terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como foi o debate



No primeiro bloco os três candidatos foram questionados sobre a necessidade ou não de um presidente acreditar em Deus, em seguida, em respostas particulares, Marina falou sobre a reforma agrária, Plínio sobre a presença de símbolos religiosos e Serra sobre economia atual do país.

No segundo bloco, jornalistas levantaram questões particulares para cada um dos candidatos. Raphael Leal da TV Canção Nova questionou o candidato Plínio sobre sua opinião ao projeto que pretende criminalizar a homofobia, perguntando se ele assinaria o projeto. Em seguida, o jornalista questionou Marina sobre sua postura diante da aprovação do aborto no Brasil e ao candidato Serra perguntou se ele apoiaria a distribuição de materiais que valorizem a castidade e a fidelidade conjugal como formas de prevenir Aids.

O jornalista Martin Andrada, da TV Século XXI interrogou o candidato Plínio a respeito da democratização dos meios de comunicação, se a medida não abre precedente a censura. Ao abordar José Serra, Martin perguntou o que o candidato fará para reverter o quadro da pesquisa, onde a Dilma aparece com vantagem em relação a ele. Já Marina foi questionada a respeito da segurança pública, como ela resolveria essa questão.

José Maria Mayrink, do jornal O Estado de São Paulo, questionou o candidato do PSDB sobre sua posição ao projeto de construção do trem-bala, da transposição do Rio São Francisco e da hidrelétrica de Belo Monte. Para o candidato do PSOL, o jornalista perguntou se ele acredita que há espaço no Brasil para um socialismo radical. E a candidatada do PV foi indagada se ela acreditava ser possível governa sem troca de favores.

Dando continuidade ao debate, no terceiro bloco, os candidatos Serra e Marina falaram sobre a redução da maioridade penal, pergunta feita por Dom Leonardo de Miranda, representando a Pastoral do Menor. Logo após, Marina e Plínio responderam a pergunta do coordenador nacional da Pastoral Familar, Raimundo Veloso Leal, sobre o PNDH-3 e sobre a opinião pessoal sobre a vida e a família.

A terceira pergunta do bloco foi feita pelo coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, aos candidatos Plínio e Serra, questionando-os sobre o atual sistema carcerário, se pretendem manter o sistema ou investir em outras alternativas para reduzir a criminalidade.

O último bloco do debate foi divido em dois módulos. No primeiro, os candidatos responderam a perguntas sorteadas. Marina falou sobre a política habitacional, Plínio sobre a contradição entre os recordes na produção da agricultura e tantos que ainda passam fome, e Serra falou sobre a lei do aborto, comentando se questãos morais devem ser decididas em plebiscito pelo povo. No segundo módulo, os três candidatos deram sua opinião sobre o ensino religioso na educação fundamental.

O clima cordial entre os candidatos imperou e, além da descontração entre os candidatos, as críticas à ausência de Dilma Roussef foram feitas em todos os blocos pelos seus concorrentes.
Um dos questionamentos mais aguardados pelos que acompanhavam o debate, era sobre o tema aborto.

Todos os candidatos foram unânimes em dizer que eram em favor da vida e que querem investir na saúde pública e por campanhas que atentem para a gravidez precoce.

Confira todas as respostas dos candidatos no site da Canção Nova: www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário