Neste domingo, 4, os bispos do Brasil, reunidos na 52ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP) participaram da Missa em ação de graças pela canonização de José de Anchieta. O santo foi canonizado por decreto assinado pelo Papa Francisco no dia 3 de abril, no Vaticano.
A celebração foi presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis. Na procissão de entrada, a relíquia de Anchieta, composta por um fragmento do seu osso, foi conduzida por entre os fiéis e foi colocada ao lado do Altar, onde permaneceu durante toda a Missa.
Na homilia, Dom Damasceno destacou que o exemplo e testemunho de Anchieta são inspiração para os evangelizadores de hoje, desafiados a falar à mente e ao coração das pessoas, de modo a levá-las ao encontro pessoal com Jesus Cristo.
“Sua criatividade no anúncio do Evangelho aos indígenas, recorrendo ao teatro e à poesia, interpela-nos quanto aos métodos que usamos nos tempos atuais na nossa missão evangelizadora. Revela-nos a urgência de uma missão inculturada, num país marcado pela pluralidade cultural e étnica”, enfatizou.
O cardeal lembrou que Anchieta, com apenas 19 anos, deixou sua terra e a Universidade de Coimbra, onde estudou, para trazer o anúncio do Evangelho às nossas terras e destacou que este ainda é o maior desafio para a Igreja neste momento da história e que o Papa Francisco tem convidado com insistência a Igreja a viver em “saída missionária”, um termo utilizado por ele mesmo.
“Não podemos ficar apenas no interior de nossas comunidades, mas é necessário ir ao encontro das pessoas mais distantes, mais afastadas, mais esquecidas, mais marginalizadas, para levar também a todas elas a boa nova do Evangelho, de Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós”, recordou Dom Damasceno, citando o apelo do Papa.
O cardeal agradeceu ao Papa Francisco pela canonização de Anchieta. E pediu ao novo santo que interceda pelo Brasil, “para que a Igreja, nesta terra de Santa Cruz continue cumprindo, corajosa e fiel, sua missão evangelizadora”.
A Missa foi a única atividade dos bispos neste domingo. Eles estão reunidos em retiro durante todo o final de semana e retomam suas atividades nesta segunda-feira.
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário