terça-feira, 17 de agosto de 2010

Três campanhas sociais são lançadas na diocese de Campina Grande




Na quarta-feira, 18, acontecerá em Campina Grande (PB) o lançamento conjunto de três iniciativas, a campanha “Voto vendido, povo vencido” do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a 16ª edição do Grito dos E
xcluídos e o Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra. O evento acontecerá no auditório da Cúria Diocesana, localizado na Rua Afon
so Campos, 251, Centro. A entrada é gratuita e estão sendo convidados os membros das pastorais sociais, lideranças comunitárias, jovens e representantes de entidades da sociedade civil, bem como toda a população interessada.


A mesa de lançamento será composta pelo bispo diocesano, dom Jaime Vieira Rocha, pela Diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PB Juíza Niliane Meira; o Vice-Diretor, Juiz João Ricardo Coelho; o padre Hermínio Canova da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Nacional e o padre João Barbosa da Coordenação do Grito dos Excluídos em Campina Grande.

A ideia do lançamento conjunto partiu de um grupo de entidades que apoiam a iniciativa do TRE-PB na cidade a exemplo da diocese de Campina Grande, a ONG Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e das organizações que estão à frente do 16º Grito dos Excluídos e do Plebiscito pelo Limite de Propriedade da Terra, como a coordenação das Pastorais Sociais, a Escola de Fé e Política ‘Dom Manuel Pereira’, a CPT e a Cáritas Diocesana, todas ligadas à diocese.

A Campanha é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE da Paraíba e foi lançada no dia 21 de julho em João Pessoa. Ela contou com o apoio inicial do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO-PB) e em seguida recebeu o apoio das entidades de todo o estado que firmaram o Pacto pelo Voto Consciente. O objetivo da campanha é conscientizar o eleitor dos malefícios da venda do voto, pois “um político que usa deste expediente (compra de votos) para se eleger não tem competência para gerir recursos públicos”, destacou a juíza Niliane Meira.A 16ª edição do Grito dos Excluídos vai acontecer no dia 4 de setembro, em Campina Grande, na paróquia Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, bairro Monte Castelo, e terá como tema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. O Grito acontece em várias partes do Brasil na semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, para denunciar e protestar contra as desigualdades sociais e a exclusão a que estão submetidos uma grande parcela da população.

É uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Para tanto, será realizado, durante a semana da pátria, um plebiscito ao povo brasileiro, visando por um fim à alta concentração de terra existente no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário