Dom Matias Patrício de Macedo, arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, presidiu missa em ação de graças pelo 164 da Paróquia da Imaculada Conceição, concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio.
A missa aconteceu na Igreja Matriz, na terça-feira, 12 de março. Na ocasião dom Matias fez um breve histórico da criação da paróquia. Ele foi pároco 22 anos em Nova Cruz. No final da missa o casal Maria de Lourdes e Rosalvo Soares, fizeram homenagem em nome das pastorais parabenizando a paróquia.
Segundo contou dom Matias na missa em 1848 a Igreja Matriz de Nova Cruz estava pronta, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e pertencia a Santa Cruz. O vigário da cidade de Goianinha/RN foi autorizado para presidir a benção. Dom Matias falou que graças a missões do Frei Serafim de Caetana, o vigário de Nova Cruz era ainda o mesmo vigário de Santa Cruz.
Em 1848 Nova Cruz já pertencia a cidade de Serra de São de Bento, mais ainda a Santa Cruz como paróquia. O vigário desejavam muito a mudança da sede da paróquia para Serra de São Bento. Foi feito um requerimento a assembleia provincial, naquele tempo era ligado ao governo e era preciso fazer o pedido para desmembrar. Ele recorreu ao deputado Joao Mendes, que tinha raízes em São Bento, foi também a Recife e visitou ao bispo e entregou uma carta sugerindo ao bispo a transferência da paróquia para ser sede, saindo de Santa Cruz para Nova Cruz. O bispo aceitou a sugestão, mas no 27 de junho de 1849 a assembleia aprovou a lei autorizando a transferência.
A criação da paróquia aconteceu em 12 de março de 1855 e tem atualmente Pe. Aerton Sales como pároco, que também já viveu em Nova Cruz quando era seminarista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário