sábado, 6 de abril de 2013

Pároco de Nova Cruz do 2º Debate em prol da UERN


Padre Francisco Assis Inácio, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participou do 2º Debate em prol do Campus da  Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Após 4 horas de debate ficou definido vários encaminhamentos dentre os quais o comprometimento dos deputados estaduais presentes junto ao Presidente da Assembléia em marcar uma audiências com a Governadora Rosalba Ciarline e com a bancada Federal,  ainda para este mês de Abril. Márcia Maia explicou que a Comissão se fará presente a este encontro, o Prefeito Cid Arruda , o Padre Francisco Inácio entre outros, também se disponibilizaraam em participar da audiência, para sensibilizar a chefe do poder Executivo estadual para que coloque no Orçamento deste ano, recursos para a construção do prédio do futuro Campus da UERN, e paralelamente a isso, buscar junto a Bancada Federal, igual incentivo para o retorno do Campus da UFRN para nossa Região.

O debate aconteceu no auditório do Instituto Federal Tecnológico – IFRN de Nova Cruz, e que contou com as presenças de várias autoridades municipais de Nova Cruz, da Região Agreste e do estado.



Comentário litúrgico - 2º Domingo da Páscoa


“A paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês” (Jo 20,21)



            “O sepulcro não conseguiu reter Jesus em seus braços. Abriu-se para deixá-lo caminhar pelos corações dos homens, para restituir aos medrosos a coragem, aos indecisos a segurança, aos incrédulos a fé, a todos aqueles que acreditariam nele sem tê-lo visto, a bem-aventurança que hoje nos envolve e nos antecipa a alegria da visão de Deus” (Oliveira, Ralfy Mendes de, O Evangelho em nossa vida. Reflexões litúrgico-catequéticas sobre os evangelhos dominicais, Ano C, Vozes, 1994, 46).

1ª leitura (Atos 5,12-16)
            O texto que ora refletimos, sintetiza a vida da comunidade cristã de Jerusalém. Lucas, o autor dos Atos, deixa claro que, este texto é o retrato da ação de Jesus como prolongamento no modo de ser e agir dos cristãos.
            É hora de analisarmos suas particularidades, uma vez que estas deveriam ser reproduzidas nas nossas comunidades cristãs. 
- Particularidade 1- comunidade ativa: “eles viviam unidos”. A fé cristã estimula os cristãos a viverem em comunhão e solidariedade. Eles formam uma só família; solidariedade é o que não falta; e, de alguma forma, sentem-se responsáveis uns pelos outros e sentem profundamente o que acontece com os mais carentes e sofridos.
            Ontem e hoje, nós também nos reunimos para rezar e louvar, e até alguns inventam de “falar em línguas”, mesmo que não haja “tradutor indicado para tal”. Celebrações mais calorosas, outras menos, unimos vozes afinadas ou desafinadas para louvar a Deus, rezamos uns pelos outros. Tudo é muito interessante e impressionante.
            A questão é essa: Devemos, porém, nos questionar: o nosso comportamento fé e a vida corresponde ao que celebramos? Nossas atitudes são solidárias com os que sofrem?
- Particularidade 2- as pessoas eram estimadas: “O povo lhes tributava grandes louvores”. E nós, manifestamos na nossa vida e na vida dos nossos semelhantes uma fé autêntica, a ponto dos “indiferentes” nos admirarem?
- Particularidade 3- forte atração que a comunidade exercia sobre todos: “Cada dia mais aumentava a multidão dos homens e das mulheres que acreditavam no Senhor”. Aqui cabe a pergunta: nossas comunidades demonstram esses testemunhos todos aos que não têm fé?
- Particularidade 4- O que é que estimulam as pessoas a tornarem-se discípulos (as) de Cristo? Diz-nos a segunda parte do texto (vv. 15-16): “a multidão... acorria, trazendo os doentes e os atormentados por espíritos imundos e todos eles eram curados”. A cura de doentes, a libertação de quem está oprimido e marginalizado, a felicidade de tantos, é prova de que Jesus está vivo e que comunicou aos seus amigos discípulos missionários a sua mesma força renovadora.
            Conclusão: Serão suficientes discursos evasivos ou serão necessárias atitudes corajosas, proféticas e coerentes, conforme as que estão sendo demonstradas pelo Papa Francisco. Oxalá, aprendamos com o Pontífice!

2ª Leitura (Ap 1,9-11a.12-13.17-19)
                O autor, que se identifica como João, diz que está na Ilha de Patmos, um ilha do Mar Egeu. Foi pra lá por recusar em prestar culto ao Imperador. A Jesus Cristo, sim, ele diz dever prestar vênia, isto é, demonstrar a sua fé incondicional. A verdade é que os tempos são difíceis. Domiciano, imperador romano, é um tirano crônico, que exige de seus súditos adoração e o título de “Nosso Senhor e nosso Deus”. Por isso, os cristãos da Ásia Menor são severamente castigados. Para animá-los na fé, João escreve a sua visão, na qual se serve de diversas maneiras as imagens que precisam de uma explicação para poderem ser entendidas.
            Atenção para o verdadeiro ensinamento encontrado no centro dessa leitura do Apocalipse: Quem está no centro das nossas comunidades deve ser o Senhor, isto é, o Ressuscitado, a sua Palavra, e não outros interesses, outras palavras.

Evangelho (Jo 20,19-31)
            Referenciado pela Bíblia do Peregrino, achei por bem me demorar um pouco, entrando por algumas particularidades, que, aliás, as julgo interessante nesse momento da exegese catequética, sobretudo diante de um texto importantíssimo com é esse.
- 20,19-23: Trata-se do dia da nova Páscoa. Os discípulos estão atravancados, temendo serem perseguidos por causa da sua relação com o sentenciado. Surge uma nova alternativa para vencer a dúvida e o medo: O sopro, acompanhado pela saudação da paz trazida pelo Ressuscitado!
            O momento evidencia traços que indicam a Eucaristia, e, sendo celebrada no domingo, Dia do Senhor.
            Outro detalhe: Perdoar pecado. O gesto comunica um poder que discerne e julga, que reconcilia ou exclui: que se dá em primeiro lugar aos discípulos, e que eles exercerão de formas diversas.
- 20,24-29: O episódio gira em torno da dúvida e ao mesmo tempo da profissão feita por Tomé e a declaração final de Jesus. É o incrédulo que pede provas palpáveis, que crê nos milagres indubitáveis.
            Como que desafiando, Jesus aceita submeter-se à prova exigida, mas exige fé. Tomé se contenta em ver, como os outros. A profissão de fé em Tomé é plena.
            A criação da comunidade messiânica: A comunidade agora está fortalecida, pronta para a missão que o próprio Jesus recebeu: ”Como o Pai me enviou, assim também eu envio vocês” (v 21b). Quem garante a missão da comunidade será o Espírito Santo.
            Naquele exato momento o Ressuscitado delineava para a sua Igreja um caminho de libertação. Ela existe para ir ao encontro de cada homem, de cada mulher e levar-lhe o alegre e feliz anúncio de que a partir do duelo entre a vida e a morte, triunfou a vida.
            Diz o Bispo de Hipona, Santo Agostinho, em “Vox Patrum”: “Foi sepultada sua antiga vida, na qual você viveu mal. Ressurgiu a vida nova. Viva bem. Viva de modo a poder viver. Viva de tal modo que, quando você morrer, não tenha que morrer”.
            Para refletir:
- Nossas Eucaristias têm proporcionado nos ajudar no crescimento da fé e no amor aos nossos próximos?
- Que temos feito para fazer valer a nossa convicção missionária em anunciar Jesus Cristo, o Ressuscitado?


Pe. Francisco de Assis Inácio
Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz - RN


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Site do Muticom disponibiliza normas para submissão de trabalhos nos GT’s





Grupos de Trabalho terão a proposta de debater e compartilhar experiências no campo da comunicação


Já estão disponíveis no site do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), as normas para submissão de relatos de experiências nos Grupos de Trabalho (GT’s), que serão apresentados durante o evento. Ao invés das tradicionais oficinas, esta edição do Muticom contará com a realização de GT’s, que têm o objetivo principal de compartilhar e debater experiências e processos de comunicação. Ao se inscrever no 8º Muticom, o participante poderá escolher se deseja participar do GT como ouvinte ou apresentador, neste último caso, ele deve enviar um resumo da experiência, seguindo as normas estabelecidas pela organização do encontro, para o e-mail: gts@muticom.com.br.



Os participantes que desejarem apresentar trabalhos terão o período de 01 de abril a 01 de julho, para enviar o resumo. Após o processo de envio, a equipe acadêmica vai analisar os relatos entre os dias 02 de julho a 02 de agosto, e no dia 12 de agosto, o resultado dos selecionados será divulgado no site do Mutirão (www.muticom.com.br). Serão eleitas 24 experiências por Grupo de Trabalho. Os participantes que não tiverem seus trabalhos escolhidos para apresentação continuarão inscritos nos Gt’s, na condição de ouvinte.

Grupos

Ao todo são 14 grupos, com temáticas pertinentes ao tema central do 8º Muticom, que este ano é “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. São elas: Rádio Educativa e Comercial, Impressos, Pascom, Web-Rádio e Web-TV, Rádios Comunitárias, Comunicação e Catequese, Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos, Televisão e Cidadania, Comunicação e Educação, Formação de Comunicadores, Redes Sociais e Juventude, Mulheres na Comunicação, Comunicação para Crianças e Redes de Comunicação.  


O 8º Muticom vai ser realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano, em Natal (RN) e é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal e Signis Brasil, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Mestrado em Estudos da Mídia, Departamento de Comunicação e Centro Acadêmico Berilo Wanderley.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 3 de abril de 2013

51ª Assembleia da CNBB tem página no facebook



Com o objetivo de ampliar os canais de comunicação da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a Equipe de Assessoria de Imprensa da CNBB criou uma página oficial no facebook que já está no ar. Durante a realização da Assembleia, em Aparecida, de 10 a 19 de abril, serão postados, diariamente, conteúdos na página como vídeos das coletivas de imprensa, boletim em áudio, galeria de fotos, entre outros.
 Assim, os veículos de comunicação que desejarem reproduzir os materiais, poderão utilizá-los livremente, com o devido crédito. Além disso, no site da CNBB serão postadas matérias, realeses e outras publicações sobre a 51ª Assembleia Geral. Conheça e curta a página:
  www.facebook.com/pages/Assembleia-Geral-da-CNBB/632779040068974?fref=ts

Fonte: CNBB

Assinante do Jornal A Ordem ganha camiseta


 Maria Terezinha, sorteada com a camiseta


A equipe da Pascom, de Nova Cruz,  sorteou uma camiseta entre as pessoas que renovaram a assinatura do Jornal A Ordem, durante o mês de março. O sorteio aconteceu no último dia 31, durante a missa, na Igreja Matriz. A sorteada foi Maria Terezinha Cortez. O sorteio acontece sempre que os assinantes renovam assinaturas, como forma de incentivar a renovação. Atualmente a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz tem o maior numero de assinantes do Jornal A Ordem.

Padre Valquimar é nomeado diretor da Faculdade Dom Heitor Sales



Pe. Valquimar, novo diretor da FAHS
CRÉDITO: cedida

Padre José Valquimar Nogueira do Nascimento foi nomeado pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, para a função de diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales. Ele substitui Monsenhor Lucas Batista Neto, que foi nomeado diretor do Instituto de Teologia Pastoral de Natal - ITEPAN. Ele  também foi nomeado capelão da Província Nossa Senhora das Neves, da Congregação das Filhas do Amor Divino, em Emaús. As duas provisões, assinadas pelo Arcebispo, têm data de primeiro de abril de 2013. Padre Valquimar acabou de retornar do Rio de Janeiro, onde residiu por alguns anos e fez mestrado em Direito Canônico.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pastoral da Comunicação arquidiocesana visita equipes paroquiais


Equipe de coordenação arquidiocesana da Pascom
CRÉDITO: Aldo Costa


 A equipe de coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação vem cumprindo um calendário de visitas às equipes paroquiais. No próximo dia 13, a equipe irá à Área Pastoral de Nossa Senhora de Nazaré, de Parazinho, e à Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara. No domingo, 14, a reunião será com a equipe da Pascom da Paróquia de São João Batista, no bairro de Lagoa Seca, em Natal. Os três encontros servirão para a coordenação conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes paroquiais, além de ser um momento de formação.

Antes, dia 6, a coordenação arquidiocesana visitará as equipes da Pascom das Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, e de São Francisco de Assis, de Pedro Velho. Nos dois encontros a coordenação conhecerá o trabalho desenvolvido pelas equipes paroquiais, além de ser um momento de formação. Ainda, neste sábado, a coordenação arquidiocesana da Pascom esterá na Paróquia de Santana e São Joaquim, de São José do Mipibu. O objetivo é dar prosseguimento ao trabalho de implantar dessa pastoral naquela paróquia.

No mês de março, a coordenação arquidiocesana se reuniu com as equipes da Pastoral da Comunicação das Paróquias de Santana, no Soledade 2, e de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, ambas em Natal; de São Pedro Apóstolo, em Várzea, e da Área Pastoral de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo. Também, implantou a Pastoral na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Extremoz, e da Área Pastoral de Santo Antônio de Lisboa, em Tibau do Sul.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 2 de abril de 2013

Coroinhas da Paróquia de Nova Cruz promove Cristoteca


Próximo sábado, dia 6, a juventude novacruzense e região vai participar de mais um grande evento promovido pelo grupo de Coroinhas da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. É a Cristoteca da Juventude, que será realizado no Lions Clube, a partir das 19h30. As senhas antecipadas estão à venda com os coroinhas. O evento faz parte da programação de preparação para Semana Missionária e Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no mês de julho.

Padre Flávio Herculano é nomeado vigário paroquial


Padre  Flávio Herculano
Crédito da foto: Cacilda Medeiros

O Padre Francisco Flávio Herculano do Nascimento assume a função de vigário paroquial de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, Natal. Ele será apresentado à comunidade paroquial, no próximo domingo, 7, durante as missas, às 9h e às 17h30, na Igreja Matriz. Padre Flávio foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da Canguaretama, por oito anos. Desde dezembro do ano passado, assume a função de secretário do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia Sagrada Família promove o 2º Sacra Fest


1º Sacra Fest, realizado em 2012
CRÉDITO: Celso Pitter



A Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas, Natal, promove o 2º Sacra Fest, dia 13 próximo. A concentração será às 15 horas, em frente ao prédio do INSS, na Ribeira. De lá, saem em caminhada, animada pelo Trio Elétrico Xodó e Banda Divina Luz. A conclusão será na Praça Santos Reis, com animação da Banda Solidéo, de Natal, e Exalta Aí, de João Pessoa (PB). O vale abadá pode ser adquirido, no valor de R$ 15,00, na Paulinas Livraria e na secretaria da Paróquia da Sagrada Família. O Sacra Fest será em comemoração aos 31 anos de criação da Paróquia.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Jailme e Arcebispos eméritos participarão da 51ª Assembleia Geral da CNBB



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e os Arcebispos eméritos, Dom Matias Patrício de Macêdo e Dom Heitor de Araújo Sales, participarão da 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, de 10 a 19 de abril, no Santuário de Aparecida, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. A assembleia deve reunir todo o episcopado brasileiro e terá como tema central: "Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia".

Durante o período, os fiéis poderão acompanhar a celebração eucarística, diariamente, às 7h30, no Santuário Nacional e transmitida pela TV Aparecida e pelo portal www.a12.com. Desde 2011, a Assembleia acontece no Centro de Eventos do Santuário de Aparecida e reúne mais de 300 bispos de todo o Brasil.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre natalense tem encontro com o Papa


No encontro, Padre Sávio entregou um kit da JMJ ao Papa Francisco
Foto: cedida



O Padre Carlos Sávio Ribeiro, do clero da Arquidiocese de Natal, atualmente residindo em Brasília, onde é assessor da Comissão para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, teve um encontro com o Papa Francisco, no último dia 26 de março, no Vaticano. Na ocasião, Padre Sávio entregou ao Papa um kit da Jornada Mundial da Juventude, contendo uma camisa e uma revista, produzida pelo grupo ‘Jovens Conectados’, ligado à CNBB, mostrando o trabalho que a Igreja Católica, no Brasil, realiza junto à juventude.

O Padre disse ao Papa que será uma alegria recebê-lo, no mês de julho, no Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude. Ele conta que o Santo Padre manifestou alegria e disse: “Que bonito! Quero participar de tudo, com muita intensidade”. O Papa também adiantou que a revista o ajudará a entender o trabalho da Igreja junto à juventude, no Brasil. No final da conversa, o Papa abençoou o padre e disse: “Continue firme e nos veremos no Brasil”.

Para o Padre Sávio, o encontro com o Papa significou renovação do compromisso sacerdotal e reforçou a opção de se dedicar ao trabalho com os jovens, no Brasil. “Participar da primeira Semana Santa do pontificado do Papa Francisco foi uma grande graça. As atitudes dele e o modo simples e atencioso para com as pessoas me comoveram bastante”, destaca. Ele retorna nesta segunda-feira, ao Brasil.

Padre Sávio é sacerdote há oito anos, e há cerca de três reside em Brasília, onde é assessor para a juventude, na CNBB. Ele também faz parte da coordenação da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho deste ano, e que contará com a presença do Papa Francisco.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pároco de Nova Cruz está de parabéns


O Pe. Francisco de Assis Inácio, Pároco de Nova Cruz completa 24 anos de vida sacerdotal, nesta segunda-feira, dia primeiro de abril. Os fieis paroquianos e agentes das pastorais parabenizam por mais um ano de vida religiosa. Ele foi Ordenado Sacerdote em 01 de abril de 1989, na Diocese de Guarabira/PB. Padre Assis, completa um ano à frente a Paróquia de Nova Cruz, no mês de agosto. Pe. Assis comemorará seu aniversario sacerdotal com os clero natalense e o bispo Dom Jailme, por ocasião da pascoa do padres marcado para esta segunda-feira, dia primeiro de abril.










PARABÉNS PARA O PADRE ASSIS!!!

Semana Santa na Paróquia de Nova Cruz


Domingo de Ramos


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou a programação da Semana Santa 2013, a primeira do  Pe. Francisco de Assis como pároco. Com a celebração do Domingo de Ramos, momento que marcou o inicio da Semana Santa, duas procissões fizeram parte da programação de abertura, sendo uma pela manhã e outra a noite, do domingo, 24. Na quarta-feira, 27, aconteceu a Procissão do Encontro com a participação de homens e mulheres. 

Na quinta-feira, 28, os padres renovaram suas promessas sacerdotais na missa do Crisma, realizado na Catedral, presidida pelo arcebispo Dom Jaime. No mesmo dia, em Nova Cruz, foi celebrado a missa do lava-pés e iniciado a adoração que se estendeu por toda noite até as 15h30, da sexta-feira, 29, quando teve inicio a celebração da paixão, seguida da procissão e via sacra. 

No sábado santo, por volta das 21 horas o Pe. Assis iniciou a virgília pascal com a benção do fogo e entronização do Círio Pascal. Na mesma noite após a celebração da virgília os fieis saíram em procissão pelas ruas cidade, com o Santíssimo Sacramento sendo conduzido pelo Pe. Assis até a Igreja de São de Sebastião onde aconteceu a benção final. O domingo da Ressurreição,  aconteceu a tradicional missa de Pascoa, na Igreja Matriz. O grupo de jovens dos Coroinhas fizeram a encenação do Evangelho da Ressurreição de Jesus Cristo. 







Procissão do Encontro





Quinta-feira Santa - Missa do lava pés e adoração




Sexta-feira Santa - Celebração da Paixão e procissão 





Sábado Santo - Vigília Pascal







Domingo de Páscoa





Veja mais fotos da Semana Santa CLICK AQUI