quarta-feira, 29 de maio de 2013

Igreja celebra festa do Corpo e Sangue de Cristo



A Paróquia de Nova Cruz inicia a programação de Corpus Christ às 8 horas com a exposição do  Santíssimo  seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16 horas, será celebrada   missa, presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis. Após a missa, acontecerá procissão, com o Santíssimo Sacramento, saindo da Igreja de São Sebastião, terminando na Capela Sagrada Família, onde terá inicio o Cerco de Jericó.

Confira programação para o dia de Corpus Christis:


Das 08h ás 16h Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São Sebastião
16h Missa na Igreja de São Sebastião
18h Inicio do Cerco de Jericó


Origem da Celebração de Corpus Christi 

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 

Durante a Missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte da origem: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário