quinta-feira, 23 de maio de 2019

Arquidiocese de Natal entrega Prêmios de Comunicação durante o Seminário de Comunicação



Duas equipes paroquiais da Pastoral da Comunicação foram as vencedoras da primeira edição dos Prêmios de Comunicação da Arquidiocese de Natal. “A premiação foi criada com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas dos trabalhos realizados pelas equipes paroquiais da Pastoral da Comunicação”, explica o coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação, Padre Rodrigo Paiva. Nesta primeira edição, foram contempladas três categorias: rádio, impresso e internet. A entrega dos troféus às equipes vencedoras aconteceu durante o 5º Seminário Arquidiocesano de Comunicação, realizado dia 19 de maio, com a participação de cerca de 150 agentes e da secretária nacional da Pascom, jornalista Patrícia Luz.

Ao todo, 18 trabalhos concorreram à premiação. Os trabalhos foram submetidos a um júri, composto por profissionais da comunicação que atuam em dioceses ou instituições da Igreja Católica, em vários estados do Brasil.

Vencedores

 O prêmio da categoria rádio recebeu o nome de “Dom Eugênio Sales”, idealizador da Rádio Rural de Natal, na década de 50, hoje, 91.9 FM. O trabalho vencedor foi o programa ‘Manhã com Deus’, produzido pela Pascom da Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal, levado ao ar pela Webrádio O Precursor e pela 87 FM.


O prêmio impresso levou o nome do “Jornalista Manoel Chaparro”, que foi editor do jornal A Ordem, na década de 60, levando o periódico a ganhar “Prêmios Esso”, um dos mais importantes do país, naquela época. O trabalho escolhido foi uma reportagem sobre os 20 anos da Pastoral da Criança, publicada na revista O Roseiral, edição de 2018, produzida pela Pascom da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

Já, a categoria internet recebeu o nome de “São João Paulo II”, o primeiro Papa, na história da Igreja, a usar a internet para evangelizar. A equipe vencedora também foi a da Paróquia de Santa Cruz, com a TV Santa Rita

.

“Para a Pascom de Santa Cruz é uma grande alegria ser premiada em duas categorias, com cada uma com sua particularidade. A TV Santa Rita foi idealizada para ir além da simples transmissão de momentos litúrgicos. Ela foi criada com foco voltado para o telejornalismo. Sonhamos em crescer sempre mais, com o propósito de levar as ações evangelizadoras da Paróquia de Santa Rita de Cássia a outras cidades”, destaca Wallace Azevedo, agente da Pascom, diretor da TV. Ele também fala da alegria de ver uma reportagem da revista O Roseiral como a vencedora do Prêmio: “Em 2018, a Pastoral da Criança comemorou 20 anos de atuação na paróquia e podemos dizer que as comemorações culminam agora com essa premiação”. A revista circula anualmente, com matérias jornalísticas sobre ações da paróquia, sempre no mês de maio, na época da festa da padroeira.

Seminário de Comunicação


Em sua 5ª edição, o Seminário de Comunicação da Arquidiocese de Natal acontece em sintonia com o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). Neste ano, o evento trouxe como tema, um dos trechos da mensagem do papa Francisco para o DMCS 2019, “Do like ao amém”. Quem assessorou o encontro foi a secretária nacional da Pastoral da Comunicação, Patrícia Luz, de Salvador, que, durante a sua fala, destacou aspectos relevantes das mensagens do papa para a comunicação na Igreja. “É uma oportunidade de fazermos memória dessa caminhada do papa Francisco com a comunicação e, resumindo esses textos, de 2014 a 2019, a palavra-chave é proximidade. O papa define a comunicação como algo que nos leva ao encontro com o outro. Todo nosso movimento comunicativo deve favorecer as relações. A Arquidiocese de Natal está de parabéns por abordar esses temas e debatê-los com seus agentes pastorais”, frisou.

Fonte: Pascom Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário