sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Seminário segue dimensões estabelecidas pela CNBB

Seminaristas, reitor e vice-reitor do Seminário

Seminário de São Pedro

A CNBB estabeleceu as dimensões com base no Documento de Aparecida e na Encíclica Pastores Dabo Vobis, do Papa João Paulo II, sobre a formação dos sacerdotes. São elas: formação humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual. No Seminário de São Pedro, cada dimensão é coordenada por um dos membros da equipe de formação. Segundo o reitor, Pe. Antônio Gomes, é em vista das cinco dimensões que acontece, inclusive, a seleção dos vocacionados.

Administrar uma casa, com mais de 90 anos de funcionamento, onde residem 46 jovens e quatro padres idosos, é um desafio. Essa casa é o Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, atualmente administrada por uma equipe, formada por sete padres: Pe. Antônio Gomes, reitor; Pe. Elielson Cassimiro, vice-reitor; Pe. Newton Coelho, diretor do Propedêutico; Pe. Paulo Henrique, diretor de estudos; Pe. Marcelo Cezarino, diretor pastoral; Pe. Inácio de Loyola e Pe. Agustin Calatayud, diretores espirituais.

Para dirigir o processo formativo e administrativo do Seminário, a equipe segue as dimensões estabelecidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB para o processo formativo em vistas ao presbiterato.

Atualmente, o Seminário de São Pedro conta com 46 alunos, sendo seis no Propedêutico, residindo em Emaús; 13, cursando Filosofia; 25, cursando Teologia, e dois estudando no Colégio Mater Ecclesia, em Roma.

Fonte: Jornal A Ordem online

Nenhum comentário:

Postar um comentário