sexta-feira, 28 de maio de 2010

Emoção marca vida das pessoas que coroam a imagem de Nossa Senhora

Maria Fabiana, quando coroava a imagem,
na Igreja de São Sebastião, em Nova Cruz, ano de 1997
Foto: cedida

Ser “anjinho” e ter o privilégio de ser escolhida para coroar a imagem de Nossa Senhora, no encerramento do mês de maio, torna-se um momento marcante na vida de várias pessoas. Tânia Maria da Rocha Fernandes, 31 anos, funcionária pública, residente em Ceará-Mirim, é uma dessas pessoas. Quando criança, por vários anos, ela se vestiu como anjo e coroou a imagem de Nossa Senhora, fato que ela nunca mais esqueceu. “Foram momentos marcantes, apesar de, na época, ainda criança, eu não entender bem o significado da coroação. Hoje, considero importante este ato simbólico de externar o carinho do povo pela mãe do Salvador. Ela, que é intercessora e nos aponta o caminho certo para Jesus, merecidamente é coroado como rainha”, relata Tânia.

A aposentada Maria de Lourdes de Souza, 79 anos, viúva, residente na comunidade de Espírito Santo, recorda, emocionada, a época em que foi convidada para coroar a imagem da padroeira. “Eu tinha de 8 a 10 anos e fui convidada para coroar Nossa Senhora da Piedade. A minha emoção foi muito grande, porque era desejo de toda menina de Espírito Santo, coroar Nossa Senhora. Tive muita emoção e acho que foi uma grande coisa que fizeram na minha vida. Quando eu estava lá no altar, aguardando a hora para a coroação, parecia que eu já estava no céu”, relembra Maria de Lourdes.

Tânia Maria, Maria de Lourdes, Gilvanda Macêdo, Maria Fabiana. As quatro são adultas e residem em cidades diferentes, no interior do Rio Grande do Norte. Mas, além do nome “Maria” (três delas), elas têm mais uma coisa em comum: coroaram a imagem de Nossa Senhora, quando crianças. E mais: as quatro testemunham que o fato de terem tido o privilégio de serem escolhidas para coroar a imagem de Maria marcou, para sempre, suas vidas. Na maioria das paróquias e comunidades há festa, neste final de semana. É a celebração da coroação da imagem de Nossa Senhora, uma tradição que existe na Igreja há cerca de 500 anos.

Em Nova Cruz a programação de encerramento do mês Mariano terá inicio com uma carreata que sairá da comunidade de Lagoa Limpa e com chegada na Igreja Matriz onde acontece a coroação. Antes da coroação terá a missa presidida pelo Padre Edilson Nobre e concelebrada pelo Padre Iranildo Augusto.

Fonte: Jornal A Ordem Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário