sábado, 5 de julho de 2014

CNBB publica Estudo sobre a participação dos leigos na Igreja e na sociedade

Divulgação/EdiçõesCNBB
Foi publicado pelas Edições CNBB o texto de Estudos nº 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Tema prioritário aprovado durante 52ª Assembleia Geral da Conferência, realizada em Aparecida (SP), de 30 de abril a 9 de maio, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” pretende animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. Ainda no título, encontra-se a passagem do Evangelho de São Mateus, que convida os discípulos de Jesus serem “Sal da Terra e Luz do Mundo” (cf. Mt 5, 13-14).
 O texto, baseado no método ver-julgar-agir, divide-se em três capítulos: “O Mundo Atual: Esperanças e Angústias”, “O Sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos e Missionários”, e “A ação Transformadora na igreja e no Mundo”. 
De acordo com o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, os leigos são “mulheres e homens que ajudam na construção do Reino da verdade e da graça, do amor e da paz; que assumem serviços e ministérios que tornam a Igreja consoladora, samaritana, profética, serviçal, maternal”.
Para o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, o texto de estudos quer restabelecer o sentido da vida e da existência. “Todo cristão leigo e leiga tem um papel decisivo também na Igreja, presente no seu testemunho de vida e coerência de se apaixonar por Jesus Cristo. E nesta paixão, neste amor, no seguimento a Ele, buscar também caminhos para transformar a sociedade”, afirmou.
A expectativa da Comissão Episcopal para o Laicato é que o texto seja estudado nas dioceses para receber novas contribuições e, depois, surja um documento que traduza a razão da presença dos leigos na Igreja e na sociedade.
A publicação pode ser adquirida pelo site www.edicoescnbb.com.br ou pelo televendas (61) 2193-3019.
Estão disponíveis no site da CNBB uma sugestão de estudo do texto e uma ficha de emendas para envio das contribuições.

Festa dos mártires de Cunhaú

Foto

Assembleia Estadual da Pastoral da Criança



Coordenadores diocesanos, multiplicadores e capacitadores da Pastoral da Criança participam de assembleia estadual, dias 4, 5 e 6 de julho, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. A reunião também contará com a participação de Ana Ruth, integrante da equipe da coordenação nacional da Pastoral da Criança. O objetivo é eleger uma nova coordenação para a Pastoral, para um período de quatro anos. O encontro vai ser encerrado, domingo, às 11 horas, com missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
No último quadriênio, a coordenação, no Rio Grande do Norte, foi exercida pela Marlúzia Pessoa. No final de maio, ela foi eleita para assumir a coordenação da Pastoral da Criança, na Arquidiocese de Natal, e assume a nova função dia 17 de agosto.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Casa da Moeda lança medalhas comemorativas pela canonização de João Paulo II e João XXIII

Em uma missa, realizada ontem,  4, a Casa da Moeda do Brasil lançou medalhas comemorativas pela canonização dos papas João Paulo II e João XXIII. O lançamento ocorreu no altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Três modelos, confeccionados em ouro, prata e bronze, foram apresentados ao público.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis. A data e o local da celebração marcam os 34 anos da visita de São João Paulo II ao Brasil, em julho de 1980, ocasião em que sagrou o altar do Santuário, oferecendo o título de Basílica Menor.
As peças, criadas e modeladas pelos artistas Érica Takeyama e Nelson Carneiro, homenageiam os novos santos da Igreja Católica, canonizados pelo papa Francisco em abril de 2014. As medalhas apresentam as faces dos santos, acompanhadas da legenda: "MMXIV - Canonização de João Paulo II e João XXIII". No reverso, há a reprodução da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Ao todo, serão apresentadas 5 mil medalhas, sendo 4.000 em bronze, 980 em prata e 20 em ouro. A Casa da Moeda irá descaracterizar os cunhos em que foram moldadas as medalhas, garantindo, dessa forma, a produção limitada.
CNBB com informações do Santuário Nacional.

terça-feira, 1 de julho de 2014

São José de Mipibu festejará Padroeiros




A Paróquia de Santana e São Joaquim, no município de São José de Mipibu, festeja os padroeiros, no período de 16 a 26 de julho. Este ano, a festa tem como tema “A importância da Palavra de Deus para a vida e missão da Paróquia”, e como tema específico “Toda escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça (2Tm 3, 16)”.

No período de 01 a 15 de julho, acontece missão nos setores missionários da Paróquia,c om a peregrinação dos quadros dos padroeiros, em preparação para a festa. No dia 16, abertura dos festejos, a programação vai iniciar às 18h, com carreata, saindo da cidade de Nisia Floresta até a Igreja matriz de São José de Mipibu, seguida do hasteamento das bandeiras e missa solene, presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo. Nos demais dias, a festa segue com diversas atividades, entre elas, alvorada, recitação do terço e ofício de Nossa Senhora, além de novenas, todas as noites e uma programação cultural, com funcionamento de quermesse. No dia 18, vai acontecer uma ação de cidadania e saúde, das 08h às 13h e no dia 19, um passeio ciclístico. No dia 20, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, preside a celebração, às 19h, momento em que serão instituídos os novos ministros extraordinários da comunhão eucarística e renovação dos demais. 

Os festejos encerram no dia 26 com a seguinte programação: 05h – alvorada; 09h – missa dos avós; 10h – batizados; 11h – adoração ao Santíssimo Sacramento e benção; 12h – pipocaço; 16h – procissão pelas ruas da cidade, seguida de missa solene, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, o padre Edilson Nobre. Integra também as atividades da festa, a realização da tradicional cavalgada de Santana e São Joaquim, no dia 27 de julho.

FOTO
LEGENDA:Igreja Matriz de São José do Mipibu
CRÉDITO:José Bezerra.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Comunidade festeja Santa Maria Goretti


A comunidade Santa Maria Goretti da Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz, realizará a festa em homenagem a padroeira Santa Maria Goretti. A abertura será quinta-feira, dia 03, com missa às 19h, seguido de quermesse. Durante o período festivo serão realizadas diversas atividades como reza do oficio da Imaculada, desfile da rainha da festa, exibição de filme, jantar de adesão, missa e quermesse. A festa encerra domingo, dia 6, a partir das 16 horas acontece procissão com a imagem de Santa Maria Goretti pelas ruas do bairro, seguido de misa de encerramento. 

Programação: 

03/07 - Abertura - 19h missa

04/07 - Missa às 19h, seguido de exibição do filme: Tomé

05/07 - Missa às 19h, seguido de Jantar de adesão, 
Senhas com membros da comunidade, ao preço de R$ 5,00

06/07 - Procissão de encerramento às 16h, seguido de missa de encerramento