sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Comissão do tema prioritário da 48ª AG da CNBB faz sua primeira reunião


A Comissão responsável pelo tema prioritário da 48ª Assembleia Geral dos Bispos, “As Comunidades Eclesiais de Base” – fez sua primeira reunião, na sede da CNBB, em Brasília.

Durante o encontro os membros discutiram a preparação da apresentação sobre, a situação das CEBs no país. Para isso, eles elaboraram um roteiro de trabalho visando a produção de um pequeno texto de estudos para provocar uma reflexão sobre a importância das CEBs na vida da Igreja após a Conferência de Aparecida e o 12º Intereclesial das CEBs, que aconteceu em Porto Velho (RO).

Ainda na reunião foi estabelecido um calendário de atividades da Comissão, até a próxima Assembleia. De acordo com o assessor do Setor CEBs, da CNBB, professor Sérgio Coutinho, o desafio da Comissão é olhar para frente, com o objetivo de construir uma Igreja voltada para as bases. “Nosso objetivo é não ficar com o olhar exclusivamente no passado das CEBs, mas no futuro que nós queremos construir para a Igreja diante desse atual contexto epocal”, sublinhou.

O professor Sérgio enumerou alguns desses desafios. “Com os desafios da Pastoral Urbana, as CEBs na periferia das cidades, e aproveitando a abertura que a Conferência de Aparecida deu, quando disse ‘temos necessidade de renovar as estruturas paroquiais fazendo dela uma rede de comunidades’ - queremos ultrapassar esses desafios e continuar dando um novo sentido que o Intereclesial começou, junto com a 5ª Conferência de Aparecida”.

Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário