sexta-feira, 1 de março de 2019

Setor abre inscrições para os Prêmios de Comunicação da Arquidiocese de Natal



O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal abre, nesta sexta-feira, primeiro de março, as inscrições para a primeira edição dos Prêmios de Comunicação. O objetivo é oferecer um reconhecimento ao trabalho realizado pelas equipes paroquiais da Pastoral da Comunicação, em prol da evangelização, no território da Arquidiocese. A premiação contemplará três categorias: rádio, impressos e internet. As inscrições estarão abertas no período de 01 a 30 de março de 2019. A entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá durante o 5º Seminário Arquidiocesano de Comunicação, que será realizado dia 19 de maio. Confira o regulamento no site da Arquidiocese, acessando: http://arquidiocesedenatal.org.br/premios-de-comunicacao.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

RCC de Nova Cruz divulga programação do ÁGAPE 2019


O retiro de Carnaval, denominado de Ágape 2019, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, vai ser realizado de 3 a 5 de março, no ginásio de esportes Giovanna de Azevedo Targino. 

O Grupo de Oração Renascer da RCC Nova Cruz divulgou a programação completa, marcado para iniciar às 8h00 do domingo, 03 de março, com recitação do Terço Mariano e consagração à Nossa Senhora. Durante o período do retiro acontecerá momentos de oração, pregação, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, missas e cantinho da criança. As missas serão todos os dias do evento às 16h00. No domingo, a noite, acontecerá show oracional, a partir das 19h30. E na segunda-feira, 04, a missa será com Adoração ao Santíssimo Sacramento com momento especial, com oração de cura interior. O retiro encerra com missa na terça-feira, 05 de março, às 16h00.

O evento vai contar com a participação do pároco, Padre Aerton Sales, do vigário paroquial, Padre Luciano Inácio, e de integrantes do ministério de pregação, da coordenação arquidiocesana da Renovação Carismática Católica.


Programação da domingo, 03/03 - manhã

Programação da domingo, 03/03 - tarde

Programação da segunda-feira, 04/03 - manhã

Programação da segunda-feira, 0/03 - manhã

Programação da terça-feira, 05/03 - manhã

Programação da terça-feira, 05/03 - tarde

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2019



A criação clama pela conversão dos filhos de Deus, escreve o Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma 2019.

O tema da criação inspirou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019.

A Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma com  o título “A criação encontra-se em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus”, extraído de Romanos 8,19.

“ Queridos irmãos e irmãs, a ‘quaresma’ do Filho de Deus consistiu em entrar no deserto da criação para fazê-la voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus. Que a nossa Quaresma seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à criação. ”

O Pontífice oferece algumas propostas de reflexão para acompanharem o caminho de conversão nesta Quaresma.

A redenção da criação
O Pontífice destaca que a criação se beneficia da redenção do homem quando este vive como filho de Deus, isto é, como pessoa redimida. Neste mundo, porém, adverte Francisco, “a harmonia gerada pela redenção continua ainda – e sempre estará – ameaçada pela força negativa do pecado e da morte”.

A força destruidora do pecado
Com efeito, prossegue o Papa, quando não vivemos como filhos de Deus, muitas vezes adotamos comportamentos destruidores do próximo, das outras criaturas, mas também de nós mesmos. Isso leva a um estilo de vida que viola os limites que a nossa condição humana e a natureza nos pedem para respeitar, seguindo desejos incontrolados. O texto foi divulgado na terça-feira (26/02). 

Fonte: /www.vaticannews.va/
Leia mais: AQUI

Padre Robson Paulo é o novo chanceler da Cúria Metropolitana


Pe. Robson Paulo, novo chanceler (Foto: cedida)


O arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o Padre Robson Paulo de Oliveira Silva para a função de chanceler da Cúria Metropolitana, a partir de 7 de março, sucedendo o Padre Valtair Lira Lucas.

Dom Jaime agradece, “com muita estima e consideração, o trabalho desempenhado pelo Padre Valtair nesta função”. Até agora, Padre Robson estava como vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macau.

Campanha da Fraternidade 2019 aborda Políticas Públicas


A Campanha deste ano tem como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)

Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum. Este é o objetivo principal da Campanha da Fraternidade (CF) 2019. “Falar de’ políticas públicas’ não é falar de ‘política’ ou de ‘eleições’, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, com vistas a promover o bem comum, na perspectiva dos mais pobres da sociedade”, explica o Texto Base da CF.

Políticas Públicas, segundo o texto, são “ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis”.

Abertura da CF

Em âmbito nacional, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade acontecerá no dia 6 de março, quarta-feira de cinzas. Na Arquidiocese de Natal, a abertura se dará nos vicariatos (grupos de paróquias). No Vicariato Sul, a abertura acontecerá no dia 10, a partir das 14h30, com caminhada saindo da comunidade de Piquiri para o Santuário Chama de Amor, em Cunhaú, no município de Canguaretama.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Retiro da Carnaval acontecerá de 03 a 05 de março


O Retiro de Carnaval - Àgape 2019 será realizado de 03 a 05 de março no Ginásio de Esportes Giovanna de Azevedo Targino, em Nova Cruz, a partir das 8h00. Momentos de oração, pregação, louvor, adoração e cantinho da criança fazem parte da programação, além de Missas durante os dias do retiro a partir das 16h00. Este ano o Àgape tem como tema: Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19b) que será utilizado nas pregações durante o retiro.

A realização do retiro é do Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica da Paróquia da Imaculada Conceição, que contará com a participação de pregadores de Nova Cruz e Natal, além dos padres Aerton Sales, Pároco, e Luciano Inácio, Vigário Paroquial. 



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Encontro de Formação da Liturgia e Música



Cerca de 300 agentes da Liturgia e Música da Paróquia da Imaculada Conceição participaram do Encontro de Formação, neste do domingo, 24 de fevereiro, com assessoria do Pároco Pe. Aerton Sales e Irmã Priscila Daniele. No final aconteceu Missa de encerramento da formação, presidida pelo  Pe. Aerton Sales.






Jovens de Lagoa d'Anta celebraram o Sacramento da Crisma



Mais de 100 jovens celebraram o Sacramento da Crisma, no Pólo Pastoral Santa Terezinha, em Lagoa d'Anta na noite do último domingo, 24. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo Pe. Aerton Sales e Dian Carlos. Na ocasião, Dom Jaime visitou a Igreja Santa Terezinha e a nova casa paroquial, acompanhado pelo padre Dian Carlos, vigário paroquial responsável pelo Pólo Pastoral. 










Coordenadores do Movimento Apostólico de Schoenstatt participaram de formação




Coordenadores do Movimento Apostólico de Schoenstatt de Nova Cruz, participaram do Encontro de Formação para Coordenadores Paroquiais, nos dias 23 e 24 deste mês, Centern, na cidade de São Jose do Mipibu/RN.

A atividade contou com a participação da Irmã Maria Claudete, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, além do Padre Fábio Pinheiro, assistente eclesiástico do movimento na Arquidiocese de Natal e Dom Jaime Vieira Rocha.





Pólo Pastoral Santa Terezinha inaugura nova casa paroquial


Com Missa em ação de graças pela aquisição da casa paroquial do Pólo Pastoral Santa Terezinha em Lagoa D'anta, a comunidade inaugurou a nova residência do Pe. Dian Carlos, responsável pelo Pólo. A Missa foi presidida pelo Padre Aerton Sales, concelebrada pelo Pe. Dian Carlos, Vigário Paroquial, na sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019.







RCC divulga pregadores do Ágape 2019



O Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, divulga os pregadores do Retiro de Carnaval - Àgape 2019. O evento acontece de 03 a 05 de março no Ginásio de Esportes Giovana de Azevedo Targino, a partir das 8h00. Este ano o retiro tem como tema: Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19b) que será utilizado nas pregações durante o retiro.

O Àgape 2019 terá como pregadores Sidney Silva, Robervanio Heverton, ambos da RCC Nova Cruz, os padres Aerton Sales e Luciano Inácio, pároco e vigário paroquial; José Santos, Zilda Amaral, João Maria de Oliveira e Cristiane Rocha de Oliveira, todos do ministério de pregação da RCC da Arquidiocese de Natal.