionário com o Diácono Cícero da Paróquia Santa Rita de Cássia; e no dia 06, festival de prêmios, às 15h, em frente à Igreja Matriz.


O novenário contará com a presença dos bispos Dom Matias Patrício de Macêdo (Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal), Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo da Arquidiocese de Natal) e Dom Luís – Monge Beneditino (Olinda – PE), e os padres Pe. Raimundo Renato da Rocha (Montanhas), Pe. Robério Camilo da Silva (Mãe Luiza e Petrópolis – Natal), Pe. Iranildo Virgílio da Cruz (Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Natal), Pe. José Adelson da Silva Rodrigues (Santo Antônio do Salto da Onça), Pe. Edinaldo Virgílio da Cruz – Sagrada Família (Rocas - Natal), além dos padres de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis Inácio e Pe. Antônio Roberto. 

A programação festiva será encerrada dia 8 de dezembro, dia da padroeira Imaculada Conceição, com vasta programação, que iniciará ás 5h, com Alvorada; Celebração da Primeira Eucaristia, às 9h; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h; Ofício da Imaculada Conceição, às 11h40; Pipocaço, às 12h; Procissão, às 16h, com a imagem centenária da Imaculada Conceição pelas principais ruas da cidade e Concelebração Eucarística de encerramento presidida pelo Pe. Matias Soares (Vigário Episcopal – S. Jose de Mipibu) e concelebrada pelos padres Francisco de Assis Inácio e Antônio Roberto, além de outros padres convidados.

Confira a programação completa: AQUI




Pastoral da Comunicação organiza encontro arquidiocesano


Articuladores da Pastoral da Comunicação, nos zonais, coordenadores paroquiais e os integrantes do Núcleo de Formação Arquidiocesano da Pascom se reunirão dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. Até lá, os convocados se preparam para o encontro através de um ‘Instrumento de Trabalho’, produzido pela equipe de coordenação arquidiocesana da Pascom.

O encontro tem como tema “A atuação da Pascom na Arquidiocese de Natal, segundo as orientações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”. Essa reflexão será conduzida pela Irmã Élide Fogolari, ex-assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB. Durante o encontro, os participantes também avaliarão as atividades realizadas em 2015 e vão elaborar o plano de ação da Pascom, em nível arquidiocesano, para 2016.

A coordenação pede que confirmem presença até o dia 15 de novembro, através do e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br ou do telefone 3615-2800.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese celebra festa de Nossa Senhora da Apresentação



“Mãe da Apresentação: ensina-nos a cuidar da casa comum”. Este é o tema da festa, que terá início na próxima quarta-feira, 11. As atividades acontecerão na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana, ambas no centro da capital.

No dia 11, a programação de abertura iniciará às 17h, com louvores a Maria, na antiga Catedral, de onde sai a procissão das bandeiras com destino à Catedral Metropolitana.  Às 19h30, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.  O noverário acontecerá de 12 a 20, às 19h, com a participação de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. No mesmo período, na antiga Catedral, também haverá caminhada, às 5h, saindo da Igreja do Rosário, e louvores a Nossa Senhora, às 17h30, seguida de missa. Todas as noites, no pátio da Catedral Metropolitana, haverá funcionamento de quermesse.

A programação festiva será encerrada no dia 21, com uma vasta programação, que iniciará às 3h30, com procissão fluvial, no Rio Potengi. Às 5h, será celebrada a tradicional ‘Missa da Pedra do Rosário’, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Padre Antônio Nunes. Às 7h30, na antiga Catedral, haverá missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 10h, na Catedral, será celebrada missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, acontecerá o fechamento da porta santa da Catedral, como parte da programação do Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco. Às 16h, será realizada a procissão, saindo da antiga Catedral, animada pela Banda Filarmônica Monsenhor Honório, de Macau. Às 18h, em frente à Catedral, será celebrada a missa de encerramento.

Festa nos Meios de Comunicação

As pessoas também poderão acompanhar o novenário, bem como a programação do dia 21, encerramento da festa, através da internet e da Rádio Rural de Natal AM 1090. Uma equipe de comunicação, composta por mais  de 30 pessoas, entre integrantes da equipe Suporte de Comunicação, da Paróquia de São João Bosco, no Gramoré, e agentes da Pascom de várias paróquias, está responsável por cuidar da transmissão dos festejos. As pessoas poderão, ainda, acompanhar notícias e fotos das celebrações, no site www.arquidiocesedenatal.org.br e na página da Arquidiocese no Facebook. Neste ano, a novidade será a instalação de um stand, que servirá de estúdio para a Rádio Rural de Natal, no pátio da Catedral Metropolitana. “Todas as noites, após a novena, teremos, em nosso estúdio, convidados especiais, para um bate papo”, conta Erasmo Magno, da Rádio Rural.
A programação completa da festa, bem como outras informações, estão disponível na internet, no endereço: http://arquidiocesedenatal.org.br/festa-da-apresentacao-2015

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Paróquia de Nova Cruz inicia peregrinação



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta iniciou na noite de quarta-feira, 04 de novembro, a peregrinação dos quadros e da imagem centenária da Imaculada Conceição. Na abertura da peregrinação foi realizada a celebração eucarística presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis, e concelebrada pelo Pe. Antônio Roberto, vigário paroquial, que na ocasião fez a pregação e falou sobre a importância da devoção mariana e da peregrinação na paróquia. Após a missa a imagem centenária foi conduzida em carreata para comunidade Trigueiro, onde foi realizada celebração de acolhida. 

A imagem centenária peregrinará por todas as comunidades rurais das cidades de Nova Cruz e Lagoa d'Anta. Os quadros da Imaculada Conceição será conduzida por missionários e missionárias que visitarão as residências, no período de 05 a 28 de novembro. Foram confeccionados 60 quadros que peregrinarão durante 24 dias na cidade de Nova Cruz. Serão 1.440 famílias visitadas com a peregrinação dos quadros.

A peregrinação faz parte da programação da festa da padroeira da paróquia que será realizada de 29 de novembro a 8 de dezembro. O objetivo da peregrinação é preparar os fieis paroquianos para festa da padroeira.





























Fotos: Flávio Luiz e Robervânio Heverton

Dom Jaime fala sobre resultados de viagem à Europa


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, esteve na Europa, no período de 25 de outubro a primeiro de novembro. Na oportunidade, ele visitou o Santuário de Fátima, em Portugal; Roma, onde ficou hospedado na Casa Santa Marta, lugar em que reside o Papa Francisco; e, por último, esteve na Alemanha.

A primeira parada da viagem foi Fátima, em Portugal. “Fomos com a finalidade de ter um contato com Dom Antônio Marto, bispo de Leiria-Fátima. É a diocese que zela e promove, mundialmente, a devoção a Nossa Senhora de Fátima. Recebemos dele a autorização para construirmos aqui, no Parque das Dunas, zona norte de Natal, a réplica da capelinha das aparições de Nossa Senhora de Fátima”, explica Dom Jaime. Dom Antônio Marto também presenteou o Santuário, no Parque das Dunas, com uma imagem da Virgem de Fátima.

No dia 27, Dom Jaime seguiu para Roma, onde teve audiência com o cardeal Ângelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. O assunto em pauta foi a possível canonização dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu. “Desde agosto, vínhamos mantendo contato com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, que nos informou que o Papa pretende canonizar os Mártires mais antigos, não só os nossos, mas mártires de outras partes do mundo também. O Cardeal Amato nos mostrou um escrito do Papa pedindo que o processo de canonização fosse agilizado, o que é muito positivo para todos nós”, diz o Arcebispo. Ele adianta que, a partir de agora, a Arquidiocese vai intensificar as providências solicitadas pelo Cardeal Ângela Amato. Segundo Dom Jaime, o Cardeal sinalizou que há possibilidade de o Papa Francisco canonizar os Mártires Potiguares, em 2017, quando da vinda dele ao Brasil, por ocasião dos 300 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Ainda em Roma, Dom Jaime teve a oportunidade de participar da audiência dos bispos com o Papa.

A última parada da viagem à Europa foi à Alemanha, para visitar a Kirshe in Not e a Adveniat, instituições da Igreja, que, há mais de 50 anos, têm colaborado com a Arquidiocese de Natal, com projetos sociais. “Conversamos sobre projetos nossos enviados para essas duas instituições, inclusive para a Rádio Rural de Natal, que está na fase de transição de AM para FM”, diz.

Na viagem à Europa, Dom Jaime esteve acompanhado dos Padres Valdir Cândido de Morais, pároco da Catedral; João Maria do Nascimento, pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas; e Carlos Sávio Ribeiro, diretor da Rádio Rural de Natal; do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e esposa, Andréia Ramalho, e de Maria de Fátima Lapenda e Francisco Correia do Santos, ambos da comitiva da Prefeitura.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Paróquia de Nova Cruz festará padroeira Imaculada Conceição

Cartaz da festa 

A Paróquia de Nova Cruz e Lagoa d’Anta festejará a padroeira Imaculada Conceição, no período de 29 de novembro a 8 de dezembro, com o tema: Com a Imaculada, vivamos a misericórdia  nas terras de Nova Cruz e com o lema: Viver com a graça divina a vocação missionária. Este ano a festa fará enfases aos 160 anos de criação da Paróquia.

Na abertura dos festivos acontecerá carreata com a imagem peregrina centenária, saindo da cidade de Lagoa d’Anta, dia 29 de novembro, às 17h30, para Nova Cruz, seguida de missa. A programação da festa constará de atividades religiosas e sócio-culturais que serão desenvolvidas na Igreja Matriz. Os festejos encerram dia 8 de dezembro, dia da padroeira, com procissão pelas principais ruas da cidade com fieis conduzindo a imagem, seguido de missa.

Colégio Nossa Senhora de Fátima tem novo capelão


Pe. Rodrigo, novo capelão


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, assinou provisão, com data deste domingo, 01 de novembro, nomeando o Padre Rodrigo Fernandes de Souza Paiva, para a função de capelão do Colégio Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Tirol, em Natal. Ele vai suceder, na função, o Padre Francisco Fernandes.

Padre Rodrigo também é secretário pessoal do Arcebispo e colabora com o Setor de Comunicação da Arquidiocese.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Rádio Rural promove 1º Pedal Cristo Natal



A Rádio Rural de Natal AM 1090 promove o primeiro Pedal Cristo Natal, dia 8 de novembro. A concentração será às 15 horas, na Catedral Metropolitana. Serão dois percursos para a pedalada. Um de seis quilômetros, percorrendo ruas dos bairros da Cidade Alta, Ribeira, Petrópolis e Tirol. E outro de 12 quilômetros, percorrendo estes mesmos bairros, além das Praias do Forte e do Meio. Nos dois percursos, os ciclistas passarão por ruas históricas e igrejas. A pedalada terminará às 19 h, com uma celebração eucarística, na Catedral Metropolitana.

Para participar, é necessário fazer inscrição, na Rádio Rural de Natal, situada na Rua Açu, ao lado da Catedral Metropolitana ou na Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, ou em algumas outras paróquias da capital. A inscrição custa R$ 20,00 e dá direito à camiseta do evento.

Os interessados em participar podem obter mais informações na Rádio Rural, através dos telefones (84) 3201-1689 / 1690.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes recebe relíquias do Padre João Maria



A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Petrópolis, em Natal, recebeu a doação de duas relíquias do Padre João Maria Cavalcante de Brito, no último dia 16 de outubro. As relíquias foram doadas por Ânderson Tavares de Lyra e família, por ocasião da celebração em memória dos 110 anos de falecimento do ‘Santo de Natal’. Ânderson integra a equipe arquidiocesana que trabalha em prol da beatificação do Padre João Maria.

Agora, as relíquias podem ser visitadas pelos fiéis e devotos, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Na próxima segunda-feira, 2 de novembro, durante as missas, na intenção dos falecidos, às 9h e às 19 horas, na Igreja Matriz, as relíquias estarão expostas.
Ainda, como forma de propagar a devoção ao Padre João Maria, a Paróquia celebra missa, todo dia 16, às 19h, durante a qual é administrado o Sacramento da Unção dos Enfermos.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Jaime publica carta pastoral sobre Jubileu da Misericórdia

Dom Jaime, Arcebispo de Natal (Foto: Cacilda Medeiros)

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, vai publicar, no início deste mês de novembro, uma carta pastoral sobre o Ano Pastoral da Misericórdia. A carta será dirigida aos padres, diáconos, religiosos, religiosas, coordenadores arquidiocesanos de pastorais e membros dos Conselhos Arquidiocesanos de Pastoral e de Assuntos Econômicos.

Na introdução, a carta traz informações sobre o significado do Ano Jubilar da Misericórdia. Na sequência, trata da porta santa, peregrinação, vivência do perdão, indulgência, calendário celebrativo na Arquidiocese de Natal, e a relação dos que compõem a comissão central arquidiocesana do Ano Jubilar.

No final da carta, o Arcebispo pede: “A todos os nossos diocesanos convidamos a abraçar com amor o Ano Jubilar da Misericórdia e a vivê-lo com intensidade, buscando receber as indulgências que lhe são próprias e vivendo os requisitos necessários para adquiri-las”.

Fonte: Arquidiocese de Natal