segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Solenidade da Mãe de Deus


Neste dia 1º de janeiro de 2013 a Paróquia de Nova Cruz celebrará a solenidade da Mãe de Deus, com procissão às 16 horas, seguido de missa na Igreja Matriz. O Pároco Pe. Francisco de Assis faz seu comentário da liturgia deste dia 1º de janeiro:



Ano Novo: Santa Maria Mãe de Deus

            Dentro do período natalino, com a celebração da manifestação do Senhor da Vida e da história, hoje a nossa atenção se volta para Maria, sob o título de “Mãe de Deus”.
            Iniciando um novo ano, portanto, neste Dia Mundial da Paz, a comunidade irmanada, suplica a Deus a sua bênção de paz sobre cada um (a), sobre nossas famílias e sobre o mundo todo.
            A exemplo de Maria no seu sim irrestrito, nós, seus filhos, vamos procurar viver na disponibilidade total a proposta do seu Filho Jesus, o “amai-vos uns aos outros”. Assim, sim, estaremos sendo promotores da paz.
            Em comunhão com todos os filhos e filhas de Deus, com as Igrejas, com os de qualquer ideologia, essa ou aquela condição social, digamos como disse o irmão e pobrezinho S. Francisco de Assis: “Fazei-nos instrumentos de vossa paz”.  
            Que durante o ano que se aproxima (2013), Deus nos abençoe e nos guarde! O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face, e se compadeça de nós! O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz”! Assim seja! Feliz Ano Novo!

            Vamos às leituras:
1ª leitura (Nm 6,22-27)
            O que é demonstrado neste texto é a bênção utilizada pelos sacerdotes, quando encerravam as celebrações litúrgicas do templo.
            Abençoar é próprio do ofício sacerdotal (Lv 9,23). Embora também o rei abençoasse (2 Sm 6,18) e os levitas (Dt 10,8).
Adentrando aqui nos pormenores, vê-se que Javé é chamado três vezes. A cada uma das três invocações são acrescentados dois pedidos de bênção: “Javé te abençoe e te proteja; Javé faça resplandecer sua face sobre ti e te seja propício; Javé dirija seu olhar para ti e te conceda a paz”. Outro detalhe é a indagação que se pode fazer a respeito da bênção: O que dizer da bênção? A bênção é um sinal da presença protetora e libertadora vivificante de Deus na vida do seu povo; total solidariedade. Por fim, mais outro detalhe: conforme é percebível na narração, a fórmula da bênção sobressai, portanto, a paz. A paz é a palavra de ordem.
“Mostrando seu rosto, javé comunica a plenitude dos bens, sintetizados na paz (shalom, v. 26), na felicidade completa. Para o povo do deserto ou do exílio, a paz era a posse da terra, dos bens, da liberdade e da dignidade, e a possibilidade de ter uma família. Só assim Javé se sentirá, vendo o ser humano, feito á sua imagem e semelhança, livre e feliz” (Pe. José Bertolini, Roteiros homiléticos, Festas e solenidades, p. 43).
Os judeus piedosos, bem como nós os cristãos sabemos que a paz é um dom de Deus. Por isso, temos motivos pensar assim, sobretudo, neste primeiro dia do mês e do ano.
Portanto, como os pastores, abramos o nosso coração e nos disponhamos acolher o Deus da bênção e da paz, tão necessário a qualquer um (a).

Evangelho (Lc 2,16-21)
            O texto de hoje continua a narrativa do nascimento de Jesus, ou seja é parte integrante da infância, continua o trecho lido na noite de Natal, indica a reação dos pastores, de Maria, e o significado do nome de Jesus.
            Os excluídos têm Deus como parceiro. O Evangelho deste dia nos faz compreender a pressa demonstrada por parte dos pastores em chegar até Belém. É válido salientar que essa pressa é consequência da opção que Deus fizera pelos pobres e excluídos.
            Um detalhe: De receptores da mensagem, os pastores passam a ser anunciadores. A evidência é a atitude tomada por eles: retornam glorificando e louvando a Deus. Com esse detalhe, Lucas que frisar a reação dos que se sentem envolvidos pela solidariedade de Deus.
            Mais um feliz por menor: Ao chegarem a Belém, “não percebem nada de extraordinário”. Descobrem sim, um menino deitado, com seu pai e a sua mamãe. Entretanto, naquela criança fragilizada e indefesa, eles sabem reconhecer o Salvador. É exatamente de provas baseadas na simplicidade e na demonstração da gratuidade divina que o cristão precisa para acreditar na graça amorosa de Deus , e não em gestos tão extraordinários.
            Portanto, discípulo é aquele que, diante da mensagem de Deus que lhe é repassada pelo Evangelho, sente-se interpelado, responde “sim” e vai adiante contagiando o mundo, porque só assim reconhece a voz do Pai que chama para a salvação.
            O v. 19 afirma que “Maria conservava cuidadosamente esses acontecimentos e os meditava em seu coração”. Ou seja, Maria é, pois, uma daquelas pessoas que precisam discernir, em meio aos acontecimentos obscuros da vida, a presença e solidariedade de Deus.
            O v. 21 esclarece mais ainda o modo como Deus se solidariza. Por conseguinte, tudo o que Deus quis dizer e fazer em benefício da humanidade encontra sua plena realização na vida de Jesus. Nascendo pobre e vivendo pobre como os seus irmãos excluídos, dando-se conhecer a eles, Jesus é a prova definitiva da solidariedade de Deus.

2ª leitura (Gl 4,4-7)
            Paulo nos chama atenção neste trecho, mostrando-nos a verdade central do Evangelho: Deus é Pai de todos. Com o batismo, Deus marcou o tempo da emancipação para todos, o tempo da maioridade, o tempo presente, no qual, tornando-nos filhos, tomamos posse da herança. Por isso, em Jesus, nós passamos a ter Deus como o único Pai. Já não é uma relação patrão-escravo, e sim uma relação de Pai-filhos.
            É hora de avaliação: Será que ainda não continuam alguns resquícios de escravidão na vida da gente? Como libertar-nos dessas amarras malignas ao longo de 2013? Como, quando e o que fazer para reconquistarmos a nossa identidade cristã? Deus nos acompanhe e nos abençoe por todo o sempre. Amém.

Pe. Francisco de Assis Inácio

Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz - RN


               


Abençoado ano novo




Queridos irmão e irmãs, mas um ano termina muitas coisas foram planejadas e realizadas neste ano. Muitos projetos concluídos outros não, mas o que vale a ter a certeza de que neste ano tentamos viver agir conforme o senhor nos guiava a cada dia.

Estamos ainda vivenciado o Natal com a oitava do Natal, dentro da oitava de Natal celebramos no dia primeiro a festa de “Maria, Mãe de Deus”. E em nome de Maria, mãe de Deus e do homens que celebramos o “o dia paz”; aquela paz que Jesus veio trazer aos homens que creram no amor.

No primeiro dia do ano novo, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é "a Virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor". Ela tem o direito de chamá-lo "Filho", e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe!

A comemoração de Maria, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que ela, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu aquele que personificou a união ente os homens e o amor ao próximo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Celebrar Maria é celebrar O nosso Salvador. Dia da Paz, dia de nossa Mãe, Maria Santíssima. Nos tempos sofridos em que vivemos, um dia de reflexão e esperança!

Começando o inicio do ano com as bençãos de Deus e a proteção de Maria, venho desejar a todos os paroquianos da paróquia da Imaculada Conceição um abençoado ano novo cheio de muita paz e realizações no ano que esta por vir. Deus abençoe a todos.

                                                     UM ABENÇOADO ANO NOVO!
FELIZ 2013 !

Pe. Janilson Macedo
Vigário Paróquial

Irmã Flaviana deixa Paróquia de Nova Cruz



A religiosa Flaviana Rolin, da Congregação Filhas do Amor Divino, deixou a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Ela se despediu dos paroquianos e dos membros da Juventude do Amor Divino - JAD, e Infância Missionária, grupos que ela acompanhava. No último dia 28, o vigário paroquial Pe. Janilson Macedo foi deixar a Ir. Flaviana na residencias das religiosas em Emaús - Parnamirim, de lá Ir. Flaviana vai para Minas Gerais.


sábado, 29 de dezembro de 2012

Paróquia de Nova Cruz muda horário da missa de final de ano


Final de ano 2011

A paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realiza tríduo em preparação para a virada do ano, nos dias 29, 30 e 31 de dezembro. Nos dois primeiros dias, as missas serão celebradas às 19 horas. Já no dia 31, a tradicional celebração da missa do ano novo será às 19h30. Depois da missa, terá inicio o funcionamento da barraca, leilão e show musical de Dom Cardoso e seus metais. Às 23h30 começa os preparativos para a bênção do Santíssimo Sacramento e, em seguida, os fiéis participam do baile de ano novo.
Missa dia 01 de janeiro de 2012

No dia primeiro de janeiro, a paróquia realiza a procissão da Mãe de Deus, conduzindo a imagem da Imaculada Conceição pelas ruas da cidade, a partir das 16 horas, terminando com missa. À noite, acontecerá missa em ação de graças pela posse do novo prefeito, Cid Câmara Arruda. As missas serão presididas pelo pároco, Pe. Francisco de Assis.

8º Zonal tem novo coordenador


Pe. Iranildo Augusto é eleito Novo Coordenador do 8º Zonal


Depois de eleição bastante disputada o Padre  Iranildo Augusto, da Paróquia de Passa e Fica, venceu e foi eleito o novo coordenador do 8º zonal da Arquidiocese de Natal. A eleição aconteceu sexta feira, dia 21 de dezembro, em Vera Cruz . Na ocasião aconteceu a reunião de Avaliação e Planejamento do 8º Zonal, nesta reunião também foi escolhida o Diácono Jeová da paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz para coordenar a liturgia.  

Pe. Dacir com um ano de trabalho como coordenador deixou a coordenação por motivo de saúde. O 8º Zonal é composto por 8 paróquias. A eleição para o novo coordenador foi entre os Padres Iranildo e Adelson.

Fonte: paroquiadesaobentoabade.blogspot.com.br

Candelária prepara Festa da Padroeira




A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro Candelária, Natal, dá início aos preparativos para a celebração da festa da Padroeira. As atividades começarão na próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro, às 12 horas, com a tradicional missa em honra de Nossa Senhora da Candelária. A celebração será presidida pelo pároco, padre Júlio Cesar Souza Cavalcante.

Durante a missa serão entregues aos coordenadores as imagens de Nossa Senhora, que vão peregrinar pelas ruas do bairro, em preparação dos fiéis para a festa da padroeira. A festa de Nossa Senhora da Candelária será celebrada no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro.

Fonte: Arquidiocese de Natal
Foto: Luíza Gualberto

Comissão da CF produzirá vídeo-documentário


Equipe Nacional e Regional da CF com Dom Jaime


A Comissão Arquidiocesana de Campanhas da Arquidiocese de Natal está produzindo um vídeo-documentário, narrando os 50 anos da Campanha da Fraternidade (CF), que teve início no Rio Grande do Norte, na comunidade de Timbó, município de Nísia Floresta. As gravações já tiveram início, e conta com depoimentos de padres, diáconos e personagens que tiveram ligação com a CF desde o seu surgimento na Arquidiocese até agora.

No último dia 20, o padre José Adalberto Vanzella foi o entrevistado. Ele é atualmente assessor do regional Nordeste 5, da CNBB, mas já participou também da coordenação nacional de campanhas, e atuou na construção do texto-base da CF. No domingo passado, dia 23, a equipe realizou a gravações na comunidade de Timbó, em Nísia Flooresta, e pegou depoimentos de pessoas que tiveram ligação com o início da CF no RN. O documentário será exibido no lançamento nacional da Campanha da Fraternidade, no próximo dia 15 de fevereiro, data em que se comemora também o cinquentenário de criação da CF.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Líder da Pastoral da Criança de Ceará-Mirim faz missão no Ceará




A líder comunitária Márcia Ferreira, da Pastoral da Criança, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim, segue em missão no próximo dia 15 de janeiro, para a cidade de Irauçuba, no Ceará, representando a Arquidiocese de Natal. O trabalho missionário de Márcia, na cidade cearense, prosseguirá até o dia 15 de novembro de 2013. Uma das atividades da missão que desempenhará em Irauçaba é a implantação da Pastoral da Criança na comunidade.

Para realizar o trabalho, a missionária participou de uma capacitação, durante este ano. A atividade faz parte do projeto “Missionários Leigos”, da Pastoral da Criança, em nível Nacional. A Arquidiocese de Natal é uma das que se integra neste trabalho missionário da Pastoral da Criança. Neste domingo, dia 30, Márcia participa da missa de envio, às 06h30, na matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim.


Foto: José Bezerra
Fonte: Arquidiocese de Natal

Clero de Natal prepara lançamento da CF 2013



Pe. José Vanzella, falando ao clero sobre a CF 2013
Foto: Luiza Gualberto




A Arquidiocese de Natal vai sediar, no próximo ano, o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema será "Fraternidade e Juventude". Na quinta-feira, dia 20, a reunião do clero de Natal abordou esta temática. O objetivo do encontro foi preparar os padres, diáconos e leigos, principalmente integrantes das equipes paroquiais de Campanha, para o lançamento da CF 2013, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

O lançamento será feito na Arquidiocese de Natal para comemorar os 50 anos da Campanha da Fraternidade. A Campanha, que atualmente é desenvolvida em todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil, surgiu no Rio Grande do Norte, no ano de 1862, na comunidade de Timbó, no município de Nísia Floresta, a cerca de 50 quilômetros de Natal.


O padre José Adalberto Vanzella, atualmente assessor do Regional Nordeste 5, da CNBB, veio assessorar o encontro do Clero de Natal. Ele já foi da coordenação nacional de Campanhas, da CNBB, e atuou na construção do texto-base da Campanha da Fratrernidade. O padre Carlos Sávio, do Clero de Natal e atual assessor do Setor Juventude, da CNBB, também participou do encontrro do Clero.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dom Jailme presidiu celebração da crisma em Nova Cruz

Da esq.: Pe. Assis, Dom Jailme, Diác. Jeová e Pe. Adelson

O arcebispo Dom Jailme Vieira Rocha, presidiu a celebração da Crisma para cerca de 200 jovens da Paróquia da Imaculada Conceição, realizada na noite desta quarta-feira, 26, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição. A celebração foi concelebrada pelos padre Francisco de Assis e Janilson Macedo, ambos de Nova Cruz, e Pe. José Adelson, de Santo Antonio, com participação do diácono José Jeova que proclamou o evangelho.

Na pregação Dom Jailme falou da importância do Sacramento da Crisma na vida do jovem e também dos grandes avanços tecnológicos através dos meios de comunicação, para que saibamos usar esses meios de forma autentica e com responsabilidade. "Estamos inserido numa sociedade onde os meios de comunicação, acima de tudo a era da informatica está ao nosso alcance, de forma que busquemos acompanha e usufruir destes meios não deixando de lado o contato pessoal e humano", disse Dom Jailme. Ele ainda falou da preocupação da Igreja em usar esses meios com responsabilidade e que o papa já escreveu vários textos voltado para os jovens nesse contexto da comunicação.

No final o Pe. Assis agradeceu a presença dos crismados, catequistas, cantores e tocadores, dos padres, diácono, religiosas, pais e padrinhos, como também do arcebispo Dom Jaime. Já o Pe. Janilson apresentou os catequista para Dom Jailme na qual foi saudado com palmas.

Jovens crismandos


Pe. Assis apresenta ao arcebispo os jovens 

Dom Jaime 

Diácono Jeová proclamou o Evangelho


Momento de acender a vela para renovação das promessas batismais


Momento da unça da Crisma




Jovens crismado


Pe. Janilson apresentou os catequistas

Catequista de Crisma


Momento das fotos


Para ver mais fotos click AQUI


Pascom define prioridades para 2013

Diácono Jeová fez a oração 

 A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz definiu as prioridades para o próximo ano. Entre as ações previstas para 2013 na Pascom estão a formação dos novos membros e e capacitação dos membros atuais; a realização do Tríduo de Comunicação em comemoração aos 15 anos da Pascom na Arquidiocese de Natal, marcado para ser realizado no período de 14 a 16 de junho; celebrar o Dia Mundial das Comunicações, no dia 12 de maio, em 2013 com o  tema: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé, novos espaços de evangelização”; expandir a divulgação do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em todos os Meios de Comunicação, com as peças publicitárias e a canção do Muticom. 

A Pascom elaborou o plano de ação no encontro de avaliação e planejamento realizado no último domingo, 23, no Centro Pastoral do Catolé, com a participação do Diácono José Jeová e os padres Francisco de Assis e Janilson Macedo.
Robervanio Heverton e Flavio Luiz da coordenação paroquial 


Pe. Assis e os membros da Pacom


Pe. Janilson e os membros da Pascom

Momento dos trabalhos em grupo


Momento da apresentação dos trabalhos

PARA VER MAIS FOTOS CLICK AQUI

Jovens celebram a Crisma em Nova Cruz


Jovens durante a celebração da Crisma em 2011

Cerca de 200 jovens da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, receberão o sacramento da Crisma, nesta quarta-feira (26), na Igreja matriz, às 19h. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelos padres Francisco de Assis e Janilson Macedo, pároco e vigário paroquial da matriz, respectivamente.


Os jovens se prepararam durante este ano, e  participaram de um retiro em preparação para receberem o sacramento. Segundo o padre Assis, em 2013 não haverá celebração da Crisma, tendo em vista que os catequistas da paróquia participarão de uma formação durante todo o ano.
 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Paróquia de Nova Cruz encerra Natal em Família


Todos os anos as pastorais, movimentos e serviços da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz realiza os encontros do Natal em Família. Este ano as pastorais utilizaram o subsidio do Natal em Família produzido pelo Regional Nordeste 2. Desde o último sábado, 22, que várias pastorais realizam a celebração  natalina de encerramento do Natal em Família  Nesta terça-feira, 25 aconteceu a celebração na comunidade Antonio Peixoto. No dia 22, a celebração foi realizada na comunidade Planalto.

Fotos da celebração no Antonio Peixoto






 Fotos da celebração no Planalto 





Veja mais fotos:  CLICK AQUI


Missa do Natal na Paróquia de Nova Cruz


Na noite do dia 24 de dezembro a Paróquia de Nova Cruz realizou a missa do Natal, tradicionalmente chamada de Missa do Galo. A missa na Igreja Matriz foi presidida pelo Pe. Francisco de Assis, teve inicio às 22 horas e contou com a participação de várias famílias novacruzenses, como também das religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho.






VEJA MAIS FOTOS: CLICK AQUI