quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dom Eugênio Sales é homenageado pelo Senado

Dom Eugenio e senador João Faustino


O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, recebeu nesta terça-feira, 9, uma homenagem no Senado Federal pela passagem de seus 90 anos, comemorados ontem, 8. O assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Reginaldo Lima, representou a CNBB na sessão de homenagem, solicitada por requerimento do senador João Faustino (PSDB-RN).

O senador disse que o cardeal foi seu símbolo de luta na juventude, um exemplo de líder e modelo de sacerdote e recordou as aulas de matemática que gravava nas escolas radiofônicas criadas pelo cardeal. “Graças a dom Eugênio, quantas e quantas pessoas descobriram, através das escolas radiofônicas, que não eram escravas de ninguém, que tinham uma vida dada por Deus e que essa vida somente tinha significado quando se via repleta de felicidade e de liberdade”, afirmou.


O senador Marco Maciel (DEM-PE) ressaltou a capacidade empreendedora do religioso, fama alcançada na década de 1970, quando assumiu a Arquidiocese do Rio de Janeiro e mandou construir um prédio de dez andares no fundo do Palácio São Joaquim. O prédio reunia os serviços da Igreja espalhados pela cidade.

“Também criou dezenas de pastorais, entre elas a Pastoral Penal, a das Favelas e a do Menor. Sem contar que também foi graças à ele que pela primeira vez moradores de favela tiveram seu direito à casa garantido judicialmente”, acentuou.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário