Complexo Alto de Santa Rita, em Santa Cruz
Foto: Cacilda Medeiros
Uma multidão de devotos de Santa Rita de Cássia é esperada, dias 26 e 27 próximos, na cidade de Santa Cruz (RN), a 120 quilômetros de Natal. Uma vasta programação será desenvolvida, sábado e domingo, por ocasião da inauguração da estátua de Santa Rita, a “madrinha dos sertões”. No dia 26, haverá reza do terço, missa, procissão, solenidade de inauguração, às 16h, e show com os cantores Joana e José Augusto. No domingo, 27, a programação terá início às 7 horas, com missa, na Igreja Matriz e início da visitação ao Santuário.
Depois, terá reza do terço, atendimento de confissões, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, na praça da Matriz, terá show com o Pe. João Carlos, do Recife. Às 17h30, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo, transmitida pela Rede Vida de Televisão e pela Rádio Rural de Natal. Segundo o reitor do Santuário, Pe. Aerton Sales da Cunha, a expectativa é que mais de 60 mil devotos vão a Santa Cruz, nos dois dias.
A estátua da imagem da padroeira de Santa Cruz faz parte do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, construído no Monte Carmelo, lado da cidade. O início das obras foi em 2007, com recursos dos governos municipal, estadual e federal. A estátua mede 50 metros de altura, sobre um pedestal de seis metros, totalizando 56 metros de altura, tornando-a mais alta que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 metros de altura. O Complexo compreende, além da estátua, uma capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, banheiros, mirante e estacionamento.
A ideia de construir uma estátua com a imagem da santa padroeira, no Monte Carmelo, ao lado da cidade, foi do ex-pároco de Santa Cruz, Pe. Aerton Sales e do então prefeito, Luiz Antônio de Farias. Padre Aerton não esconde a felicidade de ver a obra concluída. “Sentimos que Deus confirmou o desejo que Santa Cruz se tornasse uma cidade santuário, que a devoção a Santa Rita de Cássia, tão intensa nessa região, fosse partilhada com outras pessoas, de outros lugares”, diz.
O decreto de criação do Santuário de Santa Rita de Cássia foi assinado em 11 de outubro de 2009, por Dom Matias Patrício de Macêdo, no encerramento da visita pastoral à Paróquia de Santa Cruz.
Programação permanente
A partir de agora, será desenvolvida uma programação permanente, todos os domingos, no Santuário: 10h, missa, e às 11h30, bênção do Santíssimo. Além disso, cinco romarias serão realizadas, anualmente: Romaria Eucarística, dias 21 e 22 de abril, fazendo memória à primeira missa celebrada no Santuário; Romaria de Santa Rita de Cássia, de 13 a 22 de maio, na festa da padroeira; Romaria Mariana, de 17 a 22 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo; Romaria da Gratidão, dias 11 e 12 de outubro, celebrando o aniversário de criação do Santuário; e Romaria da Coroa, todo dia 22 de cada mês.
De segunda a sábado, o santuário será aberto para visitação, das 7 às 18 horas. O local também pode ser um espaço para retiros e encontros de grupos pastorais. Basta agendar, previamente, pelo telefone: (84) 3291 2112.
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário