quinta-feira, 26 de março de 2020

Semana Santa 2020 será realizada sem a participação do povo

Arcebispo envia orientações ao clero 

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, preparou orientações ao clero acerca das celebrações da Semana Santa, tendo vista as recomendações para evitar o coronavírus (Covid-19). As orientações são com base no decreto publicado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé.

Dom Jaime fala orienta que os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na igreja Catedral e na igreja matriz de cada Paróquia e/ou Área Pastoral, sem a participação do povo, a portas fechadas, com a presença de uma restrita equipe celebrativa de apoio. 

Nas orientações estão suspensos a realização das procissões e outros atos comunitários de piedade popular relacionados às celebrações da Semana Santa. As demais celebrações devem ser ser transmitidas (ao vivo e não por meio de gravação) pelos meios eletrônicos de comunicação e os fiéis devem ser devidamente informados acerca do horário de início das várias celebrações, para que possam se unir em oração em suas casas.

A Missa do Crisma ou dos Santos Óleos será adiada. A nova data será fixada e informada tão logo seja superado o tempo de pandemia. Na Quinta-feira Santa a orientação aos sacerdotes a faculdade de celebrar neste dia, em qualquer lugar adequado, a Missa sem o povo, com o lava-pés e procissão seja omitido e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário. Na Sexta-feira Santa, o rito de Adoração da Cruz, mediante o beijo, seja restrito ao presidente da celebração. Na Vigília Pascal acontecerá de modo também restrito sem a presença do povo. No início da Vigília ou Celebração da Luz, não será necessário acender e a bênção do fogo e O círio, já deve está preparado antecipadamente, seja aceso de modo simples. 
 
O Arcebispo Metropolitano finaliza as orientações esclarecendo que todas orientações foram expedidas De mandato Summi Pontificis pro hoc tantum anno 2020 (Por mandato do Sumo Pontífice apenas para este ano de 2020).

Clique aqui –  Orientações ao Clero – Semana Santa   – e conheça quais são as orientações do Arcebispo.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Boletim Covid do Hospital de Nova Cruz divulgar aumento de casos suspeitos




O Hospital Monsenhor Municipal Monsenhor Pedro Moura de Nova Cruz - HMMPM divulgou BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 o aumento do número de casos suspeitos, agora são 5 por contaminação pelo SARS-COV-2. Segundo a nota todos os suspeitos são residentes em Nova Cruz-RN, os casos foram atendidos e notificados pelo Hospital são suspeitos e continuam sob investigação pela a equipe epidemiológica do Município de Nova Cruz-RN. A prefeitura vem realizando através dos órgãos municipais de saúde todos os esforços necessários para proteger a população. O boletim foi publicado nesta quinta-feira (26/03), um mês após o primeiro caso ser notificado no Brasil.

#FiqueEmCASA

domingo, 22 de março de 2020

Paróquia de Nova Cruz utiliza redes sociais e rádios locais para evangelização



Com este tempo de pandemia do coronavírus a Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, têm utilizado as plataformas das redes sociais e as rádios locais para transmissão e evangelização  alguns momentos de oração e celebração eucarística, presidida pelo Pároco Pe. Aerton Sales, sem a presença dos fieis, apenas equipe miníma de apoio, com as portas da igreja fechada, devidos os cuidados de prevenção contra o covid-19. Nos momentos Pe. Aerton enfatiza os cuidados de prevenção e isolamento social para todos vem sendo o melhor remédio de prevenção. 









ATENÇÃO: PREFEITURA DE NOVA CRUZ DIVULGA CASO SUSPEITO DE COVID-19



A secretaria municipal de saúde de Nova Cruz, comunicação de forma OFICIAL um paciente SUSPEITO com sintomas condizente para o coronavírus. Segundo a nota, o paciente foi examinado, feita a coleta da secreção e enviado para os órgãos competentes. Como o paciente não necessita de aparelho respiratório, foi ORIENTADO para que fique em Isolamento na sua própria residência, assim como os parentes deles. ESSE É O PROTOCOLO ESTABELECIDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, porque o paciente ainda é considerado SUSPEITO. Dessa forma reforçamos à população a importância do ISOLAMENTO SOCIAL.

A PMNC conclui a nota solicitando: NÃO SAIA DE CASA, até que seja liberado pelos órgãos federal, estadual e municipal.