sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A caminho do 13º Encontro Nacional de Presbíteros



Itaici, município de Indaiatuba (SP) vai sediar, de 3 a 9 de fevereiro, o 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). O encontro, que acontece a cada dois anos, deve reunir este ano aproximadamente 400 padres de todo o Brasil.

2010 é um ano especial para o encontro, isso porque será comemorado os 25 anos do ENP. Para celebrar a data, os organizadores do encontro escolheram o tema “ENPs, 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral” e o lema “Eu me consagro por eles” (Jo 17,19a).

O assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, padre Reginaldo de Lima antecipou o que será tratado na 13ª edição do ENP. “Durante o encontro os presbíteros vão recordar os temas que foram estudados e refletidos ao longo destes 25 anos. Os chamados temas transversais serão acompanhados de reflexão sobre o presbítero elementar, ou seja, diante de inúmeras atividades, o que é realmente elementar na figura do presbítero, para que ele exerça seu ministério na ‘Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”’.

O assessor também comentou o tema central do ENP. “O ponto central deste 13° Encontro Nacional de Presbíteros é o Ano Sacerdotal. Assim refletiremos como aprofundar ainda mais a espiritualidade dos presbíteros em todo o país. Também serve para articular, trocar experiências e idéias entre si, mostrando a singularidade e ao mesmo tempo a pluralidade de cada diocese ali representada por seus delegados. Ao final do encontro, é característico o envio de uma carta aberta aos presbíteros”, sublinhou.

Durante o 13º ENP o cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Cardeal Scherer orientará um retiro e os presbíteros farão uma peregrinação ao Santuário de Aparecida, no dia 6 de fevereiro. No mesmo dia, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidirá uma missa às 9h. Para essa concelebração são convidados todos os presbíteros, de modo especial os das dioceses mais próximas de Aparecida.

Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário