sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pe. Edilson saúda novo Arcebispo em nome do clero natalense



Na solenidade de posse do novo arcebispo de Natal, dom Jailme Vieira Rocha, o pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre, leu a mensagem de acolhida em nome do clero da Arquidiocese de Natal. Leia na íntegra a mensagem:

Exmo. E reverendíssimo senhor Dom Jaime Vieira Rocha

“Sei em quem acreditei” (2Tim 1,12). Com este lema, inspirado na segunda carta de São Paulo a Timóteo o senhor vem fazendo a sua trajetória como servidor da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, no exercício do seu episcopado. Depois de ter passado pelo Seridó do Rio Grande do Norte e pela Borborema da Paraíba, o senhor retorna à Igreja diocesana que lhe gerou: a Arquidiocese de Natal. É bem verdade que 15 anos depois não podemos dizer que a realidade é a mesma, pois o tempo passa e as coisas evoluem. Hoje o clero é bem mais numeroso. Somos 178 sacerdotes, sendo 156 diocesanos e 22 religiosos. 68 diáconos permanentes e um transitório. No Seminário de São Pedro temos 41 seminaristas fazendo um caminho de discernimento e recebendo a formação e as orientações necessárias para também se somarem aos presbíteros de nossa Arquidiocese. O senhor contará com um batalhão de religiosos e religiosas. São 25 congregações, sendo 08 masculinas e 17 femininas, além das 19 comunidades de vida e aliança. 33 pastorais, movimentos e serviços estarão à disposição para se somarem ao serviço da evangelização.

Dom Jaime. A extensão territorial da Arquidiocese de Natal ainda é a mesma. São 25.059 km2. Mas a população já é outra. Somos mais de 2.100.000 habitantes, dos quais uma média de 1.800.000 se declaram católicos. O número de paróquias cresceu consideravelmente. Hoje temos 82 Paróquias e 06 Áreas Pastorais. Consequentemente, com este crescimento, surgiram novos desafios. A evangelização no mundo urbano torna-se um desafio cada vez maior. Os problemas sociais acompanham esta evolução e interpelam da Igreja ações eficazes de políticas públicas e capacidade de articulação junto aos diversos seguimentos da sociedade. Não obstante estas mudanças e desafios, a Igreja de Natal continua sendo uma Igreja viva, dinâmica e participativa. Em nosso trabalho de evangelização buscamos, historicamente, equilibrar fé e vida, pregação e vivência, espiritualidade e promoção humana. Somos uma Igreja que tem o seu plano pastoral com as urgências, as metas e ações bem definidas. Uma Igreja em que os leigos ocupam espaços e que contribuem consideravelmente para o dinamismo da mesma. Uma Igreja que continua se projetando no cenário nacional. Recentemente Natal sediou um dos maiores eventos dentro da programação do bote fé, que foi a gravação do DVD em prol da Jornada Mundial da Juventude; ocasião em que num mesmo palco se apresentaram as maiores expressões da música católica do Brasil. Já estamos nos preparando para sediamos o Oitavo Mutirão Nacional de Comunicação que acontecerá no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013. Um evento promovido pela CNBB que contará com a articulação e logística da Arquidiocese, juntamente com outros parceiros que entendem a dimensão e a grandeza de tal evento. São mais de 1.000 comunicadores dos mais diversos segmentos da sociedade que estarão reunidos em nossa Arquidiocese e comprometidos com a causa de fazer da comunicação, suas políticas e suas mídias, o principal lugar de construção de outra ordem social, de relações justas e solidárias. Certamente, haveremos de contar com o seu apoio neste mutirão.

Dom Jaime, o senhor recebeu das mãos de Dom Matias Patricío de Macêdo, seu antecessor, o Báculo do Pastor. Daqui pra frente o senhor assume a missão confiada pelo Papa Bento XVI, de conduzir esta porção do povo de Deus neste solo rico e fértil, banhado pelo sague dos protomártires do Brasil e protegido pela Mãe de Jesus, invocada com o título de Nossa Senhora da Apresentação. Damos as boas vindas e externamos o desejo de um frutuoso pastoreio. Conte não apenas com as nossas orações, mas com o nosso apoio, o nosso respeito, o nosso empenho, a nossa disponibilidade, para que a Igreja de Natal mantenha a tradição de uma Igreja viva, dinâmica e respeitada pela seriedade do trabalho que esta desenvolve na sociedade.

Seja bem vindo, Dom Jaime! Conte conosco! Deus o abençoe na nova missão.


Pe. Edilson Soares Nobre
Em nome do clero arquidiocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário