sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ser Mãe: doando a vida, doando-se como Deus!


     
    Tomado pelo clima do Dia das Mães, desde alguns dias próximos passados, já comecei me antecipando a pedir pelas Mães, à Mãe das Mães, Nossa Senhora, a Mãe de Deus e nossa também, pela fé. Infelizmente ainda não conheço todas, nominal e pessoalmente, as senhoras mães paroquianas, aqui de Nova cruz.
         A festa das Mães nos traz à lembrança não só de nossas queridas Mamães particulares, mas de todas as mulheres e Mães do mundo, aquelas que já se foram deste mundo para eternidade, outras que estão enfermas, as que estão por vir e as que ainda convivem conosco, graças a Deus. Há quem esteja feliz. Há quem esteja sofrendo... Nenhuma delas será esquecida!
         São essas e tantas outras: Mãe adolescente! Mãe solteira! Mãe casada! Mãe separada! Mãe viúva! Mãe boêmia! Mãe poetisa! Mãe vestida de chita! Mãe louca! Mãe astronauta! Mãe torturada! Mãe doente! Mãe indolente! Mãe de todas as raças! Mãe índia! Mãe preta! Mãe branca! Mãe afra! Mãe mulata! Mãe quilombola! Mãe pobre! Mãe rica! Mãe sadia! Mãe doente! Mãe “nossa”! Mãe estrangeira! Mãe de segunda união! Mãe de todos os credos! Mãe infeliz! Mãe feliz! Mãe consciente! Mãe inconsciente!  Mãe doméstica! Mãe artista! Mãe desempregada! Mãe empregada! Mãe trabalhadora! Mãe campesina! Mãe educadora! Mãe anônima! Mãe marginalizada! Mãe ateia!  Mãe cristã! Mãe evangelizadora! Mãe pública! Mãe prostituta! Mãe encarcerada! Mãe nunca lembrada! Mãe brasileira! Mãe do Terceiro Mundo! Mãe de todos os Continentes! Mãe nossa! MÃE DE DEUS E MÃE DE TODAS E DE TODOS, rogai por nós que recorremos a vós!
         Pois bem, vão aqui nesta listagem, silhuetas de algumas mães, que na sua realidade, descrevem como é grande o mistério maternal: Saibam vocês, Mães, que vivas ou falecidas, continuam a razão da vida! 
       Antes de mais nada, temos de reconhecer que, em nome de um machismo estúpido, muitos sofrimentos foram causados e muitas lágrimas foram derramadas por tantas mulheres.
         Não fossem palpável e, por isso, atribuídos à mulher determinados preconceitos como a emotividade, fragilidade, indecisão, ciúme, passividade, delicadeza, beleza, elas seriam bem mais cidadãs. E por aí vai a ideia de alguns: Ela não raciocina, mas pensa com o coração. Sabe dirigir as tarefas domésticas. Antes de tudo é esposa e mãe. Ela deve executar as decisões do homem e obedecer às suas leis. A sociedade vê a mulher sempre em relação ao homem e em função dele: a esposa em função do marido; a mãe em função dos filhos. Deixando de lado todos esses preconceitos, fica a pergunta: Quem é então a mulher? Ela, tanto quanto o homem, é um ser humano feito à imagem e semelhança de Deus. A mulher, tanto quanto o homem, é chamada a construir um mundo novo”.
         Não se pode negar que, às vezes o amor e o ódio andam juntos e são frutos da mesma paixão, é também verdade que não se pode odiar alguém que está sempre disponível a doar-se totalmente e a sacrificar-se incondicionalmente no palco e no altar do amor: a Mãe.
         Como as flores das quais empresta os nomes, a Mãe reflete a beleza e espalha o aroma. Nem os anos conseguem ofuscar o brilho de seus olhos. O seu rosto encanta e atrai, pois a meiguice e o sorriso de criança acompanham-na durante toda a vida.
         A sua força reside em sua confiança, sua doçura e em sua inesgotável esperança. Seu apelo fez o Filho realizar o primeiro milagre em Caná, além de ressuscitar o filho da viúva de Naim.
         A este protesto de veneração e respeito às mulheres que por seu amor e por sua doação perpetuam o milagre da criação, queremos brindar antes de tudo Maria, Mãe de Jesus e de toda a humanidade cristã, pois nela foram redimidas e dignificadas todas as mulheres.
         Em seguida, homenageamos a Mamãe que nos gerou e que, de seus lábios, aprendemos a balbuciar o suave nome de Mamãe. Viva ou falecida, permanece presente no pensamento e eterna hóspede do nosso coração. Nenhuma outra opção amorosa será capaz de preencher o vazio deixado por ela.
         Mãe, você é o projeto mais belo que Deus criou, esperança e garantia do futuro da humanidade, alimento da chama do verdadeiro amor.

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

NOVA CRUZ - RN
Pe. Francisco de Assis Inácio

Pároco

Um comentário:

  1. Padre Francisco de Assis Inácio, Parabéns pelas sábias palavras para com todas as Mães. Francisca Menezes

    ResponderExcluir