A Câmara dos Deputados realizou, na manhã do dia 23, no plenário Ulysses Guimarães, uma sessão solene pela abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. A presidência da Câmara convidou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) a celebrarem a Campanha, aberta oficialmente no último dia 17 de fevereiro, em Brasília.
Esteve representando a CNBB, o bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), dom Máuro Morelli, e o assessor político da Conferência, padre Ernanne Pinheiro. Representando o Conic esteve o secretário geral da instituição, reverendo Luiz Alberto Barbosa.
Segundo o vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Maia (PT – RS), a sessão requerida pelos próprios Deputados, mostra a importância que a Campanha da Fraternidade alcançou nestes 46 anos de existência. “A Campanha enfatiza a necessidade de que todos os cidadãos compreendam que a economia e o desenvolvimento não podem ser maiores que o interesse social. O respeito e a importância desta Campanha, que ao longo de décadas contribui para formação da identidade solidária e cristã do povo brasileiro, faz com que nós [Deputados] paremos tudo o que estivermos fazendo para reverenciá-la”, destacou o vice-presidente da Câmara.
Analisando o passado das Campanhas da Fraternidade, o assessor político da CNBB, padre Ernanne Pinheiro explica que essas sessões solenes, já tradicionais, mostram a importância e os benefícios socias que as CFs trazem à população. “São sempre temas relacionados à vida e à dignidade humana. Quanto mais gente for atingida por uma campanha, melhor. O que se percebe é que a Campanha da Fraternidade ganhou uma dimensão muito grande e muito bonita, unindo o Brasil com a palavra e os ensinamentos de Cristo”.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário