As principais celebrações do Tríduo Pascal da Paróquia da Imaculada Conceição aconteceram na Igreja Matriz de Nova Cruz. Com a Missa da Ceia do Senhor, os fiéis paroquianos recordaram a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia. Um dos atos mais marcantes da noite foi rito do Lava-pés.
Na Sexta-feira Santa (19), a Igreja se revestiu de tristeza pela Morte de Jesus. Entre os sinais exteriores mais contundentes deste sentimento, está a não realização de missas. Por isso mesmo, a principal cerimônia do dia, chamada de Celebração da Paixão, aconteceu às 15h. No rito, que se inicia em silêncio, os sacerdotes se prostram diante do altar adorando a entrega de Jesus à morte pela salvação da humanidade. Além das leituras e da comunhão eucarística, a Celebração inclui o rito da adoração da Cruz, momento em que os fiéis prestam reconhecimento à crucificação de Cristo.
O clima de luto e silêncio segue durante todo o sábado (20). Ainda na noite de sábado, a tristeza da morte dá lugar à alegria da Ressurreição. A partir das 20h, teve início a Vigília Pascal, mais importante cerimônia do calendário católico. A missa, que se inicia na escuridão, é iluminada pela luz das velas acesas no Círio Pascal, símbolo da Ressurreição de Jesus. As leituras da noite, em maior número do que o comum, contaram desde a criação do mundo até a vitória de Jesus sobre a morte.
As celebrações da Páscoa se estenderam por todo o domingo (21). As Missas em Nova Cruz aconteceram nas Igreja de São Sebastião e Matriz. Todas as celebrações do Tríduo Pascal foi presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco.
Quinta-feira Santa
Sexta-feira Santa
Sábado Santo - Vigília
Domingo de Páscoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário