quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rio de Janeiro promove o 19º Curso para Bispos



O 19º Curso para bispos foi aberto na noite de segunda-feira, 25, com a presença de aproximadamente 70 bispos de todo o Brasil. Promovido pela arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o curso é coordenado pelo bispo auxiliar emérito do Rio, dom Karl Josef Romer, e tem como tema “Mudanças socioculturais das últimas décadas e implicações para a ação evangelizadora”.

A temática é desenvolvida por conferencistas de nível internacional, como o vigário geral emérito de Sua Santidade para a arquidiocese de Roma, cardeal Camillo Ruini; o reitor da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, monsenhor Luiz Romera; o chanceler da Pontifícia Academia pro Vita, monsenhor Ignácio Carrasco de Paula; o consultor do Pontifício Conselho da Cultura e diretor do Centro de Pesquisa da Faculdade de Teologia Pontifícia Civil de Lina, professor Alfredo Garcia Quesada e o professor da pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, padre Mário França de Miranda.

Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, o tema do curso foi escolhido após uma consulta aos bispos auxiliares do Rio e membros da coordenação de pastoral da arquidiocese, que viram no assunto a ser estudado uma forma de dar continuidade à reflexão iniciada na 5ª Conferência do Conselho do Episcopado Latino-Americano e expressa no nº 44 do Documento de Aparecida, que diz: “Vivemos uma mudança de época cujo nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus.


O curso segue até o dia 29, e acontece no Centro de Estudos do Sumaré. O objetivo do curso é contribuir para a comunhão episcopal, na linha da formação permanente, através da reflexão sobre os desafios do momento presente para a ação evangelizadora da Igreja.

Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário