sábado, 25 de janeiro de 2014

Pesquisa mostra que há mais de nove mil grupos de jovens da PJ no Brasil

Existem hoje, no país, 9. 183 grupos de jovens da Pastoral da Juventude, em 2.675 paróquias. Foi o que informou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, durante a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que acontece em Ribeirão das Neves, de 20 a 26 de janeiro.
Os dados, apresentados pelo assessor, são resultados de uma pesquisa realizada junto aos regionais e dioceses do Brasil, com o objetivo de fazer um diagnóstico da realidade da Pastoral da Juventude no Brasil.

A pesquisa constata, ainda, que das 2.675 paróquias, 1765 têm coordenação de PJ, mas 1641 não têm assessoria e acompanhamento.
No encontro, os jovens apontaram os desafios e avanços das dioceses e regionais com relação à Pastoral da Juventude e indicaram membros para a Comissão Nacional de Assessores, responsável por acompanhar as formações de assessores e jovens nos regionais.
A Pastoral da Juventude comemora os seus 40 anos. A Ampliada aborda o tema “Somos Igreja Jovem: 40 anos construindo a civilização do amor” e lema “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Participam da ANPJ cem delegados de todos os regionais da CNBB, com a finalidade de avaliar a caminhada da PJ e definir diretrizes para a ação pastoral.
Fonte: CNBB

Encontro do 8º zonal em Brejinho/RN

O primeiro encontro do 8º Zonal Arquidiocesano do ano de 2014, aconteceu nesta ultima sexta-feira, dia 24, na cidade de Brejinho. Com a presença dos padres administradores e vigários das paróquias que compõe o zonal, juntamente com diáconos, freiras consagradas e leigos de pastorais, serviços e movimentos. 

O encontro teve como objetivo aprofundar, conhecer e traçar planos de ação para a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema: "Fraternidade e trafico humano". O anfitrião, pároco de Brejinho, o Pe. Roberlan Roberton fez as boas vindas e o momento de oração e reflexão da palavra, fazendo uma breve introdução do tema da Campanha.

Logo após teve uma palestra com o assessor da Pastoral da Criança Tone, que aprofundou o tema, as diretrizes do trabalho e temática da CF 2014. Falou ainda do lema da campanha que é: "É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1).A abertura da Campanha da fraternidade acontecerá no bairro Planalto, cidade Satélite, no dia 8 de março.  

Nos assuntos gerais foi falado sobre o Curso de Dinâmica para Lideres (CDL), em Santo Antônio, de 28 a 30 de março, para Jovens e coordenadores de grupos de juventude. A assessoria e organização do curso está por parte do Pe. Mário Gomes, Pároco de Serra de São Bento, que trabalha com o setor juventude.

No dia 05 de Abril está marcado o Congresso sobre Catecismo da Igreja Católica, a realizar-se-a no Colégio nossa Senhora das Neves, em Natal. O congresso terá a participação de padres, Religiosos em geral e representantes das paróquias que compõe a arquidiocese de Natal. Lembrando que a arquidiocese de Natal por meio do Arcebispo Dom Jaime está realizando uma campanha com objetivo de fazer todas as famílias cristãs adquirir e conhecer o catecismo. Grande remeça de exemplares do catecismo já se encontram na arquidiocese.

O próximo encontro de Zonal será realizado no dia 21 de março, na cidade de Lagoa de Pedras, e terá como pauta principal o catecismo da igreja Católica.










Fotos: Washington

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Festa de Nossa Senhora da Piedade


A festa em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, começa na sexta-feira dia 24 de janeiro e prossegue até dia 2 de fevereiro. Durante o período da festa aconteceu caminhada penitencial, às 5 horas, reza do oficio de Nossa Senhora e celebrações todas as noites às 19 horas. A programação social será realizada nos dias 31 de janeiro e primeiro de fevereiro com quermesse e show religioso. O encerramento da festa acontecerá dia 2 de fevereiro, com procissão e missa a partir das 16 horas. De 27 a 30 de janeiro aconteceu Missões Populares.
 Fotos da abertura da festa 2013




Vaticano divulga Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações



O Pontifício Conselho para as Comunicações divulgou na quinta-feira, 23, a mensagem do papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 1º de junho. O texto traz como tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”.


O papa reconhece a importância dos meios de comunicação e novas mídias sociais digitais. " Podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana”, afirma. Porém, faz um alerta para que as redes não sejam usadas para o isolamento social. “O próprio mundo dos mass media não pode alhear-se da solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura. A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas”, acrescenta o papa.

Confira a íntegra do texto: Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações

Fonte: CNBB

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Convite especial para os paroquianos

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, convida todo os paroquianos para participar da tradicional quinta-feira de missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, sempre às 19:00h, na igreja Matriz de Nova Cruz. Momento profundo de espiritualidade vivida na celebração da Santa Missa e logo após, a adoração ao Corpo Santo de Jesus. Participem desse momento sublime.


Fonte: Pascom Nova Cruz

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Papa pede aos migrantes para que não percam a esperança

No dia Mundial do Migrante e do Refugiado, celebrado ontem, 19, o papa Francisco pediu, ao final da Oração do Ângelus, para que os migrantes não percam a esperança de um mundo melhor. “Desejo que vivais em paz nos países que os acolhem, guardando os valores de vossas culturas de origem”, disse Francisco aos peregrinos presentes na Praça de São Pedro.
 
O papa também agradeceu às pessoas que trabalham com os migrantes, “acolhendo-os e acompanhando-os em seus momentos difíceis, para defende-los daqueles que o beato Scalabrini definia como ‘os mercadores de carne humana’, que querem escraviza-los”.
O papa agradeceu, em particular, à Congregação dos Missionários de São Carlos, aos padres e religiosas scalabrinianos, “que tanto bem fazem à Igreja e se ‘fazem migrantes entre os migrantes’”.
“Neste momento, pensemos em tantos migrantes e refugiados, em seus sofrimentos, em sua vida muitas vezes sem trabalho, sem documentos... em tanta dor”, disse o papa ao convidar os fiéis para rezar uma Ave Maria.
Fonte: CNBB

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pároco recebe título de cidadão novacruzense


O Padre Francisco de Assis Inácio, atual pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de recebeu da Câmara Municipal de Nova Cruz, no último sábado (18) em sessão solene da entrega de título de cidadão novacruzense e comenda Djalma Marinho. O título foi proposto pelo vereador Gerson Vitor, e aprovado por todos os vereadores. O vereador Aluísio Sena entregou o título ao Pe. Assis.




 

Os homenageados



Pe. Assis agradeceu o título


Pe. Assis e Tarcísio Marcelo, Proprietário da Rádio Talismã,
 onde o Pe. tem um programa de rádio

Flavio Azevedo, presidente da Emater/RN, Ver. Gerson, Pe. Assis e Sr. Moura

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO ATRAI MILHARES DE DEVOTOS EM NOVA CRUZ.


 



 
Milhares de pessoas participam da tradicional procissão de São Sebastião na tarde desta segunda feira, 20 de Janeiro, em Nova Cruz, encerrando a programação festiva em homenagem ao santo mártir. É comum ver pessoas e até familias inteiras vestindo-se de vermelho a cor que identifica o martírio. 







Nesta ocasião Nova Cruz recebe milhares de devotos, sejam novacruzenses moradores na cidade, sejam novacruzenses que estão em outras cidades e até mesmo moradores de outros estados, muitos dos quais pagando suas promessas e graças alcançadas pela intercessão de São Sebastião.



 

Os fiéis percorreram as principais ruas da cidade e logo ao chegarem à Igreja de São Sebastião participaram da celebração da Missa de Encerramento, presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, D. Matias Patrício e concelebrada  pelos Padres, Pedro Cunha – Vigário Paroquial, Francisco Inácio -  Pároco de Nova Cruz.

 
 


 




 Fotos: Pascom

VEJA MAIS FOTOS AQUI 

Ultima noite de festa da novena de São Sebastião

Foi com muita alegria que os fieis da Paroquia de Nova Cruz celebraram o ultimo dia da novena em honra ao padroeiro São Sebastião, neste dia 19 de janeiro. Com a presença dos noiteiros que eram compostos dos poderes públicos, prefeitura municipal e suas secretarias, Câmara Municipal, poder judiciário, 8º Batalhão, e as rádios FM e AM, a missa foi iniciada com um gesto de doação feito por um casal que doou juma imagem de São Sebastião para a comunidade. A missa teve a presença ilustre do arcebispo emerito de Natal Dom Matias Patrício de Macedo que presidio a celebração juntamente com Pe. Matias Soares, pároco de São José do Mipibú e o Pároco de Nova Cruz Pe. Francisco de Assis inácio. Pe. Francisco fez a proclamação do evangelho e logo após o Pe. Matias Soares fez a homilia. A missa ainda teve a presença da vice-prefeita de natal e ex-governadora do rio Grande do Norte Vilma de Farias, com seu esposo e seus assessores. Ao Fim da missa o povo se dirigiu para a praça em frente a igreja onde está montada a quermesse, com mesas, leilão e serviço de bar. Nesta noite a programação social contou com a apresentação das bandas Forro dos Karas e Pagode Rebolar.




 











Fotos: Robervânio
veja mais fotos AQUI