sexta-feira, 17 de junho de 2011

RCC realizará Cerco de Jericó

Chegada da procissão de Corpus Christ na capela Sagrada Família, em 2010


A Renovação Carismática Católica da Paróquia de Nova Cruz realizará CERCO DE JERICÓ de 23 a 30 de Junho, na Capela da Sagrada Família – no Bairro Cidade do Sol. Neste evento, o Santíssmo Sacramento ficará exposto para visitação e Adoração durante 7 dias, , 24 horas por dia. O Cerco de Jericó terá inicio depois da Tradicional Procissão de Corpus Christi com o Santíssimo Sacramento, que acontecerá dia 23.

Procissão de Corpus Christi realizado em Nova Cruz, 2010
Fotos: Robervanio Heverton

Comunidade festeja São João

Quadrilha junina do bairro Planalto
se apresentará em Santa Maria Goretti


É Junho! E os tradicionais Arraiás estão ocorrendo em diversas comunidades de nossa Paróquia. A exemplo do Planalto, a Comunidade de Santa Maria Goretti realizará pelo primeiro ano, a sua Festa Junina na próxima Quarta feira, 22 de Junho. Uma vasta programação está sendo preparada para animar os participantes e à comunidade.

Música ao vivo, apresentações de Quadrilhas Juninas e de Grupos de Danças, a partir das 20 horas. Além das atrações serão montadas várias Barracas, onde as pessoas encontrarão comidas típicas, Salgados, Bolos diversos, Lanches saborosos, churrascos e muito mais. Segundo os organizadores a entrada é GRATUITA. Então, venha e participe pessoá!!!

Paróquia de Nova Cruz terá novidade no dia de Corpus Christ


Este ano a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz trará uma inovação na celebração do Corpus Christi: A confecção de um grande tapete com desenhos dos símbolos litúrgicos, feito pelas Pastorais (cada um responsável por 1 metro de confecção do mesmo) totalizando cerca de 20 metros de tapete. A Igreja Católica celebrará a festa do Corpo e do Sangue de Cristo, o CORPUS CHRISTI na próxima quinta-feira, 23 de junho.

Na Paróquia de Nova Cruz a programação terá início às 8 horas da manhã com a Exposição do Santíssimo Sacramento seguida das Adorações assumidas pelas Pastorais, Movimentos e Serviços e pela Comunidade. Ainda segundo a programação, a partir das 15 horas terá início a Celebração Solene da Missa de Corpus Christi, presidida pelo Padre Edilson Soares Nobre. Confira abaixo os horários da adoração dirigidas pelas pastorais:


8h – Liturgia e MECE
9H – Pastoral do Menor, Pastoral da Criança e PASCOM
10h – Catequese, Coroinhas, Infância Missionária
11h – ECC, Pastoral do Matrimônio e Pastoral do Batismo
12h – Juventude, RCC, Crismandos, Missão Atos
13h – Pastoral do Dízimo, Legião de Maria, Missionários do Evangelho, Pastoral Familiar, Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima.
14h – Mãe Peregrina, Terço dos Homens, Casa do Terço e Cenáculo com Maria
15h – Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde e Movimento Jesus Misericordioso

Santa Sé pede ações concretas em defesa das mulheres


A violência contra a mulher continua a ser um grave problema em muitos países do mundo, e, para mudar esta situação, um dos melhores instrumentos é a educação. A reflexão foi apresentada pelo observador permanente da Santa Sé, dom Silvano Tomasi, na 17ª Sessão do Conselho para os Direitos Humanos da ONU, que em andamento em Genebra, na sessão dedicada à mulher.

Entre as várias agressões, citou-se o estupro como arma de guerra, o tráfico de meninas, os abusos contra empregadas domésticas, os sequestros e conversões forçadas, casamentos e abortos obrigados.

Dom Tomasi recordou palavras do papa Bento XVI: “mesmo que a violência seja mais frequente onde há pobreza e instabilidade social, devemos reconhecer que alguns sistemas legais e tradições ainda a toleram: Em alguns lugares e culturas, elas são discriminadas ou subestimadas só por serem mulheres”.

“Diante de fenômenos graves e persistentes, os cristãos têm um compromisso cada vez mais urgente em promover uma cultura que reconheça a dignidade que pertence às mulheres, na lei e na realidade concreta”, disse o representante da Santa Sé.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Faculdade lança página na internet


Imagem da página inicial do site


A Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales já dispõe de um espaço na internet. O endereço do site é www.fahs.edu.br. Nele, o internauta encontra informações sobre os Cursos de Licenciatura em Filosofia e de Bacharelado em Teologia, assim como orientações para o processo seletivo.

A Faculdade também está com inscrições abertas para o vestibular 2011.2. As inscrições poderão ser feitas até 28 de junho, na sede da Faculdade, situada na Avenida Câmara Cascudo, 390, na Cidade Alta - Natal.

As provas serão realizadas dia 2 de julho, das 8 às 12 horas. Serão oferecidas cem vagas para o ingresso no segundo semestre de 2011, sendo 50 vagas para Filosofia e 50 para Teologia. As aulas serão iniciadas em agosto.

Mais informações sobre o Vestibular podem ser obtidas no site da Faculdade ou pelo telefone: 3615-2827.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br

Igreja celebrará festa do Corpo e Sangue de Cristo

Procissão de Corpus Christi, no Papódromo, em 2009,
no Centenário da Diocese
Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e todos os Padres da Arquidiocese celebrarão a solenidade de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 23 de junho, em horários que variam de paróquia para paróquia. Em cada uma delas haverá momentos de preparação dos fiéis para a celebração da solenidade litúrgica. A adoração ao Santíssimo Sacramento é uma das atividades que antecederão a solene celebração.

Dom Matias presidirá a celebração solene da Missa de Corpus Christi na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, dia 23, às 16 horas. Também concelebrarão o Pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales da Cunha, e os vigários paroquiais, Pe. José Daniel Nunes e Helenildo Marques de Morais.

Na Catedral, a adoração ao Santíssimo Sacramento começará às 7 horas e prosseguirá até às 16 horas. Nesse período de tempo, vários grupos de fiéis, representando as pastorais, serviços e movimentos da paróquia, se revezarão na Adoração.

Depois da celebração, o Arcebispo Dom Matias, os padres e os fiéis sairão em procissão pelas ruas do centro de Natal, conduzindo o ostensório com o Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada. Sobre a procissão de Corpus Christi, o então Papa João Paulo II, em homilia proferida em 2000, disse: “Com humilde ufania, acompanharemos o Sacramento Eucarístico ao longo das ruas da cidade, ao lado dos edifícios onde o povo vive, se alegra e sofre; no meio dos negócios e escritórios nos quais se desenvolve a atividade cotidiana”.

Em muitas paróquias, tanto da capital quanto do interior, colocarão em prática uma tradição: confeccionar tapetes pelas ruas onde a procissão passará, usando materiais os mais diversos. Os tapetes apresentam símbolos litúrgicos, principalmente ligados à Eucaristia.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br

Golpistas usam nome de livraria


A direção da Livraria Paulus divulgou um comunicado, alertando que pessoas mal intencionadas estão se passando por funcionários da Livraria, fazendo cobranças a clientes. Segundo a gerente da empresa, em Natal, Claudilane Marques, essas pessoas estão agindo em várias partes do Brasil, inclusive na Arquidiocese de Natal.

“Lembramos que esta não é a forma que a Paulus trata os seus clientes”. A gerência pede que as pessoas que receberem ligações usando o nome da Paulus, entre em contato com a livraria, em Natal, ou ligue para o 0800 164011.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br

Natal sediará encontro de seminaristas



O 9º Encontro de Seminaristas do Regional Nordeste 2, da CNBB, também conhecido como “Pé e Fé na Caminhada”, será realizado em Natal, no período de 23 a 26 de janeiro de 2012. Segundo João Batista, da coordenação do evento, trata-se de um encontro, que acontece anualmente, e objetiva a troca de experiências e o fortalecimento mútuo entre os seminaristas das 21 arquidioceses e dioceses que compõem o Regional.

Para 2012, o tema do Encontro será: “A missão do padre diocesano ontem, hoje e amanhã”. A logomarca do evento foi lançada dia primeiro de junho e foi confeccionada pelo seminarista Jecione Melo, aluno do Curso de Filosofia, do Seminário de São Pedro.

Mais informações sobre o Encontro, no www.seminariodesaopedro.blogspot.com.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Paróquia de Lagoa de Pedras realiza eventos


A Paróquia São Francisco de Assis, em Lagoa de Pedras tem uma agenda lotada de eventos para este mês de junho. A começar pela Missa de Corpus Christ, dia 23, em Lagoa de Pedras, às 16 horas, seguido de procissão pelas principais ruas da cidade e na cidade de Serrinha, a missa será às 19h30.

No dia 24 acontecerá o I Arraiá do Grupo de Casais na Casa de Show Bangalô a partir das 21 horas.Também no mesmo dia será realizado a Festa do padoeiro São João Batista da comunidade de Pendências/Serrinha, com missa às 17 horas. Já No dia 26,acontecerá o Encontrão Paroquial do Dízimo na Igreja São Francisco de Assis em Lagoa de Pedras das 8h às 12h, com a participação da Equipe Arquidiocesana do Dízimo.

E por último, dia 29, será realizado o 3º Arraiá da Catequese. O mesmo será em frente a Casa Paroquial em Lagoa de Pedras, a partir das 18 horas. Haverá Quadrilhas Juninas, Boi de Reis,Pastoril, Pescaria, comidas típicas e Música ao vivo.


Fonte: Paróquia de Lagoa de Pedras
Adna Torre (secretá paroquial)

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013



Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.

O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

Fonte: CNBB

Arquidiocese de Brasília ganha novo Arcebispo

O novo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha

O atual Arcebispo de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha, foi nomeado Arcebispo de Brasília (DF) pelo Papa Bento XVI nesta quarta-feira, 15. Dom Sérgio sucede a Dom João Braz de Aviz, que foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica em janeiro deste ano.

Desde 17 de fevereiro, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Waldemar Passini Dalbello, exercia o encargo de Administrador Apostólico na Arquidiocese brasiliense.

O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, divulgou uma nota dando boas-vindas ao novo Arcebispo. "Damos as boas-vindas a Dom Sérgio, desejando-lhe um fecundo pastoreio junto a esta porção do Povo de Deus da Igreja Particular de Brasília, que abriga também a sede da CNBB. Juntos, estreitaremos a comunhão que nos identifica e a solidariedade que torna presente entre nós o Reino de Deus".

Fonte: CNBB

Consep aprova texto-base e cartaz da CF-2012


O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou, nesta quarta-feira, 15, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, que vai discutir o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra".

O texto foi estudado, ontem, 14, pelos bispos do Consep, juntamente com os secretários e assessores executivos da CNBB, que apresentaram sugestões ao texto. O estudo foi precedido de uma palestra feito pelo diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libâneo de Moraes Neto, que apresentou dados da saúde pública no Brasil. O coordenador da Pastoral da Saúde, André Luiz de Oliveira, também apresentou aos bispos dados sobre a saúde no país.

Cartaz

Os bispos escolheram também o cartaz de divulgação da Campanha. A peça vencedora é do publicitário Marcelo Jacynto de Godoy, de Campinas (SP). Ele concorreu com mais de 70 cartazes que participaram do concurso promovido pela CNBB.

O texto-base e o cartaz serão lançados no dia 7 de julho, em São Paulo. A publicação será feita pelas Edições CNBB.

Esta é a primeira reunião do novo Consep, eleito na última assembleia anual da CNBB, realizada no mês de maio. Além dos três membros da Presidência da CNBB, fazem parte do Consep os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. A partir das 14h30, tem início a reunião do Conselho Permanente, composto de 41 bispos.

Fonte: CNBB

terça-feira, 14 de junho de 2011

Arraiá do ECC será dia 18


No próximo sábado, dia 18, os casais do ECC da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realizarão o Arraia do ECC, na quadra de esporte do SESC, em Nova Cruz, a partir das 20h, com musicas ao vivo, barracas com comidas típicas e quadrilha junina. O arraia é aberto para todas as pessoas, com entrada franca. Este ano a equipe dirigente do ECC de Nova Cruz mudou o local do evento. Nos anos anteriores o Arraiá do ECC era realizado no Centro Pastoral. Muito forró e animação fazem parte da programação.


Foto: Arraiá do ECC realizado em 2010

Pe. Heliton realizará show em Nova Cruz

Foto: divulgação
Fonte: google imagens

O Pe. Heliton Marconi, da Paróquia de Cruzeta, diocese de Caicó, fará show em Nova Cruz, dia 17 de setembro. Na ocasião o Pe. Heliton realizará a abertura do show de Rosa de Saron, que se apresentará em Nova Cruz. O show tem uma organização do grupo Comunicarte da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Para maiores informações ligue:(84) 94193902.

Alecrim celebrará São Pedro com vasta programação

Pe. Islan Alves, Pe. Vicente Laurindo e Pe. Luiz Telmo, da Paróquia de São Pedro
Foto: José Bezerra


A festa de São Pedro Apóstolo, padroeiro do Alecrim, em Natal, tem início no próximo dia 20. Às 12h, partirá uma carreata, com a imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis, do Santuário do Lima, em Patu (RN), com destino à Matriz de São Pedro. Às 18h, sairá outra carreata, da Guarita, também para a Matriz, com a imagem de São Pedro. Na Matriz, às 19h, haverá hasteamento das bandeiras e missa, presidida pelo superior provincial dos Missionários da Sagrada Família, Pe. Vicente Ferré Campos.

A partir do dia 21, na Igreja Matriz, haverá, às 6h30, celebração eucarística; às 16h30, orações da novena de São Pedro; e, às 19h, novena e missa. A cada noite, dois padres serão convidados para presidir e fazer a pregação, respectivamente.

A programação sócio-cultural será desenvolvida no período de 20 a 28, na Praça Pedro II, em frente à Igreja Matriz. Todas as noites, será realizado o “São Pedro na Praça”, com apresentações musicais e de quadrilhas, leilão e funcionamento de barracas. No dia 22, às 21h, no Ginásio de Esportes do Colégio Sagrada Família, acontecerá o “Arraiá do Pedrão”. As senhas estão à venda, na secretaria paroquial, no valor de quinze reais. Os recursos serão destinados à conclusão dos trabalhos de recuperação do Centro Pastoral.

A festa será encerrada no dia 29, com a seguinte programação: às 5h45, alvorada; às 6h30, missa com a bênção das chaves; às 9h, recitação do Rosário; às 15h, recitação do Terço da Misericórdia; às 16h, procissão, seguida de missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seminarista natalense será ordenado em Roma

Francisco com o Papa Bento XVI
Foto: L'Osservatore Romano


O seminarista Francisco Fernandes, da Arquidiocese de Natal, será ordenado diácono, dia 24 deste mês, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Francisco, juntamente com dois colombianos e um venezuelano, serão ordenados por Dom Vittorio Lanzani, bispo titular de Labico e delegado para a Fábrica de São Pedro.

Francisco reside em Roma, desde agosto de 2008, é formando do Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae, concluindo os estudos teológicos, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum.

No dia 29 próximo, ele servirá como diácono, ao Papa Bento XVI, na liturgia da solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, na Basílica Vaticana. Nessa liturgia, o Santo Padre concede o pálio a todos os arcebispo do mundo, nomeados recentemente.

No início de julho, o Diác. Francisco virá a Natal, retornando a Roma, em outubro, para fazer mestrado em Teologia Fundamental, na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Igreja de São Sebastião ganha novos bancos

A Igreja de São Sebastião da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz acaba de ganha novos bancos. Os banco foram inaugurados na missa do último sábado, 11, com presidida pelo Pe. Janilson Macedo. No domingo, dia 12, foi à vez das crianças que participam da missa dedicada a elas. Foram adquiridos 40 bancos de madeira, com recursos da festa do padroeiro realizado em janeiro deste ano e doações de fiéis devotos. Na missa das crianças aconteceu apresentações sobre Pentecoste. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson.


Legião de Maria fez o Arraia Legionário

Foi na Escola Djalma Marinho que a Legião de Maria realizou o Arraia Legionário, na noite de domingo, 12. Barracas com comidas típicas, forró, quadrilha junina com a participação do grupo juvenil da Legião e muita animação. Todos os anos a Legião de Maria reúne os legionário e proporciona um momento de festa em homenagem aos santos juninos.



Arraia do Planalto animou Nova Cruz

O arraia da Comunidade do Planalto foi bastante animado, na noite de sábado, dia 11. Uma multidão foi conferir de perto a vasta programação. Grupo de danças, apresentações de quadrilhas juninas, musica ao vivo e muita animação fez parte da programação. Foi montada uma tenda com várias barracas de comidas típicas e diversos tipos de lanche. O objetivo da festa foi arrecadar recursos para continuar a construção da capela Mãe Peregrina no bairro Planalto.








Nova Cruz participou da Missa da Comunicação


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participou da missa em ação de graças pelo Dia Mundial das Comunicações. A missa aconteceu na manhã do dia 11, na Catedral de Natal, presidida pelo arcebispo Dom Matias, concelebrada pelos padres Edilson Nobre, de Nova Cruz, Aerton Sales e Pe. Robson. A Paróquia de Nova Cruz foi representada pelos Membros da Pascom, Terezinha Januario, Maria de Lourdes e Flavio Luiz, além do Pe. Edilson. Na ocasião foram entregues os prêmios aos ganhadores do Concurso Fotográfico promovido pela Pascom Arquidiocesana e coordenação da Campanha da Fraternidade.





Ganhadores do concurson: de camiseta vermelha, Geandson Oliveira, 1º colocado, da PJ de Guamoré e 2º colocado, Jorge Fillipe ( ao lado de Geandson) da Catequese de Parnamirim.

Confira mais fotos clicando aqui:
http://www.arquidiocesedenatal.org.br/multimidia/missa_comunicacao/comunicacao.htm