sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"A internet é um ambiente de partilha"



Foto: cedida

Esta afirmação é da publicitária natalense, Clarissa Medeiros, em entrevista do Jornal A Ordem, da Arquidiocese de Natal, edição de 26 de agosto. Para Clarissa, o cristão deve se fazer presente nesse ambiente virtual, para partilhar a vida, dando testemunho de verdade e de amor. "Vejo, no dia a dia, que as novas tecnologias não só permitem levar o Evangelho a mais pessoas, como também intensificam a relação que as pessoas já têm com o espiritual", afirma Clarissa, que também faz parte do grupo Jovens Conectados, ligado à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.


A Ordem: Segundo pesquisas, um em cada três brasileiros está conectado à internet. Em sua opinião, como a Igreja Católica pode utilizar a internet para evangelizar, especialmente a juventude?

Clarissa: Este ano, no Seminário de Jovens Comunicadores, promovido pela Comissão para a Juventude, da CNBB, ouvi algo que me fez parar e repensar sobre a presença da Igreja na internet. "A Igreja está em rede para escutar o mundo" e "Como se pode evangelizar, se não se escuta?" Muitas instituições compreendem claramente a internet como um meio de escuta. Mas, nós, enquanto Igreja, às vezes, esquecemos de que, antes de comunicar, é preciso ouvir, escutar aquele que eu quero evangelizar. A internet é um meio de conhecer, especialmente, a juventude. Além disso, a internet é, sobretudo, um ambiente de partilha. Precisamos nos fazer presentes nesse ambiente, partilhando nossa vida, dando testemunho da Verdade e do Amor.

A Ordem: Você faz parte de um grupo chamado "Jovens Conectados". Como surgiu esse grupo e como ele funciona?

Clarissa: O Jovens Conectados surgiu de uma necessidade do Setor Juventude (hoje Comissão Episcopal) da CNBB de se comunicar com as diversas expressões juvenis existentes na Igreja e estabelecer um canal de unidade entre elas. A equipe é formada por jovens voluntários da área de comunicação, de várias regiões do país, que mantém o site jovensconectados.org.br, um programa na TV Canção Nova e uma página na revista Família Cristã, das Paulinas. Ao longo do ano, há pelo menos duas reuniões presenciais para planejar, alinhar, traçar metas, e os demais contatos entre os membros da equipe são on line. Todo o trabalho é acompanhado de perto pelo padre Carlos Sávio, assessor nacional da Comissão para a Juventude, e também por Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão. Atualmente, a equipe tem se dedicado muito à cobertura da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, mostrando o impacto da presença da Cruz e do Ícone nas diferentes realidades do nosso país.

A Ordem: Em sua concepção, a Igreja ainda pode avançar no 'mundo virtual', para chegar a mais pessoas?

Clarissa: Vejo, no dia a dia, que as novas tecnologias não só permitem levar o Evangelho a mais pessoas, como também intensificam a relação que as pessoas já tem com o espiritual. A digitalização mudou até a forma de algumas pessoas rezarem. Acredito que é preciso manter-se atenta às mudanças causadas por essa revolução tecnológica e se lançar num aprendizado constante a essa nova forma de se comunicar. Mesmo porque é um meio que está em mudança constante. Sempre será necessário avançar.

A Ordem: Como a comunicação pode transformar a vida das pessoas?

Clarissa: Como anunciar Deus às pessoas sem fazer uso da comunicação? Como o ser humano pode evoluir sem comunicação? Como viver em sociedade sem comunicar-se? Respondo com outras perguntas porque acredito que qualquer transformação requer comunicação. Mesmo em silêncio, na oração, por exemplo, estou me comunicando com Deus. Mas, atualmente, podemos destacar o poder que a comunicação tem de integrar, de tornar acessíveis as mais diversas informações, de aproximar pessoas com um mesmo objetivo, de fortalecer causas. O ser humano passou a ter mais poder, a influenciar mais o meio onde vive porque a internet lhe deu isso. A possibilidade de ser um comunicador ativo e não apenas um receptor.

A Ordem: Neste contexto de evangelizar através das mídias sociais e outros meios de comunicação tradicionais, que dicas você, como publicitária e uma 'jovem conectada', deixa, especialmente, para os coordenadores de grupos de jovens e da Pastoral da Comunicação?


Clarissa: Que se façam presentes na internet com responsabilidade e autenticidade, que explorem as novas tecnologias para transmitir o Evangelho e ajudar o seu grupo e os seus paroquianos a ter uma vida de espiritualidade. Que deem testemunho do amor de Deus, mas que não queiram impor a sua fé. Que escutem aqueles que você quer evangelizar, como nos aconselhou o padre Antonio Spadaro. E, também, que não esqueçam que existem pessoas "mais digitais" e "menos digitais" e que precisamos nos fazer presentes e criar ambientes de partilha e evangelização em todos os meios.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário