sábado, 29 de maio de 2010

Livro sobre Monsenhor Pedro Moura será lançado em Nova Cruz

João Agripino, autor do livro
Foto: Flavio Luiz

"O Nova-Cruzense do século xx" é o nome do livro que conta a História de Monsenhor Pedro Moura, um ex-pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. O autor do livro é um ex-seminárista e hoje advogado João Agripino da Silva. Ele foi batizado por Mons. Pedro Moura e por ele foi enviado ao Seminário menor de São Pedro no ano de 1956. Hoje João Agripino é casado com Francisca de Mâcedo Silva, com quem tem dois filhos.

O lançamento do livro acontecerá no dia 31 de maio, no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 14h30. Várias autoridades estarão presentes na solenidade de lançamento.

Carismáticos realizam Cerco de Jericó

Cerco de Jericó realizado em 2009
Foto: Flavio Luiz

A Renovação Carismática Católica - RCC - da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará Cerco de Jericó, no período de 3 a 10 de junho, na Igreja da Sagrada Família, bairro Cidade do Sol, em Nova Cruz. A abertura será feita no dia 3, às 19 horas, logo após a procissão de Corpus Christi. No período do Cerco, haverá exposição do Santíssimo Sacramento, com adoração permanente.

As atividades constarão de louvor, reza do terço, momentos de reflexão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A animação será feita pelos vários ministérios da RCC. o Cerco de Jericó vem sendo realizado há vários anos e conta com a particiapação de agentes das várias pastorais da Paróquia de Nova Cruz.


Fonte: Jornal A Ordem Online

Apostolado festeja o Sagrado Coração




O Apostolado da Oração da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebrará a festa do Sagrado Coração de Jesus no período de primeiro a quatro de junho. A abertura será dia primeiro, às 19 horas, na Igreja de São Sebastião, com celebração da Palavra, nos dois primeiros dias.
Na quinta-feira, dia três, o Apostolado participa das celebrações da solenidade de Corpus Christi. Na procissão, também será conduzida a imagem de Sagrado Coração de Jesus. A festa terminará no dia quatro, às 8 horas, com missa na Igreja de São Sebastião. Na ocasião, será feita a entrega das fitas aos novos membros do Apostolado da Oração.

Fonte: Jornal A Ordem Online

Paróquias celebram solenidade de Corpus Christi

Dom Matias, conduzindo o Santíssimo Sacramento, na procissão, em 2009
Foto: Cacilda Medeiros

Todas as paróquias da Arquidiocese de Natal celebrarão a solenidade de Corpus Christi, quinta-feira próxima, 3 de junho, com as mais diversas atividades. Na paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Tirol, Natal, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8 às 15 horas, com presença de padres, fiéis e agentes das pastorais, serviços e movimentos. Às 16 horas, haverá missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, seguida de procissão com o Santíssimo.

Em Nova Cruz, a programação começará às 8 horas, com adoração ao Santíssimo Sacramento pelos fiéis e agentes das diversas pastorais, serviços e movimentos. Às 16 horas, aconcerá missa na Matriz, seguida de procissão conduzindo o Santíssimo e a imagem do Sagrado Coração de Jesus, pelas ruas da cidade.

Em Lajes Pintadas, também haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, pelos fiéis e agentes pastorais, a partir das 8 horas, na Igreja de São Francisco de Assis, terminando com a missa, às 17 horas. Na Matriz de Sant’Ana, Soledade II, zona norte de Natal, a missa será às 16h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro. Na paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, de Ponta Negra, a missa será às 7 horas, seguida de procissão. No dia de Corpus Christi, o Movimento Eucarístico Jovem, de Ponta Negra, completará 25 anos.

Na paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, Natal, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das 8 horas, na Matriz. Às 17 horas, haverá a missa solene, seguida de procissão pelas ruas do bairro, conduzindo o Santíssimo.

Fonte: Jornal A Ordem Online

Faculdade Dom Heitor tem credenciamento aprovado

Sede do ITEPAN e da Faculdade Dom Heitor Sales
Foto: José Bezerra

O Diário Oficial da União, de 26 de maio, publicou o parecer favorável ao credencia-mento dos cursos da Faculdade Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal. A Faculdade funcionará no Instituto de Teologia Pastoral de Natal, ITEPAN. O parecer foi dado pela relatora Maria Beatriz Moreira Luce. “Essa publicação é o instrumento a partir do qual o Ministro de Estado da Educação assinará a portaria de funcionamento dos cursos”, explicou o Pe. João Medeiros Filho, membro da comissão encarregada da criação da Faculdade.

O credenciamento permite à Faculdade abrir dois cursos superiores: bacharelado em Teologia e licenciatura em Filosofia. A Faculdade tem autorização para abrir 100 vagas em cada curso. “A publicação do Decreto do Ministro pode ocorrer a qualquer momento”, informa o Pe. João Medeiros.

Fonte: Jornal A Ordem OnLine

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Emoção marca vida das pessoas que coroam a imagem de Nossa Senhora

Maria Fabiana, quando coroava a imagem,
na Igreja de São Sebastião, em Nova Cruz, ano de 1997
Foto: cedida

Ser “anjinho” e ter o privilégio de ser escolhida para coroar a imagem de Nossa Senhora, no encerramento do mês de maio, torna-se um momento marcante na vida de várias pessoas. Tânia Maria da Rocha Fernandes, 31 anos, funcionária pública, residente em Ceará-Mirim, é uma dessas pessoas. Quando criança, por vários anos, ela se vestiu como anjo e coroou a imagem de Nossa Senhora, fato que ela nunca mais esqueceu. “Foram momentos marcantes, apesar de, na época, ainda criança, eu não entender bem o significado da coroação. Hoje, considero importante este ato simbólico de externar o carinho do povo pela mãe do Salvador. Ela, que é intercessora e nos aponta o caminho certo para Jesus, merecidamente é coroado como rainha”, relata Tânia.

A aposentada Maria de Lourdes de Souza, 79 anos, viúva, residente na comunidade de Espírito Santo, recorda, emocionada, a época em que foi convidada para coroar a imagem da padroeira. “Eu tinha de 8 a 10 anos e fui convidada para coroar Nossa Senhora da Piedade. A minha emoção foi muito grande, porque era desejo de toda menina de Espírito Santo, coroar Nossa Senhora. Tive muita emoção e acho que foi uma grande coisa que fizeram na minha vida. Quando eu estava lá no altar, aguardando a hora para a coroação, parecia que eu já estava no céu”, relembra Maria de Lourdes.

Tânia Maria, Maria de Lourdes, Gilvanda Macêdo, Maria Fabiana. As quatro são adultas e residem em cidades diferentes, no interior do Rio Grande do Norte. Mas, além do nome “Maria” (três delas), elas têm mais uma coisa em comum: coroaram a imagem de Nossa Senhora, quando crianças. E mais: as quatro testemunham que o fato de terem tido o privilégio de serem escolhidas para coroar a imagem de Maria marcou, para sempre, suas vidas. Na maioria das paróquias e comunidades há festa, neste final de semana. É a celebração da coroação da imagem de Nossa Senhora, uma tradição que existe na Igreja há cerca de 500 anos.

Em Nova Cruz a programação de encerramento do mês Mariano terá inicio com uma carreata que sairá da comunidade de Lagoa Limpa e com chegada na Igreja Matriz onde acontece a coroação. Antes da coroação terá a missa presidida pelo Padre Edilson Nobre e concelebrada pelo Padre Iranildo Augusto.

Fonte: Jornal A Ordem Online

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Maio mês de Maria

Em todas as comunidades da paróquia de Nova Cruz está sendo vivenciado o mês mariano. Reza do terço, louvores, celebrações e a participação de muitos devotos de Nossa Senhora, fazem parte da devoção popular.

Maria, Mãe da bondade,
dá unidade a todos nós.
Ampara nossa fraqueza,
dá-nos certeza de ir pro céu.
Teu santo colo embalou,
quando Menino, o Salvador
e, nesse regaço santo
nos entregamos, cheios de amor!


Maria, a humanidade
precisa tanto viver em paz...
Estende o divino manto
com que aqueceste o Redentor.
Os homens, no mundo frio,
se esquecem sempre de dizer "sim".
Ensina-nos, Mãe querida:
não vale a pena viver assim!


Maria, o mundo inteiro
louva o teu nome com devoção.
És Mãe igualmente santa
dos tantos filhos que a Cruz gerou.
Aponta-nos o rumo certo,
enche de fé nossa solidão,
dizendo o "sim" com alegria,
torna-nos dignos da salvação!

Conselho Curador do CONIC emite declaração sobre ética e eleições 2010


Os Presidentes das igrejas-membro que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) estiveram reunidos ontem, 25, em Brasília, para a reunião do Conselho Curador da entidade. O objetivo do encontro foi analisar balancetes fiscais e fazer uma análise da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. O Conselho Curador também refletiu sobre os temas: Ética na política e Eleições 2010.

Estiveram presentes: o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa; o bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), dom Maurício de Andrade; o Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor doutor Walter Altmann; o moderador da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), pastor Enoc Wenceslau; o padre da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Joanilson Pires do Carmo; o presidente do CONIC, pastor sinodal Carlos Möller e o secretário geral do CONIC, reverendo Luiz Alberto Barbosa.

Fonte: CNBB

Comissão prepara celebração dos 50 anos do documento sobre Liturgia



Em reunião da Equipe de Reflexão do Setor Pastoral Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. A equipe esteve reunida na segunda-feira, 24, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo, para dar andamento aos diversos projetos da Comissão.

“O tema principal de estudo na reunião é a preparação da comemoração dos 50 anos da Sacrosanctum Concílium, em comunhão com o projeto que será assumido pela CNBB, na celebração dos 50 anos do Vaticano II”, explica o assessor da Comissão, padre Carlos Gustavo Haas.

A Equipe prepara também a reunião dos presidentes e secretários executivos das comissões nacionais de liturgia da América Latina. A reunião será em setembro e contará com a presença do cardeal Antonio Cañizares, prefeito para a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. “Nesta reunião será refletido sobre a vida litúrgica no Continente”, esclarece padre Gustavo.

Participam da reunião em São Paulo o bispo de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco; os padres Gregório Lutz, Marcelino Sivinski, Hernaldo Farias, Carlos Gustavo Haas; Irmã Veronice Fernandes; Frei Faustino Paludo; Frei José Ariovaldo da Silva e os liturgistas convidados dom Emanuele Bargellini, monge camaldulense, e Ione Buyst.

Fonte: CNBB

terça-feira, 25 de maio de 2010

Santa Rita de Cássia: inauguração no dia 27 de junho


Maior estátua do país com 56 metros de altura, a imagem de Santa Rita de Cássia terá a sua inauguração no dia 27 de junho. E deverá atrair para o município de Santa Cruz e para a região Trairi as atenções do turismo religioso. O monte onde está erguida a estátua já foi transformado pela Igreja Católica em Santuário de Santa Rita de Cássia e deverá receber peregrinos de todas as partes do país.

Pela grandiosidade da imagem e pela forte devoção do povo a Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, a estátua terá impacto direto na economia local e na vida da população do município e da região do Trairi.

A estátua de Rita de Cássia em Santa Cruz com seus 56 metros é mais alta que o Cristo Redentor (38) e do que a Estátua da Liberdade (44).

O Alto de Santa Rita de Cássia é uma estátua e complexo turistico religioso em construção em homenagem a Santa. Está projetada para ser a maior estátua de toda a América, com 42 metros de altura (com o pedestal chega a 56 metros) é a maior estátua católica do planeta. Está sendo construída no Monte Carmelo, às margens da BR-226, no município de Santa Cruz, distante a 115 quilômetros de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

A construção foi iniciada em novembro de 2007 e está custando mais de R$ 4 milhões e atualmente está em fase final, restando somente alguns detalhes e a coroa.

Pastorais e Movimentos Sociais realizam 2ª Assembleia Popular Nacional



Na tarde desta terça-feira, 25, tem início em Luziânia (GO), a 40 km de Brasília, a 2ª Assembleia Popular Nacional. O evento é fruto da 4ª Semana Social Brasileira, evento organizado pelas Pastorais Sociais, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também pelo Jubileu Sul, movimento social que nasceu no ano 2000, com o objetivo de discutir a dívida pública, externa e ecológica – além de outros temas, que deverão ser tratados até a sexta-feira, 28, na Assembleia. O encontro terá início com uma análise de conjuntura feita pela assessora das Pastorais Sociais da CNBB, irmã Delci Franzen, e pelo economista e ativista social, membro da direção nacional do Movimento Sem Terra (MST), João Pedro Stédile.

Cinco anos depois da 1ª Assembleia, este segundo encontro, que começa amanhã, deverá reunir 600 pessoas vindas de todos os estados do Brasil, para dar continuidade às discussões em torno do documento “O Brasil que Queremos” – texto que foi aprovado na primeira Assembleia Popular, que aconteceu em outubro de 2005, em Brasília.

fonte: CNBB

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto Lectionautas é implantado no Brasil



Alegria, leitura da Palavra de Deus, oração e compromisso marcaram o primeiro encontro de capacitação do Projeto Lectionautas, no Brasil, realizado neste último final de semana, 21 a 23, em Natal (RN). Cerca de 60 jovens das dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas aprenderam o método da Leitura Orante da Bíblia, orientados pelos assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio Ribeiro, irmã Eugênia Aguado e Maria Cecília Rover.

Segundo Ricardo Gzrona, que reside em Miami, nos Estados Unidos, esse foi o primeiro encontro de formação para jovens lectionautas, realizado sem ser em língua espanhola. “Em língua espanhola, já foram realizados 158 encontros, em vários países, como Argentina, Nicarágua, México, Chile, Panamá e outros. Agora, é essa nossa primeira experiência em outro idioma”, disse o consultor das Sociedades Bíblicas, na abertura do encontro.

lectionautas_missaSobre a Lectio Divina, ou Leitura Orante da Bíblia, a assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, Cecília Rover, lembrou que esse método não é uma novidade na Igreja. “Os judeus e as primeiras comunidades cristãs já usavam, seguindo o exemplo de Jesus Cristo. Agora, o Documento de Aparecida reforçou a importância do encontro com Jesus Cristo, através da Palavra”, explicou Cecília.

O Projeto Lectionautas nasceu no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), através do Centro Bíblico para a América Latina (CEBIPAL). “Nós usamos a internet e adaptamos a palavra de Deus à linguagem simples, da internet. Trazemos, por meio da internet, a palavra de Deus para perto do jovem”, explicou Hugo Flores, responsável pela manutenção da página: www.lectionautas.com.

Atualmente, o conteúdo da página é apenas em espanhol. A partir de julho, estará disponível também em língua portuguesa. No final do encontro, os assessores orientaram os participantes a repassarem o que aprenderam para outros jovens de suas dioceses e paróquias.

Para dar continuidade ao projeto, no Nordeste 2, foi escolhida uma equipe de articulação formada por quatro jovens, sendo um de cada estado que compõe o Regional. O próximo Regional da CNBB a implantar o Projeto será o Nordeste 4, formado pelas dioceses do estado do Piauí. Lá, o encontro acontecerá no período de 6 a 8 de agosto deste ano.

Fonte: CNBB