sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Conversão de São Paulo é festejada neste mês

Imagem de São Paulo Apóstolo
Foto: Cacilda Medeiros


A Igreja Católica celebra a Festa da Conversão de São Paulo, na próxima segunda-feira, 25 de janeiro. O Papa Bento XVI chama de “inversão de perspectiva”. Para o Santo Padre, “morreu uma sua existência e uma outra nova nasceu com o Cristo Ressuscitado”. Bento XVI considera que Paulo teve um encontro pessoal com Jesus Cristo e, a partir desse encontro, ocorreu a mudança.

Duas paróquias da Arquidiocese de Natal, ambas no interior, têm São Paulo Apóstolo como Padroeiro: São Paulo do Potengi e Pendências. A de São Paulo do Potengi festeja o padroeiro em janeiro, tendo em vista a Festa da Conversão de São Paulo.

Em São Paulo do Potengi, a festa começou dia 16 e prosseguirá até o próximo dia 25. Novenas, celebração da santa missa, atividades sócio-culturais e envolvimento dos agentes das pastorais, serviços e movimentos nas atividades fazem parte da programação. O encerramento, no dia 25, terá missa solene, seguida de procissão, conduzindo a imagem de São Paulo, pelas ruas da cidade.

A conversão

Bento XVI, na audiência de três de setembro de 2008, começa a catequese com a experiência que São Paulo viveu a caminho de Damasco (www.vatican.va). “Saulo, Saulo, por que me persegues?”(At 9,4). “Precisamente no caminho de Damasco, nos primeiros anos 30 do século I, e depois de um período no qual tinha perseguido a Igreja, verificou-se o momento decisivo na vida de Paulo”, inicia o Papa.

A respeito do assunto, Bento XVI diz que muito se escreveu e sob diversos pontos de vista, e acrescenta: “O que é certo é que ali aconteceu uma mudança, aliás, uma inversão de perspectiva”.

Fonte: Jornal A Ordem


Nenhum comentário:

Postar um comentário