sexta-feira, 23 de março de 2012

Paróquias fazem processo de setorização



O Plano Pastoral da Arquidiocese de Natal, elaborado em consonância com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, enfatiza que as paróquias devem aderir ao processo de setorização. “Nas Diretrizes, é dito que a setorização paroquial pode favorecer o nascimento de comunidades, pois valoriza os vínculos humanos e sociais. Assim, a Igreja se faz presente nas diversas realidades, vai ao encontro dos afastados, promove novas lideranças, e a iniciação à vida cristã acontece no ambiente em que as pessoas vivem”, diz o pároco de São José de Mipibu, Padre Matias Soares, fazendo referência às Diretrizes da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Experiências

Várias paróquias da Arquidiocese de Natal já aderiram ao processo de setorização, indicado pelo Plano Pastoral Arquidiocesano.
A Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José do Mipibu, conta, por exemplo, atualmente, com 11 setores missionários. “Paulatinamente, esses setores se desdobrarão em novas comunidades de base”, adianta o pároco.
Na avaliação do pároco, Padre Matias, a conversão pastoral é lenta, mas já dá para perceber o resultado missionário e pastoral. “Cada paróquia tem sua realidade. Contudo, as Diretrizes da Igreja são para todos nós, que devemos servir em comunhão e missão”, ressalta.

Outra paróquia que aderiu ao processo de setorização é a de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim. Segundo o administrador paroquial, Padre Bianor Francisco de Lima Júnior, o primeiro passo para a implantação do processo foi dado há dois anos. “Iniciamos pela setorização geográfica, fazendo um mapeamento das comunidades e agrupando-as de acordo com as afinidades e proximidades geográficas. Para cada setor, escolhemos um santo padroeiro”, explica o padre. Hoje, a Paróquia conta com 12 setores, sendo dois na zona urbana e dez na zona rural. Ele destaca que o setor não tem sede fixa. “A sede é no local onde está sendo realizada uma atividade, por exemplo”.
Depois de um ano, foi percebida a necessidade de uma maior dinâmica pastoral nos setores. “Na assembleia pastoral paroquial, foi estimulada a vivência pastoral, nos setores, através de ações conjuntas realizadas pelas comunidades. Decidimos também que o coordenador do setor faria parte do Conselho Pastoral Paroquial e, depois das reuniões do CPP e ele repassaria as decisões para seu respectivo setor”, recorda Padre Bianor.
No ano passado, foi dado um terceiro passo: a realização das assembleias setoriais. Em cada setor aconteceu uma assembleia, com a participação do padre e dos coordenadores de pastorais paroquiais, em preparação para a Assembleia Pastoral Paroquial. “Durante todo o dia, ouvíamos as dificuldades e avanços na ação pastoral daquele setor, assim, como também eles faziam uma avaliação da caminhada do setor e da estrutural paroquial, no geral. No final, o padre fazia as devidas observações”, lembra o administrador paroquial. De acordo com ele, a partir do resultado de cada assembleia setorial, uma equipe preparou a Assembleia Paroquial.
O quarto passo foi dado na Assembleia Paroquial realizada no início deste ano. “Criamos quatro setores pastorais: juventude, família, social e mariano. Para cada um foi eleito um coordenador. Já fizemos uma reunião com cada setor, isoladamente, e, também uma reunião, com os quatros setores juntos. O objetivo é que as pastorais trabalhem mais em sintonia, com ações conjuntas”, afirma Padre Bianor Júnior. Ele afirma que todo esse processo é um “grande avanço para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição”.


Foto: Cacilda Medeiros
Assembleia Pastoral Arquidiocesana, realizada no ano passado, a qual aprovou a setorização como uma das prioridades

Nenhum comentário:

Postar um comentário