quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Missas de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer. A intenção deste sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma; e fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. (Canção Nova)

A Missa


Em todo mundo a Igreja católica realiza a celebração de Cinzas, num ato de reconciliação do Cristão. Na paróquia da Imaculada Conceição foi realizado várias missas durante este dia. Uma delas foi realida as 19h na Igreja de São Sebastião.


A igreja de São Sebastião ficou lotada para celebrar a missa de Cinzas, que foi presisida pelo Pe. iranildo Augusto, vigário paroquial.



Após a Homilia o padre fez a benção das Cinzas e juntamente com ministros e coroinhas tingiram a fronte dos fieis presentes com um sinal da cruz . As Cinzas são feitas de galhos de palmeiras do dia de ramos do ano que se passou.



Entramos neste tempo em que o nosso dia a dia se confronta com o dia a dia da Igreja. Iniciamos hoje a Quaresma. E neste tempo da Igreja, nós mergulhamos no dia a dia da misericórdia divina. A nossa misericórdia dura por um tempo, mas a misericórdia de Deus é eterna. É por essa razão que somos convidados a participar deste grande tempo de retiro espiritual chamado Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário