sexta-feira, 2 de março de 2012

Missa marcará aniversário do Padre Janilson Macêdo


A Paróquia de Nova Cruz celebrará missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Janilson Francisco de Macêdo, vigário paroquial. A celebração acontecerá dia 11 deste mês, às 19h, na Igreja Matriz. O Pe. Janilson completa mais um ano de vida no dia 5 de março, mas a missa será dia 11. Pe. Janilson é natural de Natal e está em Nova Cruz desde 2010, ano em foi ordenado presbítero.

OAB propõe evento para discutir temática da CF

Da esq.: Dom Jaime, Diác. Francisco Teixeira (assessor jurídico da Arquidiocese), Deywsson Medeiros e Paulo Souto
Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a visita de dois representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RN, na tarde desta sexta-feira, 2 de março. Os representantes foram os advogados Deywsson Medeiros, da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, e Paulo Henrique Souto, da Comissão de Exame da Ordem.

Segundo os advogados, a OAB resolveu entrar em contato com a Arquidiocese para propor uma contribuição em relação à temática da Campanha da Fraternidade 2012. "Vimos convidar o senhor para, juntos, Arquidiocese e OAB, organizarmos um evento que chame a atenção da sociedade para a questão da saúde pública", disse o advogado Deywsson Medeiros. Ele também ressaltou que as portas da OAB/RN estão abertas para a Arquidiocese de Natal. Para o Arcebispo, a ideia da realização desse evento, em conjunto, é viável. "Quero que hajam gestos concretos e frutos permanentes da Campanha da Fraternidade", ressaltou.

Ficou prevista uma nova visita ao Arcebispo, desta vez com o presidente da OAB/RN, advogado Paulo Teixeira.

Fonte: Arquidiosede de Natal

Paróquia abre inscrições para Crisma e Catequese

A Paróquia de Nova Cruz está com inscrições abertas para novas turmas de Catequese do bairro São Sebastião, no período de 5 a 26 de março. As inscrições poderão ser feita na sede da Pastoral da Criança (por traz do hospital), das 8 às 11h ou na Igreja de São Sebastião das 15h às 17h. No ato da inscrição é preciso ter o registro de nascimento da criança.

Também esta aberta às inscrições para Crisma 2012. O interessado pode procurar à secretaria paroquial de segunda a sexta ou a Igreja de São Sebastião, aos sábados. Os encontros de preparação para crisma terão início dia 24 deste mês. No dia 25 todos os crismando serão apresentados na missa às 19h, na Igreja Matriz.

RCC abre inscrição para Seminário de Vida no Espírito Santo

A Renovação Carismática Católica da Paróquia de Nova Cruz abre inscrições para Seminário de Vida no Espírito Santo. Os interessado podem fazer a inscrição a partir de segunda-feira, dia 5, na secretaria paroquial ou na Livraria Água Viva.O Seminário acontecerá no período de 23 a 25 deste mês, no Centro Pastoral do Catolé. Palestras, oração, louvor, adoração e missa fazem parte da programação.

Comunidade faz campanha para terminar construção da Igreja


Ajude nossa igreja” é o título da campanha do telhado que a comunidade do Planalto iniciou este mês. O objetivo é arrecada recursos para cobertura da capela que está sendo construída no bairro. As pastorais, movimentos e serviços irão receber envelopes para os membros colocar a contribuição. A comissão da campanha passará no comercio local e visitará pessoas para possíveis doações.

Atualmente a capela está com as paredes levantadas e com cobertura na sacristia. Tudo foi feito com doações diversas e renda financeira das festas da padroeira do Planalto Mãe Peregrina, realizada nos últimos anos.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Assista este vídeo da posse de Dom Jaime

Comina lança material do 3º Congresso Missionário Nacional




Neste fim de semana, dias 2 a 4 de março, representantes das forças missionárias da Igreja Católica no Brasil estarão reunidas na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), para a 29ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), organismo cuja finalidade é a animação, a formação, a organização e a cooperação missionária além-fronteiras das igrejas locais.

O principal objetivo do evento é a preparação do 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN) que reunirá nos dias 12 a 15 de julho, em Palmas (TO), cerca de 600 pessoas de todas as regiões do Brasil. O 3º CMN terá como tema "Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Vaticano II". Segundo o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, durante a Assembleia do Comina serão apresentados alguns materiais do 3º CMN, entre eles, o site, onde serão publicadas todas as informações e documentos oficiais do Congresso; o Instrumento de Trabalho, que é o Texto-Base do Congresso, além do cartaz e a logomarca.

Congressos Missionários do Brasil

A caminhada dos Congressos Missionários Nacionais chega à sua terceira etapa. São pensados e realizados em preparação aos Congressos Americano e Latino-Americano (CAM/Comla) que deverão ocorrer pela quarta e nova vez respectivamente, em 2013, em Maracaibo, Venezuela. "Os CMN propõem-se como forte momento de reflexão, animação e articulação em torno da natureza missionária da Igreja e de suas tarefas evangelizadoras prioritárias no mundo de hoje, com enfoque na missão ad gentes (além-fronteiras)", comenta o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estêvão Raschietti.

Saiba mais: click AQUI

Fonte: Blog da CNBB

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Participe da via-sacra na Igreja Matriz

Toda sexta-feira acontece na Igreja Matriz da Imaculada Conceição em Nova Cruz a via-sacra. Fieis paroquianos participam semanalmente deste momento da quaresma. A via-sacra tem início às 19h. Outro momento deste tempo quaresmal é a realização da CF em família que está acontecendo através das pastorais, movimentos e serviços da Paróquia de Nova Cruz.

Foto: via-sacra realizada em 2011

Paróquia de Nova Cruz realizará abertura da CF dia 4

Abertura da CF realizado em 2011
Foto: Simone Fernandes


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará a abertura oficial da Campanha da Fraternidade no próximo domingo, 4 de março. A partir das 17h30, fieis paroquianos de Nova Cruz se concentrarão na Igreja de São Sebastião para momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade e apresentação teatral. Ás 18h todos sairão em caminhada pelas ruas de Nova Cruz com destino a Igreja Matriz, onde haverá missa de abertura da CF. Durante o percurso da caminhada haverá duas paradas para momento de reflexão a CF. Anualmente a paróquia de Nova Cruz desenvolve a Campanha da Fraternidade e na abertura a caminhada tem despertado o interesse dos novacruzenses

Em Nova Cruz a Campanha Fraternidade será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No dia 24 a paróquia realizará uma caminhada esportiva pelas principais ruas da cidade. Antes da caminhada um professor de educação física fará alongamentos e execercios físicos com os participantes. Para este dia serão confeccionadas camisetas com apoio da secretaria municipal de saúde.

Arquidiocese faz lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2012



O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, na Arquidiocese de Natal, terá dois momentos. O primeiro será um café com a imprensa, na sexta-feira, 2 de março, às 8h30, no Centro Pastoral da Paróquia de Santa Teresinha, no Tirol. Na ocasião, o Pe. Alcimário Pereira, coordenador da Equipe de Campanhas, fará a apresentação da Campanha da Fraternidade para autoridades, entre as quais representantes da Prefeitura, da Secretaria de Saúde do Estado, da promotoria Pública da Saúde, entre outras. A Irmã Vilma Lúcia, do Setor Arquivo, da Arquidiocese de Natal, fará uma breve apresentação histórica da Campanha da Fraternidade, desde a origem, em Nísia Floresta, até a abrangência nacional. A primeira Campanha foi realizada em Natal, no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales, com o objetivo fazer “uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da Arquidiocese de Natal.

O segundo momento de lançamento da CF 2012 será a Celebração Eucarística, no sábado, 3 de março, às 8h30, na Catedral Metropolitana de Natal. Na oportunidade, será feita a Administração da Unção dos Enfermos. O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá a celebração. Ao mesmo tempo, várias paróquias estão realizando a Campanha, com abertura, encontros, visita às secretarias municipais de saúde e busca de parcerias para o debate que o Texto-Base da CF 2012 propõe. Durante todo o período da Quaresma, as atividades da Campanha serão realizadas em níveis Arquidiocesano e Paroquiais. Nas paróquias, as ações são as mais diversas, a partir da realidade de cada uma.

Fonte: Arquidiocese de Natal.

Diocese de Campina Grande nomeia Administrador Diocesano




A Diocese de Campina Grande anunciou, na tarde desta terça-feira (28), o seu novo Administrador Diocesano. Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes foi escolhido e nomeado durante a reunião do Colégio de Consultores. O Padre assume as atividades administrativas até o anúncio e posse do novo Bispo para Diocese de Campina Grande.

Com saída de Dom Jaime Vieira Rocha para a Arquidiocese de Natal, a diocese de Campina Grande é declarada vacante até a nomeação de seu novo Bispo. Pe. Márcio Henrique é Pároco da Catedral e desde maio de 2008 desempenha a função de Vigário-Geral da diocese.

Sobre o novo desafio, o padre diz em sua carta oficial de nomeação, que acolhe a missão “com sentimentos de humildade, co-responsabilidade e confiança na força de Deus para continuar os trabalhos que já vinham sendo realizados, sobretudo, pastoralmente”. Pe. Márcio ainda ressalta sua vocação sacerdotal: “em respeito a minha vocação sacerdotal, ponho-me na inteira disposição de Deus e da Igreja para corresponder com este ofício a mim confiado, trabalhando para que cresça a comunhão entre nós e que não haja nenhuma interrupção em nossa caminhada pastoral”.

O Administrador Diocesano tem a tarefa de preparar a Diocese para acolher aquele que será eleito Bispo desta Igreja Particular.

Fonte: Diocese de Campina Grande

Paróquia de Nova Cruz realizará CF nos setores

A Paróquia de Nova Cruz realizou uma reunião com a equipe da Campanha da Fraternidade, agentes de saúde e membros da secretaria municipal de saúde, entre eles estava a secretária Annie Azevedo da Cunha Lima para definir o desenvolvimento da CF. A reunião aconteceu terça-feira, dia 28, na capela Santo Expedito, com a presença do Pe. Janilson Macedo, vigario paroquial.

A Campanha da Fraternidade será desenvolvida nos setores da paróquia durante todo o mês de março. Uma comunidade será sede do encontro. Serão quatros encontros a ser realizado nos dias 11, em Lagoa Limpa do Fernando; dia 17 em Lagoa Verde; dia no Assentamento e dia em Lagoa Limpa.

Os encontros terão a presença do grupo de teatro da secretaria municipal de saúde que abordará temas relacionados a saúde pública e da equipe paroquial da CF. Todos os encontros acontecerão das 8h às 11h, com palestras, apresentações, vídeos, e atendimento médico (a cargo da SMS, quando possivel).

Kairós com Pe Paulinho e Salette Ferreira em Natal


Está se aproximando o mês de março, e com ele o nosso primeiro evento de 2012!

Teremos um Kairós, um dia de graça, com as presenças de Padre Paulinho e Salette Ferreira com o tema: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31).

Confira as informações abaixo:

Será no dia 04 de março (domingo) a partir das 8h da manhã, no Ginásio do CIC (entrada na R. Felipe Camarão – Centro – Natal). Entrada a R$ 10,00.

Além de muito louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, teremos a Santa Missa e um Show de Evangelização com a Salette!

Venha participar! Esperamos por você!

Fonte: Blog Canção Nova Natal

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Arcebispo de Natal fez visita ao Tribunal de Justiça

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, visitou a Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargadora Judite Nunes, na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro. “Trago votos de boa vontade. Conte com nossas orações, pois sabemos das responsabilidades da Justiça”, frisou o Arcebispo. A Desembargadora expressou a alegria e a honra em receber a visita do Arcebispo de Natal. “A presença do senhor, nesta casa, é abençoada”, destacou.

O encontro também contou com a presença dos desembargadores Caio Alencar e Cláudio Santos.
A ida ao Tribunal faz parte da programação de Dom Jaime, na primeira semana como Arcebispo de Natal, que inclui visitas a autoridades e instituições.

Dom Jaime em conversa com desembargadores, no TJ
Foto: Cacilda Medeiros

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Veja mais fotos da posse de Dom Jailme



A Catedral de Natal ficou pequena para a multidão que participou da celebração do novo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, na manhã do dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal. Veja mais fotos: CLICK AQUI

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Nova Cruz participou da posse de Dom Jailme

Foto: Flavio Luiz

Fiéis paroquianos de Nova Cruz estiveram na manhã deste domingo, 26, na Catedral Metrolitana de Natal, participando da posse do novo Arcebispo, Dom Jailme Vieira Rocha. Uma faixa de acolhendo dom Jaime foi feita e exposta na catedral. VEJA AS FOTOS: CLICK AQUI

Foto: Alex Régis

A posse do sexto arcebispo metropolitano de Natal teve início por voltas 9h30, com a leitura da "Letras Apostólicas" (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal), pelo chanceler da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante. A passagem do báculo (espécie de cajado) das mãos de Dom Matias Patrício de Macedo, à frente da Arquidiocese desde 2004, para o então arcebispo Dom Jaime Vieira concretizou a entrega do governo arquidiocesano. O rito foi seguido da saudação de todos os religiosos, que beijaram a mão do novo dirigente, em demonstração de obediência e respeito. Antes o Pe. Edilson Nobre fez a saudação em nome do clero natalense ao novo arcebispo.


Milhares de fieis, vindos de diversas cidades do Estado e da Paraíba, lotaram a Catedral Metropolitana de Natal para receber o novo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Os ritos iniciaram com o hasteamento da bandeira e execução do hino nacional, para em seguida o representante da prefeita Micarla de Sousa, o vereador Edivan Martins entregar as chaves da cidade ao novo líder católico. A governadora Rosalba Ciarline destacou que "seguindo o exemplo de Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macedo, a atuação de Dom Jaime à frente da Igreja no Rio Grande do norte será de renovação e fortalecimento".

Em agradecimentos a religiosos e bispos durante a caminhada de 37 anos de sacerdócio, Dom Jaime mencionou seus predecessores Dom Matias Patrício e Dom Heitor de Araújo Sales como seus conselheiros, nesta nova etapa. "Guardo o testemunho dos padres mais antigos e renovo a minha fidelidade e obediência a Igreja".


Fonte: Tribuna do Norte

Paróquia de Nova Cruz realizou formação sobre CF 2012

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou no último dia 25, sábado, a reunião do Conselho Pastoral Paroquial - CPP. Na ocasião a pauta da reunião foi a formação sobre a Campanha da Fraternidade 2012, cujo, tema trata da saúde pública. A reunião contou com a participação de membros das pastorais, movimentos, serviços, representantes de algumas comunidades, membros da secretaria municipal de saúde e do vigário paroquial, Pe. Janilson Macedo.

Na ocasião foi definido a parceria entre a Paróquia de Nova Cruz e a secretaria municipal de saúde que ambas irão desenvolver a CF 2012 no território da paróquia. A secretária de Saúde, Annie Azevedo Cunha Lima, esteve presente falou um pouco a saúde em Nova Cruz como também respondeu algumas perguntas sobre o saúde.

Na formação foi apresentado o tema, lema, objetivos, oração e hino da Campanha da Fraternidade 2012. Lá também foi divulgado a programação da abertura oficial da CF em Nova Cruz, marcado para próximo domingo, 4 de março; como também as datas dos encontros da CF no setores da paróquia.



Secretária de Saúde, Annie Azevedo da Cunha Lima

Diácono Jeová, membro da Equipe CF 2012

Fotos: Flavio Luiz, Karla Priscila e Diogo Oliveira

VEJA MAIS FOTOS: CLICK AQUI