quinta-feira, 15 de abril de 2021

Colégio de Nossa Senhora do Carmo completa 80 anos de história em Nova Cruz


O Colégio de Nossa Senhora do Carmo - CNSC completa 80 anos de fundação em Nova Cruz. Para marcar a data foi preparado uma vasta programação para ser realizada no período de abril a dezembro deste. Começando com tríduo preparatório, de 16 a 19 de abril, missas às 8h00, na quadra de esportes, com transmissão pelas redes sociais da Paroquia da Imaculada Conceição e rádio 103 FM. No dia 19, em comemoração à fundação do CNSC, a programação começa às 6h45min, com alvorada festiva, banda marcial e Missa solene, às 8h00. 

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, fundada pelo Frei Caetano de Messina, vem, ao longo dos anos, expandindo o seu trabalho educativo e religioso em territórios diversos e até distantes da Sede, em Bom Conselho-PE. Nesse processo de ampliação de serviços surge o novo educandário católico, em Nova Cruz, o qual foi dado como Patrona, Nossa Senhora do Carmo. Essa denominação foi inspirada por Dom Marcolino Dantas, na época, arcebispo de Natal, por considerar que a ideia inicial dessa implantação surgiu no dia 16 de julho, data celebrativa de tal título mariano. Porém, o marco significativo da inauguração aconteceu no dia 19 de abril de 1941, tempo em que monsenhor Pedro Moura era vigário da Paróquia de Nova Cruz/RN.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

De maio a dezembro, oito meses, será celebrada, no dia 19, de cada mês, uma Missa, a qual oportunizará a efetivação de resgate de memórias: diretora, comunidade religiosa e educativa, ex-professores, ex-funcionários, vivos e falecidos, ex-alunos destaques, acontecimentos marcantes na história do CNSC, em cada década. A celebração será no horário das 8h00, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia.

Tríduo Preparatório – 16 a 18 de abril

Dia 16/04 – Sexta-feira

*8h00 – Missa na Quadra do CNSC – Transmitida pelas redes sociais do CNSC, da Paróquia e pela Rádio Curimataú - Animação sob a responsabilidade do Ministério Paroquial

*Participação Especial de Alunos, Professores e Funcionários

Dia 17/04 – Sábado

*8h00 – Missa na Quadra do CNSC -– Transmitida pelas redes sociais do CNSC, da Paróquia e pela Rádio Curimataú  - Animação sob a responsabilidade do Ministério Paroquial

*Participação Especial de Ex-professores e Ex-funcionários

Dia 18/04 – Domingo

*10h00 – Missa na Quadra do CNSC -– Transmitida pelas redes sociais do CNSC, da Paróquia e pelas Rádios Curimataú e Agreste - Animação sob a responsabilidade do Ministério Paroquial

*Participação Especial de Ex-alunos

*11h00 – Adesivação de carros e motos e carreata pelas ruas de Nova Cruz

Dia 19/04 – Segunda-feira

*6h45min – Alvorada festiva 

*7h00 – Banda Marcial

*8h00 – Missa Solene na Quadra do CNSC -– Transmitida pelas redes sociais do CNSC, da Paróquia e pela Rádio Curimataú - Animação sob a responsabilidade do Ministério Paroquial

*Participação Especial de Autoridades civis, militares, eclesiásticas e do Instituto

*Celebrações Jubilares Mensais: De maio a dezembro (oito meses), será celebrada, no dia 19, de cada mês, uma Missa, na qual resgataremos memórias, por década – diretora, comunidade religiosa e educativa, ex-professores, ex-funcionários, vivos e falecidos, ex-alunos destaques, acontecimentos marcantes na história do CNSC, em cada década. A celebração será no horário das 8h00, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Dom Matias participou virtualmente da missa em ação de graças pelo novo Centro Pastoral


Dom Matias participou virtualmente da missa em ação de graças pelo novo Centro Pastoral Dom Matias Patrício de Macedo foi celebrada hoje, com transmissão pela TV WEB Imaculada Conceição.
A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, inaugurou o Centro Dom Matias, na quarta-feira, 14 de abril, e homenageou o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. O então Padre Matias passou 22 anos como pároco de Nova Cruz, até ser eleito bispo. Neste dia 14, Dom Matias também celebra 85 anos de vida.





 

Imagem peregrina de Santana visita Arquidiocese de Natal em preparação ao 18º Congresso do ECC


A imagem de Santana, padroeira do 18º Congresso do Encontro de Casais com Cristo (ECC) – Região Nordeste, visitará a Arquidiocese de Natal, no período de 14 a 20 de abril. Nestes dias, a imagem passará por algumas paróquias da capital: São José de Anchieta, em Lagoa Nova; Santana, no Soledade 2; e Santa Clara, no Pitimbu. No dia 17, às 18 horas, a imagem será acolhida na Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva. A missa será transmitida pelas redes sociais da Paróquia da Catedral. No dia 20, a imagem segue para a Diocese de Caicó.

A imagem peregrina pelas dioceses da Região Nordeste, em preparação ao 18º Congresso do ECC, que acontecerá no período de 30 de julho a 01 de agosto deste ano, em Feira de Santana (BA), no formato online.

 Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 13 de abril de 2021

Paróquia de Nova Cruz reinaugura Centro Pastoral e homenageia Dom Matias


A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, reinaugura o Centro Pastoral, nesta quarta-feira, 14 de abril, e homenageia o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. O então Padre Matias passou quase 22 anos como pároco de Nova Cruz, até ser eleito bispo. Neste dia 14, Dom Matias também celebra 85 anos de vida.  

A missa em ação de graças pelo novo Centro Pastoral Dom Matias Patrício de Macedo será celebrada a partir das 8h, com transmissão pela TV WEB Imaculada Conceição (@paroquiaimaculadaconceicaorn) e rádio 103 FM. Na ocasião será feito o descerramento da placa. Dom Matias participará virtualmente da homenagem. 

O Centro foi totalmente  restaurado,  com salas mais amplas, auditório forrado em PVC, salas para reuniões pastorais e dormitórios. Também foram restauradas a casa das Irmãs Filhas do Amor Divino e a capela de Santa Maria Goretti. O espaço ainda ganhou um estacionamento.