segunda-feira, 23 de maio de 2016

Paróquia de Nova Cruz vivenciará Solenidade de Corpus Christi


No próximo dia 26, a Igreja celebrará a Solenidade de Corpus Christi.  Dentro das solenidades do Tempo Comum, mas em estreita relação com o Tempo Pascal, a celebração de Corpus Christi lembra a todos o Sacramento da Eucaristia, a doação do corpo e do sangue de Jesus como alimento para os seus seguidores. Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a programação terá inicio às 8 horas com exposição do Santíssimo Sacramento para adoração da comunidade paroquial, pastorais movimentos e serviços. Às  16 horas acontecerá a missa, na igreja Matriz, seguida de procissão pelas principais ruas da cidade, até a capela Sagrada Família onde terá inicio o Cerco de Jericó. Em Lagoa d'Anta, a missa será às 17 horas. 



A Solenidade de Corpus Christi, como é mais conhecida, foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, com a Bula “Transiturus de hoc mundo”, datada de 11 de agosto de 1264. Nesta Bula, o papa Urbano IV afirma: “Na instituição deste sacramento, ele disse aos Apóstolos: ‘Fazei isto em minha memória’ (Lc 22,19), para que este excelso e venerável sacramento fosse para nós peculiar e insigne memorial do seu extraordinário amor com o qual nos amou… Superando toda plenitude de generosidade, excedendo toda medida de amor, ofereceu a si mesmo em alimento. 

A Eucaristia é a manifestação do amor de Jesus pela sua Igreja, do amor redentor pelos homens e mulheres. É esse amor que origina a Igreja e faz a sua missão: a Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia. Não uma simples confecção, mas a sua própria natureza. A Igreja existe para doar-se aos homens e às mulheres, não só anunciar a boa nova, mas proporcionar a vida da graça, principalmente através da comunhão com o Corpo e o Sangue de Cristo. Essa é a sua ação de graças, essa é a sua alegria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário