A pastoral Afro-brasileira sugere para o mês da consciência negra o tema da promoção da vida tendo presente realidade, dos/as jovens negros/as. Esta iniciativa da pastoral afro-brasileira está em sintonia com as aspirações dos/as jovens negros/as que enriquecem e fortalecem o trabalho na Igreja brasileira e latino-americana/caribenha, mas que sentem a realidade de violência que atinge a juventude como um todo, de forma mais acentuada a juventude negra. É importante que os grupos organizados reflitam este tema junto com a memória do Martírio de Zumbi dos Palmares.
A sugestão é que nos voltemos à vida dos/as jovens negros/as. Este recorte está em sintonia com a proposta do Setor juventude, que no dia 25 de outubro celebrou o Dia Nacional da Juventude 2009 (DNJ-2009 refletindo o tema “Contra o extermínio da juventude na luta pela vida” e o lema “Juventude em marcha contra a violência”. Esta temática surge devida a constatação do aumento do percentual de violência, seguida de morte, que têm atingido os jovens.
Em muitas cidades acontecerão debates, painéis, seminários lembrando o mês da consciência negra. Vamos aproveitar estes momentos para pautar a temática da violência contra a juventude negra. E mais do que isto, trabalhar para que os poderes públicos possam assumir compromissos efetivos no enfrentamento do problema.
A Semana Nacional da Conciência Negra será realizado no período de 15 a 21 de novembro.
Foto: Cartaz da Semana Nacional da Conciência Negra
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário