sexta-feira, 4 de junho de 2010

Católicos saem às ruas para proclamar fé em Jesus Eucarístico

Na festa de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira, 3, os católicos proclamam sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Durante todo o dia os fiéis participam de Missas e procissões nas quais o sacerdote caminha à frente com a Hóstia Consagrada no ostensório. Em muitos lugares, as ruas sao enfeitadas com "tapetes" de flores, areia colorida, serragem e outros materiais. Neste dia comemora-se a instituição da Eucaristia, que aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus na Última Ceia se oferece como alimento aos discípulos. Como, porém, o clima de recolhimento da Quinta-feira Santa não permite uma celebração mais festiva, a Igreja instituiu a festa de Corpus Christi, comemorada sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A origem da Solenidade é do século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.
Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV decretou, pela "Bula Transiturus", a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização de Corpus Christi, a festa passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Em Nova Cruz a solenidade teve inicio por volta das 8 horas da manhã, com a exposição do Santissimo que permaneceu até as 16h, quando teve começou a missa,presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe.Iranildo Augusto, com participação do Diac. Sidney Firmino. Logo após a missa teve inicio a procissão com o Santissimo Sacramento, passando por algumas ruas até a capela da Sagrada familia onde aconteceu a Benção do Santissimo. A partir do dia 3 até o dia 10 o Santissimo ficará em adoração, diariamente, na capela,fazendo parte do Cerco de Jericó, orgranizado pela RCC.
Fotos: Robervanio e Sidney





O Diac. Sidnei proclamou o evangelho










A procissão



A adoração

Durante todo o dia as pastorais participaram da adoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário