quinta-feira, 28 de abril de 2011

Irmã Espedita Valério fala sobre a comemoração dos 70 anos do CNSC


Nesta semana o Colégio de Nossa Senhora do Carmo de Nova Cruz, vive os último eventos alusivos aos 70 anos de fundação. A equipe da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz fez uma entrevista com a diretora do Colégio CNSC, Irmã Espedita Valério (foto). Ela fala sobre os 70 anos do CNSC e deixa uma mensagem para alunos e ex-alunos. O Colégio foi fundado em 19 de abril de 1941 e é administrada pelas Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho. Confira baixo:


1) Qual é a “receita” para fazer um colégio católico chegar aos 70 anos?

Podemos dizer que o Colégio tem uma linda história deste a sua fundação com a dedicação e coragem das primeiras Irmãs dirigentes, educadores e bem feitores que deram inicio a esta instituição de ensino e os/as que com muito entusiasmo, competência, fé e coragem deram continuidade a esta grande obra. Mas entendemos e temos consciência de que, nada aconteceria se não fosse Jesus Cristo que estivesse a frente iluminando e conduzindo esta grande família do CNSC para que pudessem chegar até aqui e continuar prosseguindo esta belíssima missão que tem como lema “ Educar à luz do Evangelho”.

2) Quais são as principais marcas que o colégio deixou na sociedade de Nova Cruz, nestes 70 anos?

Acreditamos que, quem passou por este colégio, quem estudou, lecionou, trabalhou, pode com precisão dizer quais foram às marcas que ficaram na vida e história de cada um.

Para nós, enquanto Irmãs Franciscanas de N. Srª do Bom Conselho e educadores, o que pretendeu-se e continuamos com o mesmo objetivo, é dar continuidade as obras que o nosso fundador Frei Caetano de Messina nos orientou e ensinou: ser instrumento de Paz; educar à luz do evangelho; enfatizando nossos Projetos Pedagógicos à luz da espiritualidade; tendo como finalidade a formação necessária ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, exercendo seus compromissos como verdadeiro cidadãos.

3) Quais são os desafios de um colégio Católico, hoje?

A evolução repentina e por vezes contraditória do nosso tempo suscita desafios educativos que interpelam o mundo da escola. Eles induzem a encontrar respostas adequadas não só a nível dos conteúdos didáticos, mas também a nível da experiência comunitária que caracteriza a ação educativa. A importância destes desafios transparece do contexto de complexidade social, cultural e religiosa na qual crescem concretamente as jovens gerações, e influenciam significativamente a sua vida.

Hoje , sabemos que, o projeto e/ou proposta educativa das nossas escolas católicas só convencem se forem realizados por pessoas profundamente motivadas, por que são testemunhas de um encontro vivo com Cristo, o Único no qual “ o mistério do homem encontra a sua luz verdadeira”.
Neste contexto, torna-se particularmente urgente oferecer aos nossos educandos um percurso de formação escolar que não se limite à fruição individualista e instrumental de um serviço apenas em vista de um titulo que deve ser obtido. Além da aprendizagem dos conhecimentos, é necessário que façam uma experiência de forte partilha também sobre a espiritualidade com seus familiares e escola a qual estão inseridos.

4) Qual é a programação comemorativa dos 70 anos?

A programação vem sendo desenvolvida ao longo deste mês, várias atividades que já foram realizadas. No dia 29, haverá uma carreata, envolvendo as cidades de Santo Antônio, Passa e Fica, Montanhas, Lagoa D’Anta, São José de Campestre, Nova Cruz, além de Caiçara (PB). Cidades estas que temos alunos estudando no colégio. A programação será encerrada no dia 30, às 19h30, com missa e bênção da cobertura da quadra de esportes, presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Depois, haverá festa dançante.

5) Que mensagem a senhora deixa para os alunos e ex-alunos do colégio?

“educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!” (Paulo Freire)

Queridos alunos e ex-alunos,

Como já dizia Dalai Lama- “só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. Então continuemos amando, acreditando, fazendo, vivendo e teremos a certeza de que seremos eternamente felizes.
O nosso agradecimento especial a todos que fizeram e fazem parte da história do nosso querido e amado Colégio de Nossa Senhora do Carmo que há anos educa gerações à luz do Evangelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário