Procissão da festa de São Sebastião, em 2010
A comunidade católica residente no bairro do São Sebastião, em Nova Cruz, está em festa. É a festa do padroeiro, São Sebastião, que teve início neste dia 11 e se estende até 20 deste mês. No território da Arquidiocese de Natal, a Paróquia São Sebastião, no bairro do Alecrim, em Natal, é a única,que tem o Mártir como padroeiro. Porém, ele é padroeiro de várias comunidades.
No Brasil, são cerca de 400 paróquias e 20 dioceses que tem o Mártir de Cristo, como padroeiro. São Sebastião é cultuado por milhões de católicos brasileiros, de Bagé (RS), passando pela cidade do Rio de Janeiro, onde ele é o padroeiro principal, chegando até os vastos rincões do Nordeste, como Ilhéus (BA), Parelhas, na região do Seridó, entre outros.
Em Nova Cruz, o agente da Pastoral do Batismo, José Francisco de Oliveira, (foto ao lado) conhecido como Seu Zezinho, afirma que desde os dez anos de idade participar dos festejos em honra ao Santo, na cidade de Nova Cruz. "Ainda pequeno, sentia satisfação em participar da festa. Em 1980, o então Pe. Matias Patricio me convidou para ser agente da Pastoral do Batismo. Até hoje assum meu compromisso, com fé em Deus e em São Sebastião", conta. Aos 67 anos de idade, Seu Zezinho, afirma que participa da festa, todos os anos, junto com a família. "Espero participar até o fim da minha vida", conclui.
Fonte: Jornal A Ordem (adaptação Pascom Nova Cruz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário