quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Arquidiocese de São Paulo abre 1° Congresso de Leigos


Com o tema “Cristãos leigos: discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema “Vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo”, a arquidiocese de São Paulo iniciou na segunda-feira, 25, seu 1° Congresso de Leigos. O lançamento do Congresso aconteceu durante a cerimônia pelos 456 anos da capital paulista, em missa na Sé que também marcou a festa patronal da arquidiocese. A celebração foi presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

Cerca de 3.500 pessoas participaram da missa, que contou com a presença do vice-presidente, José Alencar, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O Congresso Arquidiocesano de Leigos surgiu em 2007, quando a Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) propôs às dioceses a realização de eventos que procurassem articular e envolver mais os leigos na vida e na missão da Igreja.

Desde então, o laicato da arquidiocese de São Paulo vem promovendo uma série de reuniões para tornar possível a realização de um evento que pudesse responder a este chamado do Regional Sul 1 que, na verdade, ecoava a convocação da Conferência de Aparecida – para a retomada da consciência da condição de discípulos-missionários.


Em novembro, na data em que a Igreja no Brasil celebra o Dia do Leigo, na solenidade de Cristo Rei, 21, acontece, no ginásio do Ibirapuera, o encerramento do Congresso. Na parte da manha, a partir das 9h, os participantes do processo ao longo do ano deverão pensar e votar proposições que serão articuladas em um documento final. À tarde, acontece uma grande celebração eucarística marcando o encerramento do Congresso.

Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário