sábado, 31 de outubro de 2009

Neste dia, 2 de novembro, conforme antiga tradição da Igreja, celebramos, de modo especial, os nossos irmão e irmãs que já partiram para eternidade. Esta realidade da morte vem nos ensinar que não somos eternos. que a passagem neste mundo, por um curto período de tempo, é a preparação para o encontro definitivo com aquele que nos criou. Muitas pessoas, hoje, acendem velas para lembrar seus mortos. Recordando Cristo, luz do Mundo, as Velas são um sinal da nossa oração àquele que, Ressuscitado dos mortos, pedimos que ilumine o caminho pra o céu.

Neste dia tão solene, a paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, está com a seguinte programação no dia de todos os nossos irmão e irmãs falecidos:

07h30 - Missa em São Sebastião

08h - Missa em Lagoa de Serra

10h - Missa em Primeira Lagoa

10h - Missa em Serrote

15h - Missa em Conceição

16h - Missa em Juriti

19h - Missa em Lagoa Limpa do Fernando

19h - Missa no Cemitério municipal de Nova Cruz

As Missas serão presididas pelo o Pároco da Paróquia o Pe. Edilson Soares Nobre e o Vigário Paroquial o Neo-Sacerdote Pe. Iranildo Augusto.

Fontes: Jornal A Ordem. Informativo Comunicação e Fé ( Paróquia da Imaculada Conceição)


1º de novembro - Dia de todos os Santos

Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de TODOS.
Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de TODOS para a Felicidade Eterna.
"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade." Todos são chamados à santidade: "Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".(Mt 5,48)
Todos estes combatentes de Deus, merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens, casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho que atua na Igreja e na sociedade.
Neste dia a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: "O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos. A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada" .
neste dia tão cheio de plenitude, é dia de rezar, não só pelo seu santo de devoção, mas, também por todos os santos de Deus...

Todos os santos de Deus, Rogai por Nós!!!

Fonte: www.cançãonova.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Presidência da CNBB visita Colégio Pio Brasileiro


A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visitou ontem, 29, o Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Neste colégio, residem presbíteros das mais diversas dioceses do Brasil e de outros países que estão dando continuidade à formação permanente. Durante a Celebração Eucarística realizada com os padres do colégio, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, exortou os presbíteros a confiarem e esperarem em Deus diante de toda e qualquer adversidade.

No encontro foram abordados alguns temas como a aprovação no Congresso brasileiro do acordo entre a Santa Sé e o Brasil; a atenção especial da Igreja no Brasil para com a região da Amazônia; a apresentação dos estudos, documentos e outras publicações das Edições CNBB; a necessidade do trabalho de integração entre os diferentes meios de comunicação católicos no Brasil, e o ano sacerdotal, entres outros assuntos.

A presidência da CNBB realizou, entre os dias 25 a 31, a visita anual a Santa Sé."Todo ano, a presidência da CNBB vem a Roma se encontrar com o Santo Padre, trazendo os resultados da Assembleia Geral dos Bispos, procurando sempre intensificar os laços da Igreja do Brasil com a Sé Apostólica" afirmou o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.

Fonte: CNBB

Papa vai cumprir tradição nas celebrações de Natal


A sala de imprensa da Santa Sé publicou o calendário das celebrações litúrgicas do tempo de Natal 2009 que serão presididas por Bento XVI. Como manda a tradição, o Papa presidirá à Missa do Galo, no dia 25 de dezembro, e dará a Benção "Urbi et Orbi". No último dia de 2009 presidirá à tradicional cerimônia de agradecimento a Deus pelo fim do ano, na Basílica de São Pedro. Bento XVI presidirá à Missa do primeiro dia de 2010, por ocasião do Dia Mundial da Paz, e a outras duas cerimônias tradicionais do mês de janeiro: a Solenidade da Epifania e a Festa do Bastimo do Senhor, quando o Papa batizará algumas crianças.


Celebrações presidiadas pelo Papa
(hora local, menos três de Brasília)

Dezembro de 2009

Dia 8, terça-feira: Solenidade da Imaculada Conceição - Ato de veneração, na Praça de Espanha (Roma), 16h00;
Dia 24, quinta-feira: Solenidade do Natal do Senhor, Basílica de São Pedro, 22h00, Missa da Noite de Natal;
Dia 25, sexta-feira: Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, Basílica de São Pedro, 18h00, I Vésperas em agradecimento pelo ano que termina e "Te Deum";


Janeiro de 2010

Dia 01, sexta-feira: XLIII Dia Munidal da Paz, Basílica de São Pedro, 10h00, Celebração da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus;

Dia 6, quarta-feira; Epifania do Senhor, Basílica de São Pedro, 10h00, Missa presidida por Bento XVI;

Dia 10, Domingo: Festa do Batismo do Senhor, Capela Sistina, 10h00, Missa e administração do Sacramento do Batismo a algumas crianças.

Fonte: http://www.catalicanet.com/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia 29, dia da Missão Centenária

Estamos nos aproximando da celebração do Centenário de Criação da Diocese de Natal. Faltam apenas dois meses. Durante esse ano, que é o Ano do Centenário, está sendo realizado a cada dia 29, a Missão Centenária. Um encontro de meditação para todo o povo de Deus a partir das realidades da Igreja de Natal em sua história para preparar o seu futuro. Nestas celebrações, divididos em três grandes monumentos: à Fé, à Esperança e à Caridade, tem um compromisso para vivenciar bem esse momento.

Neste mês de outubro, a Missão Centenária tem como tema para reflexão: "Enviados a anunciar a boa nova pelas mãos de Maria". Os folhetos da missão foram entregues no domingo anterior ao dia 29, para que todos possam realizar no diversos locais, seja no trabalho, na escola, na reunião de pastoral, entre outros. Por isso, todo dia 29 é dia da Missão Centenária.

Foto: Capa do folheto da Missão Centenária de outubro

Papa pede aos Comunicadores respeito pela dignidade do ser humano

O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, 29, no Vaticano, os participantes da Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, encontro que se iniciou na segunda-feira, 26. No encontro, o Pontífice pediu aos profissionais dos meios de comunicação, especialmente católicos, o "respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana" e um "diálogo permeado na busca sincera da verdade e da amizade, desenvolvendo os dons de cada um e colocando-os a serviço da comunidade humana". O Papa mencionou a evolução da tecnologia e suas conseqüências nos meios de comunicação, “Multiplicar o anúncio e integrá-lo a esta nova cultura”: palavras de João Paulo II que Bento XVI repetiu hoje aos responsáveis da comunicação no Vaticano. Em relação aos fiéis, Bento XVI disse que a necessária valorização das novas tecnologias midiáticas deve ser sustentada por uma constante visão de fé, pois além do meio utilizado, a eficácia do anúncio do Evangelho depende primeiramente da ação do Espírito Santo, que guia a Igreja e o caminho da humanidade. Antes de terminar seu discurso, o Papa fez mencionou a Filmoteca do Vaticano, que está completando 50 anos. Criada pelo Bem-aventurado João XXIII, possui um acervo de vídeos que ilustram a história da Igreja desde 1896 até os dias de hoje.
Fonte: Canção nova

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Paróquia de Nova Cruz reúne Missionários

Aconteceu nesta quarta-feira, 28, na Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a reunião com os missionários que irão realizar missão durante a peregrinação da imagem da Padroeira. "Essa missão servirá de experiência para os missionários que vão participar da Missão Centenária que acontecerá em dezembro, na cidade de Natal, fazendo parte das festividades dos cem anos da Diocese de Natal", diz Pe. iranildo Augusto. O encontro teve a assessoria da Ir. Eulália Batista - FDC.

Dia 28 de outubro, dedicado de São Judas Tadeu









A paróquia de Nova Cruz realizou na tarde do dia 28 o encerramento da festa em homengem a São Judas Tadeu. Com uma procissão seguida da santa missa, presidida pelo Pe. Iranildo Augusto. Os festejos em honra ao santo, padroeiro do bairro São Judas, aconteceu no dia dedicado a São Judas Tadeu, 28 de outubro.

Papa Bento XVI lança CD beneficente


No dia 29 de novembro, o papa Bento XVI lança pela primeira vez um CD com sua voz gravada. No álbum, cujo nome é "Alma Mater, mus for the Vatican", o pontífice lê e canta acompanhado pelo Coro da Academia Filarmônica Romana e pela célebre Orquetra Filarmônica Real de Londres. São Oito trechos originais de músicas sacra moderna, mesclados a orações, ladainhas e cantos marianos, com a voz do papa em latino, italiano, francês, alemão e português. Uma parte das entradas obtidas com a venda irá para a educação musical de crianças pobres dos cinco continentes. O primeiro álbum de Bento é fruto de um acordo discográfico entre a Geffen/Universal, uma das principais siglas dos Estados Unidos, e a Multimedia, etiqueta dos Paulinos.
Em 1999, o então papa João Paulo II participou de uma iniciativa semelhante. A primeira tiragem do CD "Abba Pater", de mais de um milhão de cópias, esgotou-se em poucos dias.
Fonte: CNBB

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nova Cruz festeja São Judas





A Paróquia de Nova Cruz está realizando a festa em homenagem a São Judas Tadeu, padroeiro do Bairro São Judas . Na noite do dia 27, aconteceu a Santa Missa Presidida Pelo Pe. Edilson Nobre. "A família cristã é chamada a ser santuário de vida", disse Pe. Edilson na homilia; a celebração contou com a participação de vários fiéis devotos de São Judas. O encerramento da festa acontecerá nesta quarta-feira, 28, com procissão, pelas principais ruas do bairro, ás 16 horas, seguido da Celebração Eucarística.

Foto: Pe. Edilson, na festa em honra a São Judas e fiéis católicos

Pe. Sávio assume assessoria na CNBB

O nome do Pe. Carlos Sávio Ribeiro da Costa, do clero da Arquidiocese de Natal, é o novo Assessor Nacional do Setor Juventude, da CNBB. O nome do Padre natalense foi aprovado na reunião do Conselho Permanente da CNBB, realizada na semana passada. Desde a morte do assessor anterior, Pe. Gisley Azevedo, o Pe. Sávio vinha respondendo interinamente pela Assessoria.Na interinidade, Pe. Sávio representou a Pastoral da Juventude da CNBB em vários eventos, no Brasil e no exterior. O último, foi o Encontro dos Responsáveis pela Juventude da América Latina e Caribe, de 25 a 31 de outubro, realizado em Cochabamba, Bolívia, promovido pelo Conselho Episcopal Latino Americano - CELAM. O objetivo do evento foi preparar o Encontro Latino Americano de Jovens, a ser realizado em setembro de 2010, na Venezuela. O Pe. Sávio assumirá a função, oficialmente, a partir do próximo ano.
Foto: Pe. Carlos Sávio
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Cônego José Mário lança obra sobre Dom Marcolino


A vida e obra de Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, quarto Bispo de Natal e primeiro Arcebispo, entre 1929 e 1967, está sendo publicada em quatro volumes pelo Cônego José Mário de Medeiros. Com o título “Dom Marcolino - Por Ele Mesmo”, o primeiro volume será lançado no dia 29 deste mês, às 19 horas, na Livraria Siciliano, do Midway Mall.O primeiro volume, 450 páginas, contém vários assuntos sobre Dom Macolino: biografia, cronologia, a cidade natal dele - Inhambupe-BA, discurso de saudação do Mons. Alfredo Pegado, por ocasião da posse, em Natal; e discurso de saudação do Mons. José Alves Landim, na posse de Dom Marcolino como membro da Academia Potiguar de Letras.
Também estão as pregações de Dom Marcolino para leigos e para o clero, 150 sonetos e homilias. “Há outros dois volumes, praticamente prontos. São, mais ou menos, 1.500 páginas sobre Dom Marcolino”, afirma o autor.

Foto: Cônego José Mário, autor do livro
Fonte: Jornal A Ordem

Nordeste 2 inicia Assembleia Regional



O secretariado regional da CNBB NE2, que tem como área de atuação os seguintes Estados: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, já se encontra instalado no Convento Franciscano Ipuarana, município de Lagoa-Seca-PB, nos arredores de Campina Grande, para organizar a recepção dos participantes da 44ª Assembléia Pastoral Regional.Para este ano, o tema escolhido foi, mais uma vez, as Santas Missões Populares, que enfatiza a Palavra de Deus como principal instrumento para a formação de novos Discípulos Missionários.O assessor convidado para este ano será o Bispo de Goiânia (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB Dom Eugéne Lambert Adrian Rixen. Dom Eugéne dará sua assessoria com base no tema “Na tríplice missão da Igreja: A palavra”, ajudando na reflexão dos participantes bem como, na produção de subsídios que nortearão a caminhada das Santas Missões Populares nos quatro Estados que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB.

Postado por Assessoria de Comunicação CNBB NE2
Foto: 43ª Assembleia Pastoral Regional, realizada em 2008 ( Fonte:Jornal A Ordem)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Missão Centenária

As paróquias da Arquidiocese de Natal realizarão a Missão Centenária no dia 29, em comemoaração aos cem de criação da diocese. Cerca de cem mil folhetos da missão centenária estão sendo distribuidos mensamente entre todas as paróquias da Arquidiocese. Neste mês de outubro: Mês das Missões e do Rosário, a missão centenária terá como tema: "Enviados a anunciar a boa-nova pelas mãos de Maria. A Arquidiocese de Natal tem como Padroeira Nossa Senhora da Apresentação (foto), comemorado no período de 11 a 21 de novembro.

Regional encerra Mutirão de Comunicação

O Regional nordeste 2 encerrou no último domingo, 25, o 3º Mutirão de Comunicação, que foi realizado em Caruaru/PE. Com a Santa Missa presidida pelo Bispo de Caruaru, Dom Dino, os participantes deram inicio as atividades. A imprensa local e de outros estados estavam presentes fazendo a cobertura, como a rádio Rural de Parelhas/RN, (foto: entrevista com Dom Delson). A turma da pascom de Caruaru passou a placa do mutirão aos representantes de Macéio/AL onde acontecerá próximo mutirão em 2011. No encerramento a coordenação da pascom no regional, agradeceu aos participantes e em seguida Dom Delson, Bispo responsável pela pastoral da comunicação, no regional NE 2, declarou encerrado o 3º Mutirão de Comunicação.