segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

“O presbítero deve impregnar-se da palavra de Deus para anunciá-la aos outros”, afirma dom Odilo



Em sua última conferência feita na manhã deste domingo, 7, durante o retiro que orientou para os padres que participam do 13º Encontro Nacional de Presbíteros, em Itaici (SP), o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, destacou o padre como ministro da Palavra. “O presbítero deve impregnar-se da palavra de Deus para anunciá-la aos outros”, disse o cardeal.


Segundo dom Odilo, há muitas maneiras do padre exercer este ministério como, por exemplo, na homilia litúrgica, no ensino da doutrina da fé, na formação cristã dos fiéis, na catequese, na promoção da leitura e do estudo da Sagrada Escritura. “A Igreja pede que toda a pastoral seja bíblica, quer dizer, seja ricamente motivada e orientada pela Palavra de Deus”, acentuou.
evem se preocupar com a “escassa instrução religiosa do povo” e com o “desconhecimento das verdades básicas da fé, como vêm expostas no Catecismo”, além da “precária familiaridade com a Escritura”.

Um dos caminhos apontados por dom Odilo para superação deste limite é a promoção da “leitura orante da Escritura nas famílias, comunidades e paróquias”. “Além disso, serão úteis ao povo momentos especiais de pregação ao povo; nossas igrejas poderiam ter mais atividades formativas, mesmo à noite, pois durante o dia o povo trabalha”, acrescentou.

Fonte: cnbb

Nenhum comentário:

Postar um comentário