quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Para sociólogo, cristianismo tem papel fundamental nos processos de comunicação e cultura solidária


Durante a Conferência “Novos cenários políticos e sociais e processos de comunicação”, na manhã desta quinta-feira, 4, o sociólogo Pedro Ribeiro afirmou que o cristianismo tem um papel muito importante nos processos comunicativos. Ele afirmou que a comunicação tem a função de passar necessariamente pela solidariedade e a nova geração tem essa importante ação a cumprir. “Com as novas tecnologias estamos mais propícios a construir a solidariedade. Nesse atual cenário as novas gerações são capazes disso e têm aporte para esse fim”, disse.





De acordo com o sociólogo, a economia solidária é indispensável para que a “paixão pela vida” continue acesa. “O cristianismo não indispensável para se conseguir um outro mundo possível”, lembrou Ribeiro, mas ele disse que sua contribuição é essencial para um novo mundo solidário. “Ninguém precisa ser cristão para trabalhar por outro mundo possível, mas para quem é cristão ele é essencial, uma vez que a crença no ressuscitado move a paixão”.

Pedro Ribeiro frisou que sem direcionamento, sem fé, a vontade do homem mesmo era se entregar à morte, ser enterrado. “A fé move o fogo da paixão que nos faz viver. O cristianismo através da ressurreição nos faz viver em plenitude. É por isso que sou e continuo a ser cristão. É com esse processo comunicativo que eu vivo espiritualmente”. Ele completou ressaltando que é o processo comunicativo da ressurreição que move o cristianismo ao longo dos séculos. “Se Jesus ressuscitou posso dizer a partir disso que um outro mundo é possível. Continuo a ser cristão porque a ressurreição venceu a morte”.



Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/CNBBNacional e veja as fotos do Muticom no Flickr


Nenhum comentário:

Postar um comentário