24º Domingo do Tempo Comum
·
EVANGELHO:
Lc 15, 1-32
Penso que os
teólogos biblistas reconhecem que o capítulo 15 do Evangelho de Lucas está no
centro de sua obra e, que, trata da viagem de Jesus para Jerusalém, onde ele
ofertará a sua vida. É um caminho a ser percorrido: não só tem a dimensão
geográfica, mas também um itinerário espiritual. Há uma lição a ser ensinada e
pedida para que se viva a partir do exemplo concreto que Jesus oferecerá com
seu exemplo de vida, isto é, fidelidade ao Pai e Amor Eterno por todos nós.
O trecho do evangelho deste 24º domingo do tempo
comum, nos trás uma série de parábolas, numa sucessão de três. Segundo São Lucas,
o objetivo das parábolas é tratar da temática “misericórdia”: “ovelha perdida e
reencontrada”, “moeda perdida e reencontrada” e o “filho pródigo, ou melhor,
pai misericordioso”, ou ainda “pai bondoso”. “Predominam nas três os
sentimentos, e entre eles, os destinatários das parábolas, a alegria; é a
vantagem de falar com relatos, e não com teorias”.
Jesus é provocado
Qual é a origem das
críticas que os doutores da Lei e os escribas e fariseus fazem ao comportamento
do Filho de Deus? “Todos os coletores e os pecadores se aproximavam para ouvir.
Os fariseus murmuravam: - Este homem acolhe os pecadores e come com eles”. As
parábolas querem expressar a resposta de Jesus aos insultos maldosos dos
escribas e fariseus, que sem resquício nenhum de rancor e revide por parte do
Mestre, elas visam, sim, e tão somente, exortar ao cristão a identificar-se com
o Deus “de piedade e de ternura, lento para a ira, e rico em amor” (Jonas 4,2).
Destinatários:
Concretamente, quem
são os destinatários? O início da leitura não deixa dúvida: ... “Este homem
recebe e come com pessoas de má vida”. A atenção dada por Jesus aos pobres e
pecadores é por causa de sua condição marginal; eram “desgarrados”, eram como
moedas e como ovelhas perdidas, mas agora estão todos perto de Jesus. E mais, passam a viver lado a lado do Mestre,
passando a conviver com ele, independentemente de qualquer limite; os pobres
passam a ser protagonistas de sua história, sendo promovidos aos primeiros
lugares, como verdadeiros cidadãos.
As três parábolas e suas interpretações
§
A ovelha
perdida (vv. 4,7)
Alguns imaginam que
há algo estranho, quando Jesus estimula os seus discípulos a sair em busca da
“ovelhinha”. Tão somente uma ovelhinha raquítica, que falta faria diante de um
rebanho tão grande? Noventa e nove dentro, apenas uma fora. Ele, o verdadeiro
pastor, arrebenta contra todo o princípio lógico quantitativo. Pois é, não
basta funcionar a razão, mas o coração. “Amar como Jesus amou”!
E tem mais um detalhe:
ele faz uma festa, e convida qualquer que seja o filho de Deus,
sobretudo os marginalizados, “os sem voz nem vez”! E agora, como é que os
fariseus vão entender tal comportamento de Jesus? Que ensinamento é este dado pelo Mestre? É a
revelação de um Deus comprometido e solidário com a promoção da vida: escândalo
para uns, mas felicidade para os pobres, pecadores e sofredores, sobretudo. O
verdadeiro Deus de Jesus Cristo é aquele que não quer que se perca nenhum
destes pequeninos” (Mt 18,14).
§
A moeda
perdida (vv. 8-10)
Agora é a vez da
“moeda perdida”. Também nesta aparecem as contradições: quanta alegria e
satisfação quando a pobrezinha da mulher encontra a moeda que havia perdido.
Ela faz de tudo para encontrar a moeda. Quando a encontra, convida para
festejar com ela, as parentas, vizinhas e amigas. Mais uma minúcia importante: Quanto esforço para
readquirir o que estava perdido: com o devido cuidado e exorbitante zelo acende
a luz, chama os filhos para que ajudem, varre, espana!
É assim que Deus age.
É Ele que vai em busca de quem se perdeu. Deus procura incansavelmente as “massas
sobrantes” da vida, isto é, os “sujos” e “malcheirosos”, os “incapazes e
imorais” “pecadores e marginalizados”. Vida para eles, sim!
§
O pai
misericordioso ( 11-32)
Passando da “ovelha”
e da “moeda”, vamos à parábola do “pai misericordioso”, e veremos que a
colocação torna-se cada vez mais profunda, enternecedora e reveladora de graça
sobre graça divina. De fato, Jesus está revelando o jeito de seu Pai agir.
Contrariando as
regras de “partilha de inventário”, o filho mais novo exige de seu pai parte da
herança que lhe cabe. Tudo bem, o pai consente. Qual é o problema? Para ele
todos os filhos têm o mesmo direito.
O jovem parte. Após ter feito quase todas as experiências ambíguas
da vida, chegou ao final com um saldo marcado por uma condição humilhante,
fruto da sua estúpida irresponsabilidade.
Após ter perdido tudo
o que tinha, inclusive a sua dignidade filial, resolve retornar à casa do pai:
“ seu discurso de apresentação constará de três partes: reconhecimento do
pecado; reconhecimento da perda da filiação; pedido para ser admitido como
servo (vv. 18-19).
O pai e o filho mais
novo: Filiação recuperada
Mas
quem foi que disse que o pai havia desistido de recuperar a vida de seu filho?
Ele sempre alimentou a possibilidade de revê-lo “são e salvo”. Vendo-o ainda longe, encheu-se de compaixão.
O filho não consegue se quer pedir perdão, porque o pai não admite. O que lhe
interessa é que o filho “voltou a viver”. Imediatamente são tomadas algumas iniciativas,
tais como: o filho é vestido, puseram-lhe anel, manda matar um novilho, é
contratado um bom sanfoneiro, muitos são convidados para a festa. Tudo enfim,
não quer expressar o processo de ressurreição? Quem estava quase morto, voltou
a viver. É assim que costuma agir Deus: restabelecendo plenamente suas filhas e
filhos perdidos.
O pai e o filho mais velho: a caminho da reconciliação!
Agora
entra em cena o filho mais velho. Aparentemente despontava como se fosse um
filho exemplar, exímio, mas na verdade era só aparência, deixando-se ser
combatido pelas suas declarações. A questão em jogo é essa: embriagado pelo
ciúme, não aceita a atitude do pai diante do irmão que retorna, depois de ter
cometido a devida imprudência: “Há tantos anos que te sirvo” (v. 29). O pai
tenta proporcionar a reconciliação: “Meu filho, esse teu irmão estava morto e
voltou a viver” (vv 31-32). O verdadeiro pai procura amar a todos, dando a cada
um o tratamento justo e eficaz.
A questão é:
“amar como Jesus amou”
Ø
Na 1ª Carta de João (4, 19-20), diz assim: “Se
alguém diz que ama a Deus mas odeia o próprio irmão, mente; pois se não ama o
irmão seu a quem vê, não pode amar Deus a quem não vê. E o mandamento que nos
deu é que quem ama a Deus ame também o próprio irmão”. Para o bom entendedor,
basta! O problema é que nem sempre somos tão bom entendedor na medida do ser. “A
linha do amor: ao Pai, ao Filho de Deus, aos filhos de Deus (nossos irmãos). O
processo: o mundo se vence com a fé, a fé se apoia no testemunho, o testemunho
promete vida”.
Ø
Pensando assim, tenhamos cuidado com o pecado e
seus efeitos terríveis. O grande pecado, o pecado máximo é o anti-amor, o
desamor, o ódio, a falta de caridade, o egoísmo. Tudo isso nos afasta de Deus e
quebra a comunhão sincera com os nossos próximos. “Em contraprova, o demônio é
demônio por ter sido confirmado no ódio e se ter tornado incapaz de amar. O
inferno é inferno por ser ausência de amor, reino do ódio, vitória final do
egoísmo” (Dom Helder Câmara).
PARÓQUIA DA
IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ – RN
Pe.
Francisco de Assis Inácio
- Pároco -
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