quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Madre Teresa: comemorações dos 100 anos de nascimento


Em 2010, será um ano de festejamentos e celebrações para recordar os cem anos de nascimento de Madre Teresa. “Na última semana em Pristina – disse à agência Sir, padre Lush Gjergji biógrafo de Madre Teresa – reuniu-se pela primeira vez o Conselho Nacional do Kosovo que organizará as celebrações deste aniversário”.

Presentes no encontro na sede do Ministério da Cultura, entre outros, o ministro Valton Beqiri, o representante da presidência, Ali Podrimjia, e o padre Lush Gjergji, representando a Igreja do Kosovo. “Este ano especial – disse o sacerdote – terá início no próximo dia 10 de dezembro de 2009, por ocasião dos 30 anos da entrega do Prêmio Nobel da Paz a Madre Teresa.

Madre Teresa, cujo nome era Gonxha Bojaxhiu, nasceu no dia 26 de agosto de 1910 em Skopjie, hoje capital da ex-República Iugolsava da Macedônia mas então parte do Império Otomano. Os seus pais de etnia albanesa eram originários do vizinho Kosovo, terra que a jovem visitou várias vezes na juventude. Particularmente forte era a sua ligação com o santuário mariano de Letnica na fronteira entre Kosovo e Macedôonia.

“Durante todo o ano de 21010 – destacou padre Gjergji – estão previstas manifestações que envolverão escolas e expoentes do mundo da cultura, mas também celebrações religiosas e simpósios”.


Foto: Madre teresa

Fonte: Catolicanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário