terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Acaba a primeira etapa do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos


Terminou no último sábado, 30, em Brasília, a primeira etapa presencial do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos. Participaram dessa etapa 56 pessoas de 20 Estados da Federação e do Distrito Federal, dos mais variados engajamentos pastorais e sociais. Todos buscavam uma coisa em comum: conhecer, trocar experiências e somar forças com aqueles que acreditam na “política como uma forma sublime de exercer a caridade”, conforme afirmava o papa Paulo VI.

Foram 15 dias de trabalho em que foram abordados temas como Fé e Política na Bíblia/Patrística; História da Política e da Economia: As grandes etapas do capitalismo; História da Formação social, econômica, política e cultural do Brasil/AL – democracia; Legislação eleitoral; Projetos para o Brasil: partidos políticos; Projetos dos movimentos sociais; Ensino Social da Igreja: princípios básicos e contexto histórico. As noites foram reservadas para a apresentação das experiências das Escolas Locais de Fé e Política, além de debates e painéis com temas de maior relevância na conjuntura atual. Ao final de cada semana os participantes organizaram uma noite cultural apresentando traços peculiares de cada Região que se fazia presente.

Dia 22 de fevereiro terá início, através de um ambiente virtual, o primeiro de seis módulos de disciplinas a distância (parte integrante do curso) em parceria com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) da PUC –Rio, instituição que emitirá os certificados de Extensão(para quem tem nível médio) e Especialização (para quem tem nível superior), ao final do Curso.
Nos meses de junho e julho, os participantes se reunirão em cada uma das cinco macro regiões para avaliar o primeiro semestre do ensino a distância além de aprofundar temas inerentes à realidade de cada grupo.

Essa mesma turma voltará a se reunir em Brasília em janeiro de 2011 para mais quinze dias presencias. Para concluir o curso cada participante deverá elaborar uma monografia com orientação específica a apresentá-la a uma banca examinadora composta pelo CEFEP e CCEAD –PUC /Rio.
Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário