sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Para Dom Jaime, decisão não abala convicção cristã




Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo metropolitano de Natal, representando a Igreja Católica no Rio Grande do Norte, fundamentado no magistério da Igreja e em declarações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que a decisão não abala sua milenar convicção de permanecer fiel àquilo que é reconhecido como um desígnio de Deus sobre a pessoa humana e a família. "A Igreja respeita a decisão dos órgãos do Estado brasileiro, que é laico, e como tal deve favorecer um relacionamento entre todos os setores da sociedade, sempre pautado nos valores democráticos, da ética, da moral e dos bons costumes".

O arcebisbo ressalta que ao posicionar-se contrária ao reconhecimento da união estável homoafetiva à condição de casamento equiparando-o à família, que, para os cristãos católicos, se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos, não está violando o princípio do Estado laico e nem tem a intençãode fazê-lo, nem tampouco é homofóbica ou demoniza a homossexualidade. " Pelo contrário, a igreja deseja um Estado laico que garanta as condições para a liberdade de todos, independentemente de suas características ou escolhas".

Liberdade

Segundo Dom Jaime, a Igreja quer, ao manifestar sua opinião, oferecer sua própria contribuição à formação da consciência, não apenas dos fiéis católicos, mas a todos aqueles que buscam a verdade. "A fé não constitui um obstáculo à liberdade. Constitui, sim, uma contribuição à verdade ética e filosófica, propondo perspectivas morais em que a razão humana pode buscar soluções. Talvez não avaliamos a importância dessa decisão, que não é um pormenor da vida. Trata-se de uma alteração na história que é multimilenar, que não é exclusividade da Igreja nem do cristianismo. 

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário