![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiLdfFg2wojIKvqAjf65etxTSsGyPBrScPAv5HvgWcyQgGyetVHyC8knjH1pbfguTd6_CPYjxTOGktP7IUgB4gR2SbpR0U6r6yM25tPDDaDZ0cRlzS1qBDQ7JdP2_A1GRGELonVgRPm-TL/s320/pastoral_crianca1.jpg)
A Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, receberá a Comenda do Controle Social do SUS, entregue pelo Conselho Estadual de Saúde, dia 11 próximo, na Assembleia Legislativa. “Criada em 2007 e executada a partir de 2008, o Conselho Estadual de Saúde analiza, no mês de março, as indicações para a comenda. Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o Conselho entrega a Comenda às pessoas escolhidas”, explica Francisco Canindé Santos, colaborador do Conselho. Ele diz que pela primeira vez, desde que foi criada, a Comenda será entregue a uma instituição.
Para a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Marlúzia Pessoa, a comenda é um reconhecimento pelas ações desenvolvidas pela Pastoral. “A Pastoral da Criança desenvolve ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Também, trabalhamos no controle de políticas públicas. Neste ano, em consonância com a Campanha da Fraternidade, que tem como tema a Saúde Pública, as coordenações estaduais são orientadas a lutar para que as políticas públicas que dizem respeito à saúde sejam postas em prática”, ressalta a coordenadora.
Neste ano, três pessoas também receberão a comenda: Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça; Tarcísio de Brito Guerra, dentista e ex-conselheiro estadual de saúde; e Maria das Dores Sá, parteira, 98 anos, residente em Ceará-Mirim.
Fonte: Arquidiocese de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário