terça-feira, 13 de abril de 2010

Mutirão motiva a articulação da Pastoral da Comunicação em Colatina



Cerca de 120 pessoas participaram do 1º Mutirão Diocesano de Comunicação, que aconteceu em Ibiraçu (ES), no último sábado, 10. O evento contou com a participação de aproximadamente 25 paróquias e organismos da diocese de Colatina. Também estiveram presentes pessoas vindas das vizinhas diocese de São Mateus e arquidiocese de Vitória, além da diocese de Eunápolis (BA).

O Mutirão teve como tema “Comunicação e Igreja: para que todos tenham Vida”. As duas grandes palestras do evento foram conduzidas pelo assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Geraldo Martins.

Inicialmente, padre Geraldo falou sobre a comunicação em si, conceitos e novas tecnologias. Em seguida, ateve-se à perspectiva da Igreja no que se refere à evangelização. Finalmente, uniu essas duas dimensões e mostrou, de forma bastante interativa, a relação entre elas.

Segundo padre Geraldo, a Igreja sempre usou de forma estratégica a comunicação, seja por meio de cores, arte, canto ou por meio dos próprios documentos oficiais que, ao longo da história, reconheceram a comunicação como instrumento importante de evangelização.

Outro assunto tratado no Mutirão foi a Pastoral da Comunicação (Pascom). Padre Geraldo juntamente com o bispo diocesano de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade mostraram de que forma a Pascom pode ser implantada nas paróquias. Entre as conferências, houve momentos de debate e também de partilha de experiências.

Coordenação Diocesana da Pascom

Um dos frutos mais expressivos do Mutirão foi a formação da Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação. Reunidos em grupos, os participantes elegeram representantes para esta coordenação, que terá a missão de articular as próximas ações voltadas para a comunicação na Diocese de Colatina. Esta coordenação vai se reunir, pela primeira vez, no dia 15 de maio.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário